terça-feira, 12 de abril de 2016

Guiné 63/74 - P15968: Fotos do álbum da minha mãe, "Honra e Glória" (Abílio Duarte, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Nova Lamego e Paunca, 1969/70) - Parte IV: saudades de Contuboel


Foto nº 1 > Em cima de uma montanha de mancarra [s/d: s/ l: Contuboel ?]


Foto nº 2 >  1969 > Lavadeiras em Contuboel 


Foto nº 3 > 1969 > Praia de Contuboel, no rio Geba


Foto nº 4 > 1969 > Na semana de campo da recruta do pessoal (africano) da CART 11 e CCAÇ 12


Foto nº 5 >  1969 > Contuboel > O içar da bandeira

Fotos (e legendas): © Abílio Duarte (2016). Todos os direitos reservados.


1. Continuação da publicação de fotos do Abílio Duarte [, ex-fur mil, CART 2479, mais tarde CART 11 e, finalmente, já depois do regresso à metrópole do Duarte, CCAÇ 11, a famosa Companhia de “Os Lacraus de Paunca” (Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70)] (*).

Trata-se do "álbum que a minha saudosa mãe criou com fotos que eu lhe enviava". 

_______________

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Saudades de COntuboel ? Também eu...Nunca fui a Capri, mas já lá pensei perto,,, Em 1969, escrevi, no meu diário, em Contuboel, julho de 1969: "Capri, c'est fini!"... Acabou mesmo, o Capri de Contuboel... Fomos cada um para seu ladoi, com os nossos "queridos nharros", pelo leste fora, a dar e a apanhar porrada... Tenho doces memórias de Contuboel, do seu rio, das suas tabancas, dos seus poilões, das suas bajudas, da sua gente gentil... E sobretudo da paz que aí se respirava... NO Centro de Instrução Militar de Contuboel, não tenho saudades, vivi quase dois meses em tendas!... Ab. Luis

Valdemar Silva disse...

Duarte, mais umas fotos extraordinárias.
Ir à 'Lavandaria' em Contuboel fazia parte do passeio higiénico. Muita porrada
levava a nossa roupa. Era uma pequena indústria, das bajudas locais, que já dava os
seus pesos pra manter a família.
A foto da semana de campo, que ninguém acredita que fazemos semana de campo em plena
mata da Guiné, mais parece uma foto da semana de praia.
Abraços
Valdemar Queiroz