quarta-feira, 26 de abril de 2017

Guiné 61/74 - P17285: Inquérito 'online' (108 ): "Vão sem mim, que eu vou lá ter"... Só pouco mais de 1/3 dos respondentes vai ao nosso encontro a Monte Real... no próximo sábado, dia 29... Quem não vai (60%), alega: (i) ter outro convívio ou festa (14,7%); (ii) ser uma despesa grande e falta de transporte (11,8%); e (iii) falta de saúde /e de interesse (10,4%); e (iv) outras razões (23,5%)...


Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) > 16 de Abril de 2016 > XI Encontro Nacional da Tabanca Grande. Foto de família © Miguel Pessoa (2016)


I. INQUÉRITO DE OPINIÃO:


"ESTE ANO VOU AO NOSSO ENCONTRO, EM MONTE REAL, EM 29 DE ABRIL..."


Total de respostas > 68 (100,0%)



Sim, vou > 24 (35,3%) 
Não, não vou > 41 (60,3%)
Ainda estou indeciso > 3 (4,4%)
Total > 68 (100,0)

Razões para não ir:

(i) outra festa  ou convívio nesse dia > 10 (14,7%) 
(ii) ser uma despesa grande > 7 (10,3%)
(iii) problemas de saúde  > 4 (5,9%) 
(iv) falta de interesse > 3 (4,5%) 
(v) falta de transporte > 1 (1,5%) 
(vi) outras razões > 16 (23, 5%) 


O prazo terminou no dia 25 de abril, às 23h40 . 


II.  Vem, talvez,  a propósito citar (e reproduzir) aqui a letra de uma das canções, mais  conhecidas,  do
s Deolinda (... com a devida vénia ao sítio Letras):



Movimento Perpétuo Associativo



Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!

-Agora não, que é hora do almoço...
-Agora não, que é hora do jantar...
-Agora não, que eu acho que não posso...
-Amanhã vou trabalhar...

Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos de vencer!

-Agora não, que me dói a barriga...
-Agora não, dizem que vai chover...
-Agora não, que joga o Benfica...
e eu tenho mais que fazer...

Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, e é esta a direcção!

-Agora não, que falta um impresso...
-Agora não, que o meu pai não quer...
-Agora não, que há engarrafamentos...
-Vão sem mim, que eu vou lá ter...



__________

2 comentários:

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Isto é que eu tenho um feitio!
Sou mêmo bérucha!
Mais uma vez discordo da avaliação do inquérito.
Não é o mesmo não ter dinheiro e não ter transporte. A falta de saúde e de interesse também não se podem misturar. De qualquer modo, a falta de dinheiro, de saúde ou de ânimo/interesse é um problema. Especialmente esta última que pode ser indício de desmobilização.

Mas "mestre é mestre" e ele ék çabe!

Um Ab.
António J. P. Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Tó Zé: os teus comentários, mesmo em tom de reinação, são pedagógicos e, naturalmente, são sempre bem vindos.

Tenho a cultura democrática do "saber ouvir" e "tomar boa nota das críticas dos outros"...

Concordo com a tua observação: não ter dinheiro e não ter transporte, não são exatamente a mesma coisa... Em contrapartida, são dois obstáculos materiais, representando "barreiras à acessibilidade"... O mesmo se passa com a falta de saúde e de interesse... Agreguei-as por um mera questão de "economia de análise"...

Concordo, também, que a falta de interesse é um indício de "desmobilização" ou "desmotivação"... Posso não vir ao Encontro por razões de falta de interesse, intrínseca ou extrínseco...Uma coisa é eu andar "desmotivado", "alheado" do que se passa à volta, ou até "deprimido" (o que é um problema de saúde...), outra coisa é querer alinhar numa iniciativa cuja organização, programa e objetivos não me interessam ou (já) não me dizem nada...

Este ano, como acontece todos os anos, tivemos camaradas que não se inscreveram pelos mais diversos motivos, a começar por problemas súbitos de saúde ou "conflito de agendas"... O preço (35 €9 também terá pesado... E não são só 35 € (70 € um casal), são todos os custos de transporte... A maior parte dos ex-combatentes são pessoas com fracos recursos económicos que não se podem dar ao luxo de vir, duas vezes, a um convívio dos camaradas da Guiné, o da sua companhia ou batalhão, e o da Tabanca Grande....

Um bom fim de semana, ativo, produtivo e saudável... LG