terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Guiné 63/74 - P14238: Fotos à procura de... uma legenda (51): Manuel Joaquim dos Prazeres, empresário de cinema e caçador, Cabo Verde (1929/1943) e depois Guiné (1943/73)... Fotos da Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde, com amigos (Lucinda Aranha)





Fotos nº 1 e 1A



Fotos nº 2 e 2A



Fotos nº 3 e 3A




Fotos nº 4 e 4A

Cabo Verde > Ilha de Santiago > Praia > c. 1929/43 > O empresário Manuel Joaquim dos Prazeres com amigos.


Fotos: © Lucinda Aranha (2015). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem de Lucinda Aranha (filha do Manuel Joaquim, empresário  e caçador em Cabo Verde (1929/1943) e Guiné (1943/1973), o homem do cinema ambulante; ela está a escrever um livro sobre o pai) (*)


Data: 19 de janeiro de 2015 às 18:47
Assunto: Fotografias da Praia

Caro Carlos,

Este mail dirige-se ao tabanqueiro Luís Graça e não a si mas como já lhe referi, por diversas vezes, sou muito incompetente nestas andanças de Net. Por isso agradeço lhe faça chegar o meu pedido.

Caro Luís.

Li hoje uma sua mensagem em que refere ter estado o seu pai no Mindelo e ter o Luís um particular apreço por Cabo Verde onde tem amigos. Acontece que o livro que eu ando a escrever,conforme já referi no blogue,está praticamente concluído. Só que estou presa por umas fotografias que gostava de inserir no livro mas tenho tido muitas dificuldades em conseguir identificar a maior parte das pessoas.


Sei que foram tiradas entre 1930/40 na cidade da Praia e consigo identificar o meu pai [. foto direita], o mestre Vicente e, penso, o chefe da polícia, o Ramos Pereira. 

O Branco Vicente, mais velho, que vive na Praia,  não os consegue identificar, mandei as fotografias por mail para o Cacá, filho do dr Carlos Almeida, e que vive nos Açores mas em vão.

Tenho esperança que a Lurdinhas, uma filha do sócio do meu pai, consiga identificar os retratados. Só que apesar de ela viver em Lisboa é difícil, por razões diversas que não se prendem com má vontade, conseguir um encontro com ela nos tempos mais próximos. Assim, tomo a liberdade de lhe enviar as fotografias. Pode ser que o milagre aconteça.

Desde já muito obrigada,

Lucinda Aranha



Guiné > s/l > s/d > Manuel Joaquim dos Prazeres, empresário de cinema e caçador, que conhecia a Guiné como poucos

Foto: © Lucinda Aranha (2014). Todos os direitos reservados.


2. Resposta do editor LG:

Lucinda:

Olá. boa, noite. Sim, o meu pai [, Luís Henriques, 1920-2014,]  esteve 26 meses em Cabo Verde, mais exatamente em São Vicente, Mindelo, entre junho de 1941 e setembro de 1943. Era então 1º cabo, e pertencia a uma força expedicionária (c. de 5 mil homens) que guardava aquele ponto estratégico, no Atlântico, por onde passavam os cabos submarimos e os navios que demandavam o hemisfério sul...

Infelizmente, não a posso ajudar, a não ser através das memórias que o meu pai me deixou, dessa época... Ele já não está entre nós. É boa a sua sugestão de se publicar as fotos (, que foram tiradas na Praia e não no Mindelo) e pedir ajuda para as legendar aos nossos camaradas, amigos e leitores de Cabo Verde. Por aí é possível obtermos alguma pista (*).

Há dias fiz uma referência ao seu pai. Ou melhor, o seu pai é referido no filme Bafatá Filme Clube, de Silas Tiny, produção da Real Ficção... O seu pai ia a Bafatá, dava cinema na casa ou no páteo de um comerciante local... Portanto, competia com o Sporting Club de Bafatá que tinha uma sala de cinema... Devem ter corrido com ele... No Sporting estava a elite local... Tem que ver o filme, passou na RTP2, está disponível em DVD (**)...

