quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Guiné 63/74 - P14008: A minha máquina fotográfica (6): (i) levei da metrópole um "caixote" Kodak; e (ii) em Bafatá comprei uma Franka Solida Record, alemã (José Colaço, ex-sold trms, CCAÇ 557, Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65)




A Kodak Brounie Reflex, "made in England" (c.1946)


Franka Solida Record, uma câmara fotográfica alemã dos anos 50

Foto: © José Colaço (2014). Todos os direitos reservados [ Edição: LG]


1. Mensagem, com data de 8 do corrente,  de José Colaço [ex-sold trms, CCAÇ 557,
CachilBissau e Bafatá, 1963/65]


Caro Luís.

Quem possuía uma máquina fotográfica nos anos 60,  nessa altura 1963/65.  de certeza que tem estórias para contar que davam para escrever um livro. Vou-me abster dessas estórias e tentar apresentar um pouco das fotografias que essas máquinas me deixaram como recordação.

Da primeira que levei da Metrópole,  não tenho a foto dela mas recorri ao site da Kodak e reproduza acima um modelo, a Kodak Brownie Reflex,  com a devida vénia foto. Creio que era esta,  se não é,  era uma prima irmã,  como dizem na minha terra.

Junto envio, em anexo, mais de um dúzia de fotos do "caixote" Kodak. [A publicar, em poste aparte, oportunamente].


Castro Verde > 1963 > Uma foto do "caixote" Kodak:  "Eu,  o segundo de fato e gravata,  e os meus três amigos, no jardim de Castro Verde,  nossa terra natal, os quatro  mobilizados para a guerra, eles para Angola e Moçambique, eu para a Guiné...  Foi na altura de gozar a semana de férias e despedida da  família e amigos."


Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 557 (CachilBissau e Bafatá, 1963/65) >  Oura foto fo "caixote" da Kodak: "Eu no posto rádio do Cachil".

Fotos (e legendas): © José Colaço (2014). Todos os direitos reservados [ Edição: LG]
 
Por último a [Franka] Sólida Record que comprei em Bafatá com a colaboração de um amigo que arranjei em Bafatá,  era o chefe do serviço meteorológico e que,  como amigo,  também me fez a proposta de venda da sua pistola 6,35. Dizia-me ele "se eles têm metralhadoras, para que é que isto serve ?";  e comentava a seguir: "eu tenho é que me dar bem com Deus e o Diabo".

Sei que era uma compra barata,  tendo em conta o valor do mesmo mas, como o dinheiro não é nem era de elástico, tive que refrear as compras. Além disso também pensei que o pessoal vinha todo um pouco cacimbado,  outros mais apanhados do clima e eu não iria fugir à regra,  com uma pistola no bolso ainda me passava e dava um tiro em alguém por dá aquela palha e arranjava problemas de difícil resolução.

Quanto à publicação o critério é vosso,  é mais para arquivo do blogue.

Um abraço

José Colaço

__________________

Sem comentários: