sábado, 28 de março de 2015

Guine 63/74 - P14412: Manuscrito(s) (Luís Graça) (51): Morreu um poeta


Morreu um poeta

por Luís Graça

Morreu um poeta.
Um grande poeta da minha terra.
Herberto Helder.
E eu estou longe,
muito longe, em Berlim,
para lhe poder dizer
as palavras que são devidas
aos poetas que morrem.

Como escrever algo
que não seja um lugar comum,
para mais num quarto de hotel em Berlim ?
Estou no Hotel Park Plaza,
na antiga parte leste da cidade,
invisivelmente dividida.
No chão tenho um tapete
com a reprodução de uma nota de um dólar.
Piso a efígie de George Washington.
Aqui deus é capitalista, norte-americano, 
e está por toda a parte.
A poesia é inútil,
mas os poetas talvez sejam necessários,
tão ou mais do que os corretores da bolsa de valores.



Na cabeceira da cama, 
num painel de madeira,
de pinho sueco e design germânico, 
leio a inscrição de André  Kostolany
(que não era poeta,
mas que ganhou um fortuna na bolsa),
em quatro idiomas,
alemão, inglês, chinês e japonês:

Aktien kaufen
und dann tief
und lange schlafen.

Buy stocks,
and then go to sleep
for a long time.

Não segui o conselho do André Kostolany,
não comprei ações em Berlim,
nem dormi um sono profundo.
Morreu um poeta,
um grande poeta da minha terra,
soube da notícia 
no mesmo dia da tragédia do Airbus A320 nos Alpes.

na morte de um poeta
que se principia a ver 
que o mundo é eterno".

Herberto Helder dixit
muito antes de morrer.

 Berlim, 23/24 de março de 2015

Luís Graça, revisto, v2, 27 junho 2022
______________

Nota do editor:

Último poste da série > 16 de março de  2015 > Guiné 63/74 - P14371: Manuscritos(s) (Luís Graça) (50): Na hora da tua morte...

3 comentários:

Bispo1419 disse...

Caro Luís:

Gostei.
Estares longe e alojado em quarto para "stock trader" não te impediu de criares uma bela homenagem ao POETA, a Herberto Helder.
Sempre atento aos sinais de vida, este Luís! A transcrição destes três versos do poeta o indicia.

Um grande abraço
Manuel Joaquim

Joaquim Luís Mendes Gomes disse...

Belo poema, Luís...à altura do teu e nosso Amigo...


um grande abraço, daqui de Mafra...
(não calhou mesmo o nosso encontro...fui ao Tegel...)
Joaquim

Torcato Mendonca disse...


POETA MAIOR, caro Luís

Gute Sonntag,

Ab,T.