________________

Notas do editor:

(*) Último poset da série > 30 de dezembro de 2014 > Guiné 63/74 - P14097: Fotos à procura de ... uma legenda (50): Fotos de António Fernandes Abreu, ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71 (José Manuel Matos Dinis)

(**) Vd. poste de 5 de janeiro de  2015 >  Guiné 63/74 - P14120: Manuscrito(s) (Luís Graça) (43): Notas à margem do documentário de Silas Tiny, "Bafatá Filme Clube", com direção de fotografia da Marta Pessoa (Portugal e Guiné-Bissau, 2012, 78')

(...) (iii) A talhe de foice, também há uma referência à passagem, por Bafatá, do Manuel Joaquim dos Prazeres, o conhecido empresário de cinema ambulante, pai da nossa leitora e escritora Lucinda Aranha. Chegou a fazer sessões de cinema na casa do comerciantes António Marques da Silva. (..:) 

6 comentários:

Luís Graça disse...

Lucinda, na foto 2A, o indivíduo fardado, o terceiro a contar da esquerda, parece-me ser um oficial da marinha, com o poste de guarda-marinha ou subtenente.

Diga-nos onde está o seu pai. Em Cabo Verde, ele era mnais novo e menos forte.

Arménio Estorninho disse...

Cara Amiga Lucinda Aranha, Saudações

No e-mail que recebi e que também vos foi enviado, está devidamente esclarecida a forma que eu escrevi e assim como do José Martins (descrição feita nos Postes P12769 e P13234 Tabanca Grande).

Com os melhores cumprimentos
Arménio Estorninho

Unknown disse...

Luis,o meu pai é o 1º sentado do lado direito; o António Vicente Júnior é o 1º da esquerda da 2ª fila de pé. Sã os únicos de que estou certa. O Vicente é também o 1º da direita na fotografia em que estão 3 pessoas a comer. Se bem percebi a Maisa o fardado é o dr carlos Almeida que aliás era médico militar. Se for assim ele deve estar em mais a fotografias. Na 2º será também o 3º sentado a contar da esquerda e na foto da árvore estará mesmo a meio. Nessa foto em 2ºplano há um indivíduo que me parece o Agostinho Neto que esteve na Praia só que em época posterior e a mim parece-me que a foto é da mesma altura das outras.

António J. P. Costa disse...

Olá Camarada
Pode ser que tenhas razão, mas o uniforme n.º 1 colonial era branco como chegámos a ver no Spínola.
Os "apitos" que tem no ombro esquerdo parecem-me ser os distintivos de ajudante-de-campo talvez do governador...
Um Ab.
António J. P. Costa

Anónimo disse...




Amiga Lucinda:

No ano de 1971, estava eu em Buba e recordo-me de ter por lá passado um cavalheiro simpático (civil) que projetou, penso que só para os graduados algumas curtas metragens um pouco eróticas, naturalmente ao gosto de homens, novos ainda. Até os mais velhos apreciam! Lembro-me ainda de uma cena que se passava num palheiro sobre o feno.
Não me leve a mal pois esse tipo de filmes, mais até nesse tempo do que hoje, eram muito do agrado dos homens. Além disso eram duma naturalidade que a maior parte das cenas ou a totalidade, podiam passar hoje em filmes para maiores de 12 anos.
Ao ler no blogue noticias sobre o seu pai tenho-me muitas vezes perguntado se não seria esse senhor.
Um abraço

Francisco Baptista

Unknown disse...

Caro Francisco Baptista,não fico de maneira alguma ofendida. ^Penso que o meu pai ainda foi à Guiné, em 71. No entanto, não é muito provável que se tratasse dele. Quando escolhia os filmes normalmente íamos com ele e por isso sei bem o género de filmes que passava além de que todos os depoimentos que tenho o dão como muito exigente em termos de moral e bom costumes, fazendo ele até censura a cenas que considerava menos próprios. De qualquer modo é bem cero que o que podia ser ousado há 20, 30, 40 anos hoje já o não é. Talvez as fotografias dele na Guiné o ajudem porque o rosto dele não se transformou com a idade. Se chegar a alguma conclusão diga-me.