terça-feira, 29 de novembro de 2016

Guiné 63/74 - P16773: Pedaços de um tempo (António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CART 3493) (12): Memórias que me acompanham

Mansambo, 1969
Foto: © Carlos Marques Santos (2006)


1. Mensagem do nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493/BART 3873, Mansambo, Fá Mandinga e Bissau, 1972/74) com data de 20 de Novembro de 2016:

Amigo Carlos
Antes de mais faço votos para que te encontres de boa saúde junto dos que te são queridos.
Acabo de publicar este texto no meu blogue onde há muito não publicava nada, se entenderes que tem algum interesse pública…

Recebe um abraço
António Ferreira


PEDAÇOS DE UM TEMPO

12 - MEMÓRIAS QUE ME ACOMPANHAM

Quando cheguei à então província Portuguesa da Guiné, a primeira vez que fui comer ao refeitório nos Adidos em Bissau, fui confrontado com algo estranho que eu não imaginava que por lá acontecesse, vários jovens africanos não sei se tropa ou milícia, talvez à espera de transporte para o interior, estavam fora do edifício junto às paredes com latas que tinham sido de coca-cola, leite, fruta ou outras, sem tampa de um dos lados, que era tirada roçando num local rijo para que a parte perfurada caísse, que colocavam nas aberturas que existiam nos blocos de cimento com que eram construídas as paredes dos pavilhões, para que lá de dentro alguém lhe colocassem restos de comida, se algumas vezes era comida normal… outras levava à mistura espinhas e ossos mas que eles não rejeitavam.

Passado um mês de estar em Bissau, fiz a viagem num Dacota até Bafatá e depois em coluna até Bambadinca, onde estive algumas horas à espera de transporte para Mansambo, durante o tempo que lá estive tudo aquilo era para mim um mundo novo, tudo diferente, desconhecido e tão estranho que certamente passei o tempo a olhar em todas as direções. Recordo-me de estar sentado naquele espaço que circundava os pavilhões, onde estavam também algumas mulheres da população, não sei porque estavam ali, talvez à espera de transporte para outra tabanca estavam quase todas com crianças às costas, uma estava a comer uma oleaginosa, coisa que eu desconhecia, olhou para mim já só tinha uma, partiu-a em duas com os dentes, depois disse-me qualquer coisa que eu não entendi, e deu-me metade que mesmo sem saber o que era aceitei e comi.

Certo dia fomos fazer segurança, não sei a quem, ainda éramos periquitos, algures entre Bafatá e Nova Lamego, quando chegamos à tabanca onde fomos “dormir” era já noite e ninguém tinha água, alguém da população trouxe um alguidar grande cheio, a sede era tanta em que bebemos diretamente no alguidar como se fossemos uma manada de animais…

Em Mansambo prometi ao Serifo, o faxina dos condutores, de que eu fazia parte, quando vim de férias à metrópole que lhe levava uns sapatos novos, quando regressei o Serifo já não era o nosso faxina, mandei-o chamar à tabanca e dei-lhe os sapatos, no dia seguinte apareceu lá no nosso abrigo na companhia de vários meninos com os sapatos calçados todos eles exteriorizando uma alegria contagiante, levava uma galinha que me ofereceu.

Muitos anos já passaram mas jamais esqueci o gesto de solidariedade da senhora que me ofereceu metade da oleaginosa, talvez apercebendo-se de que eu estava completamente perdido… tentando amenizar aquele sofrimento que seria por demais evidente, para quem tinha deixado no hospital a esposa e o filho com poucas horas de nascido e tinha partido para a guerra. A galinha do Serifo e alegria daqueles meninos, ou aquela gente para quem o resto de comida era importante. Nos momentos difíceis com que tenho sido confrontado ao longo da vida, que não têm sido poucos, por estranho que possa parecer, não raramente são estas e outras memórias de situações que lá vivi onde vou buscar muita da força necessária para os enfrentar.

António Eduardo Ferreira.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de março de 2016 > Guiné 63/74 - P15866: Pedaços de um tempo (António Eduardo Ferreira) (11): Porque continuamos a falar da guerra que vivemos na então província da Guiné?

1 comentário:

Juvenal Amado disse...

Um dos momentos mais gratificantes que tive durante o lançamento do meu livro, foi quando o António Eduardo Ferreira meu camarada de especialidade e posto, me apareceu na Biblioteca de Alcobaça para me dar um abraço.
Tinha lido à pouco tempo o relato da sua luta contra a adversidade e doença e nunca o esperava ali.
Mas há homens que suportam o que não quero sequer imaginar e ainda se dão aos outros.
Estes pequenos relatos por ele publicados dão-nos a sua verdadeira dimensão como homem e isso trás-me há memória novamente aquele momento.
Enche-me de orgulho ele querer estar comigo naquele momento.

Um abraço camarada e amigo