domingo, 23 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16630: Blogpoesia (476): "Do verde ao amarelo..."; "Na sombra eu teço..." e "Rio da esperança", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. O nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) vai-nos enviando ao longo da semana belíssimos poemas da sua autoria, dos quais publicamos estes, ao acaso, com prazer:


Do verde ao amarelo...

Caminho longo.
Um processo espesso.
Silencioso e sombrio.
Emergindo da terra.
Raízes profundas.
No intercâmbio dos elementos.

A seiva pura sobe nos caules.
Com vida.
Um rio fluente.
Cadeia de laços.
Tecendo fazenda.
Viva estrutura.

Crescem os ramos.
Se cobrem de verde.
As folhas.
As flores e os frutos.

Bate-lhes o sol.
Tudo aquecendo.
Medrando.
No tamanho exacto.

Passa-lhe o tempo.
Toldando-lhe a cor.
Um milagre de química
Se deu.
O verde morreu.
O amarelo surgiu...

ouvindo Claydermann

Berlim, 19 de Outubro de 2016
10h7m

JLMG

************

Na sombra eu teço…

Sejam suaves, coloridas estas linhas
Que, na sombra, eu teço.
Vêm do linho corado ao sol
E da lã da serra que a terra dá.

O rio as rega, o sol as banha.
Os azuis do céu.
O matiz das urzes.
Minha pena as urze.
Meu tear sombrio.

Linha a linha eu teço
Desta seara d’oiro
Que me aloira a alma.

É tão breve a vida,
Tão rico o bragal.
Ó riqueza louca,
Para eu expor ao sol…

Ouvindo concerto de Schumann por Khatia Buniatiswilli ao piano

Berlim, 21 de Outubro de 2016
9h22m

JLMG

************

Rio da esperança

Maviosa fluência de serenidade
Vai naquele rio largo.
A ele acudo nas minhas horas
Mais agitadas que a vida traz.

Nele me banho e lavo todas as asperezas
Que me feriram no corpo e alma.
Se dissipam as névoas negras
Que me toldam a paz.

Reverdece a esperança
E renasce a alegria…

Berlim, 23 de Outubro de 2016
9h3m

JLMG
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16605: Blogpoesia (475): "Pelo céu cinzento..."; "Flor perfumada..." e "Poisei meus pés em África...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: