sexta-feira, 18 de março de 2016

Guiné 63/74 - P15872: Pré-publicação: O livro de Mário Vicente [Mário Fitas], "Do Alentejo à Guiné: putos, gandulos e guerra" (2.ª versão, 2010, 99 pp.) - VI Parte: V - Vagabundo


Vila Fernando em festa..., Banda do Instituto de Reeducação (c. anos 60)



Capa do livro (inédito) "Do Alentejo à Guiné: putos, gandulos e guerra", da autoria de Mário Vicente [Fitas Ralhete], o nosso querido camarada Mário Fitas, ex-fur mil inf op esp, CCAÇ 763, "Os Lassas", Cufar, 1965/67, e cofundador e "homem grande" da Magnífica Tabanca da Linha, escritor, artesão, artista, além de nosso grã-tabanqueiro da primeira hora, alentejano de Vila Fernando, concelho de Elvas, reformado da TAP, pai de duas filhas e avô.

Esta edição é uma segunda versão, reformulada, aumentada e melhorada, do livro "Putos, gandulos e guerra" (edição de autor, Estoril, Cascais, 2000). 

A sua pré-publicação, no nosso blogue, em formato digital, está devidamente autorizada pelo autor.

Texto e fotos: © Mário Fitas (2016). Todos os direitos reservados


Do Alentejo à Guiné: putos, gandulos e guerra >  V Vagabundo (pp. 25-26)

por Mário Vicente [, foto atual à direita]


Calças de Palanco acaba finalmente os estudos e ingress­a, como educador, no Instituto de Reeducação. Faz aqui então uma experiência interessante, na recuperação de menores, sendo integrados na escola de Baden Powell. Os primeiros resultados foram bastante animadores. Pena foi não ter sido continuado o aproveitamento desta semente.

Mais maduro e na convivência com a cultura, a sua vida começa a transformar-se. Nos corredores do Instituto, há sã convivência e aprende-se muito com os mais velhos, cuja vida é já súmula da experiência. E há a brincadeira, às vezes um pouco brejeira, que inofensivamente vai divertindo o pessoal.

Rafael de Oliveira, para além da cultura e arte em termos de teatro, gosta da brincadeira e teatraliza, por vezes, no dia a dia.

Um dia de muita chuva, enquanto Manuel vai aviando um quartilho de açúcar, o Sr. Zé vai apontando na caderneta. Rafael de Oliveira entra procurando cravar um proibido cigarro. Otília fazia as queixas de tanta chuva e de tanta água. Até a sua senhora, de manhã, tinha encontrado uma minhoca atrás da porta, o que foi aproveitado para uma logo directa, do produtor e coreógrafo, exclamando:
– Oh rapariga, isso não é admiração nenhuma. Vê lá tu que a minha Maria hoje de manhã encontrou uma na cama!
– Não me diga?
– Verdade!...

À hora de almoço já todo o prédio da Colónia sabia do aparecimento da minhoca na cama da Dª. Maria Florete.

E assim seguia o entrosamento na vida de Calças de Palanco, que colabora e chega a integrar a Conferência de S. Vi­cente de Paulo. Os excluídos da sociedade principiam a mere­cer-lhe grande atenção. Na sua mente, começam mesmo a delinear-se hipóteses de missionário em África, ou mesmo, quem sabe, a entrada no seminário. Crente, entrosado e estudioso da vida de Cristo, julga estar no caminho certo da sua vida.

Mas não somos nós que delimitamos os nossos cami­nhos. Os desígnios de Deus são imponderáveis, como se diz e eternamente continuará a dizer-se! Sempre assim será!

Existirá sempre um senão! E ele existiu e tornou-se realidade, pois é precisamente neste momento que na sua vida entra uma mulher a sério. Tânia!

Naquele dia do Santo Mártir, à tarde depois da procissão, junto ao Pelourinho quando o Maestro da Colónia com a sua banda de excluídos procurando reinserção, atacou o seu reportório. Os olhares, cruzando-se e penetrando-se, aconteceu! Bem fundo, no âmago dos seus sentimentos e coração, Calças de Palanco sentiu a transformação dentro de si.

Eis a mudança! Eis a alma gémea! Nunca será sua mas jamais o largará! Começou aqui a sua metamorfose em Vagabundo.

Sua irmã mais nova interpela-o e goza com ele:
– Corres com as pernas partidas para lados do norte!

Só que ele não vê, não ouve ninguém só existe para ela. É aconselhado, amigos e outros tentam abrir-lhe os olhos, para o logro em que está a cair. Impossível! O pior cego é, de facto, aquele que não quer ver. Na sua verdade, na sua honestidade, há gente que antevê que vai sair ferido. É doloroso ver perder a esperança nas pessoas, é triste ver as pessoas serem traídas, é horrível ver a reacção do leão ferido.
– Aqui, tu,  estrangeiro, não serás ninguém para os outros. Vão-te trair!

Fantásticas e veras, estas palavras do padre António por volta dos anos sessenta. O padre mais parecia bruxo! Bom homem, o padre António! Por onde andará? Será que ainda continua pobre, as calças bem coçadas, bainhas desfiadas por debaixo de uma batina, também há muito a pedir reforma?!... Em tempos idos andaria ele por terras de Endovélico, Deus dos Lusitanos, o que seria Terena, Alandroal ou Mourão, conforme João Aguiar descreve na "Voz dos Deuses".

Calças de Palanco sente-se traído. É evolutivo o seu estado de desespero, sem coragem na sua cegueira consentida. Começa a sua adulte­ração. Seu amigo Niotetos tenta trazê-lo à realidade, mas em vão, a sua revolta começa a definir o sangrar de uma companhia dolorosa que o levará a grandes loucuras.

Com João Valente forma a "patrulha", alcunha atribuída por os dois andarem na boa vida até altas horas da noite. Fazem cantar os galos da aldeia às horas mais díspares, pois descobri­ram qual deles dava o mote. Os santos populares este ano são vividos, como o princípio do fim de uma era. A "patrulha" é tramada, tem em mãos todos os cadernos da pequena aldeia, é o princípio de um Verão diabólico!

Seis de Agosto de 1963. É patética a despedida com Niotetos Principalmente quando este olhos nos olhos lhe diz:
– Nunca mais serás o mesmo. Só aquela mulher, se quisesse, te poderia ajudar e ser a tua salvação, caso contrário entrarás no fosso e na lama.

Calças de Palanco já não é, já foi, já não existe, ele é neste momento “Vagabundo”. Viva o Vagabundo!

Sete de Agosto. Com o ti Lagarto na condução, o carro de cavalos começa a subir a ladeira. Deixando a sua aldeia, a caminho do CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria em Tavira, Vagabundo leva guarda de honra. Acompanham-no até ao ramal da Terrugem, Saragoça (sem concertina), Carmélia, Peta e João Valente. No cruzamento, ao cimo da ladeira, olha para as indicações das povoações no sentido Norte. O seu pensamento não resiste. A coragem é areia esfarelando-se entre dedos. Olhos húmidos, sente a afloração de saudade que viverá escondida, da mulher que nunca irá esquecer.

Revolta-se. Os companheiros de meia viagem, calados, pressentem que algo de estranho se está a passar. Fala alto, mas ninguém o entende. Lá, bem dentro, o coração sangrando pede-lhe amor, mas a cabeça recusa. Nunca mais! Poderias fazer de mim um "bibelô." Agora é tarde!

Tânia, comigo irão sempre a tua franzina figura e teus negros olhos cintilantes. A tua negação ficará eternamente cica­triz aberta, dentro do peito do cigano errático em que me trans­formei. O resto será aventura. Olhou para os amigos e lembrou-se das palavras de Niotetos: nunca mais seria a mesma pessoa. Um abraço a todos e até ao meu regresso. Esperem pelo Vagabundo, gritou, sem nenhum som lhe sair da garganta.

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