segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Guiné 63/74 - P14094: Agenda cultural (367): José Eduardo Reis Oliveira (JERO) apresentou no passado dia 9 de Novembro o seu livro "Família Coelho", o resultado da pesquisa das suas raízes

Sabendo que o nosso camarada e amigo JERO tinha lançado no passado dia 9 de Novembro um livro dedicado aos seus antepassados, a "Família Coelho", incentivei-o a falar dele na Tabanca Grande. Com a modéstia que lhe é reconhecida, a custo anuiu dizendo que se tratou de um projecto pessoal, logo desinteressante para as demais pessoas. Disse-lhe que não pensasse assim e que não podia privar a Tabanca de pelo menos uma pequena notícia.

Assim, hoje vamos dedicar este Poste às notícias e comentários alusivos à apresentação do livro e, proximamente, publicaremos um texto desse livro sobre o Avô Porraditas.







____________

Notas do editor

JERO, ou José Eduardo Reis Oliveira, foi Fur Mil Enf.º da CCAÇ 675, (Quinhamel, Binta e Farim, 1964/66) e autor de, entre outros livros, "Golpes de Mão's - Memórias de Guerra", Edição de Autor, 2009, com prefácio do TGeneral Alípio Tomé Pinto.

Último poste da série de 28 de dezembro de 2014 > Guiné 63/74 - P14089: Agenda cultural (370): Apresentação do livro "O Concelho de Fafe e a Guerra Colonial", levado a efeito no passado dia 12 de Dezembro de 2014, na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe (Mário Beja Santos)

4 comentários:

Torcato Mendonca disse...


O meu abraço José Eduardo,Parabéns.

Ab,T.

Luís Graça disse...

JERO, meu querido amigo e camarada, a quem chamo carinhosamente "o último monge de Alcobaça":

Fico feliz por mais uma obra tua, dada à estampa, e para mais monumental, a avaliar pelo número de páginas (575) e de nomes referenciados 354)...

Quem tem o "bichinho" da escrita, como tu, nunca parará de escrever. Desta feita, quiseste homenagear a família da “outra metade do teu ADN”, a familía do teu lado materno, presumo. A família Coelho, apelido que não faz parte do teu nome, tanto quanto sei (somos ainda das gerações de filiação patrilinear, o apelido paterno vindo sempre no fim...).

JERO, temos em comum, para além da paixão da escrita, da experiência da guerra na Guiné, e da origem estremenha (tu de Alcobaça, eu da Lourinhã, ambas conquistadas aos mouros em 1147, o mesmo ano das conquistas decisivas de Santarém e de Lisboa), temos em comum, dizia, o gosto pelas histórias, as histórias de vida e as genealogias…

Sem ter lido o teu livro, mas apenas pela leitura de alguns depoimentos, já percebi que estás a ajudar a tornar mais felizes muitos dos teus parentes neste fim de anos de 2014… As nossas raízes, a nossa história familiar, são importantes para nos conhecermos melhor…

O teu livro é também um belo exemplo para outros de nós quem têm talento para a escrita e podem deste modo “emprestar” o seu talento aos outros que lhe estão próximos (parentes, nuns casos, camaradas, noutros), escrevendo um livro, com histórias comuns… Como sabes, a essência do nosso blogue é a partilha de memórias (e de afetos)...

Obrigado, JERO, também pelos votos pessoais que me mandaste nesta quadra natalícia. Espero ainda poder telefonar-te para, de viva voz, retribuir o teu gesto e desejar-te um bom ano de 2015, com novos projetos literários. E sobretudo muita saúde e longa vida proque tu mereces tudo.

Um xicoração estremenho e extremado... Luís Graça.

Anónimo disse...

Meu estimado Amigo e Comandante Luís Graça. Muito obrigado pelas tuas palavras. Este livro da "FAMÍLIA COELHO" ia dando cabo de mim e fez-me desaparecer da circulação largos meses, nomeadamente no que respeita à relação que n'outros tempos mantive com a Tabanca Grande.Além da localização de 355 parentes, e da inclusão no livro de 504 fotografias, pesquisei dados mundiais, nacionais e locais em relação a cada geração de 1825(casal fundador) até aos nossos dias.Com o telefonema de 25 minutos do Carlos Vinhal e com as palavras encorajadores da tua mensagem de hoje vou tentar seleccionar algumas "estórias" para partilhar memórias e afectos na TABANCA GRANDE. Grande abraço de Alcobaça e Feliz Ano Novo. JERO

Anónimo disse...

Também eu quero felicitar o Jero com muita alegria, porque é muito fácil compreender as suas faculdades criativas e de pesquisa.
Amigo que quase todos os dias felicito nos Bons-dias na página do Facebook, É um prazer constactar o seu respeito e a sua postura, o seu amor às artes e à História. Orgulhosa da minha geração, felicito este amigo pela sua obra que valorizo e aplaudo com franca alegria, pois que também eu fui presenteada com a minha árvore genealógica, numa pesquisa do meu filho Miguel, e sei minimamente o trabalho e as horas que a ela dedicou e continua a dedicar, pois não desiste de ir o mais longe possível.
Apresento ao Jero os meus respeitos e os meus parabéns pela sua obra, e
desejo a todos os amigos do luisgracaecamarasdaguine, um feliz
2015. Grnde e fraterno abraço para todos

Felismina mealha