segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Guiné 63/74 - P13989: A minha máquina fotográfica (2): (i) a minha velhina Yashica Yashinon 1: 2.8 f= 4.5cm, comprada no T/T Uíge: e (ii) os calotes dos trabalhos fotográficos em Empada (Manuel Serôdio, ex-fur mil CCAÇ 1787 / BCAÇ 1932, Empada, Buba, Bissau, Quinhamel, 1967/68)




A velhinha Yashica Yashinon 1: 2.8 f= 4.5cm, do Manuel Serôdio


Fotos: © Manuel Serôdio (2014). Todos os direitos reservados [Edição: LG]


1. Mensagem, de hoje, do Manuel Serôdio [. camarada que vive em Rennes, Bretanha, França: ex-fur mil CCAÇ 1787 / BCAÇ 1932, Empada, Buba, Bissau, Quinhamel, 1967/68]  [foto à direita]




Amigo e camarada, aqui vai umas fotos da minha velhinha YASHICA, que ainda hoje guardo como uma relíquia, comprada a um tripulante do Uíge em Outubro de 1967 durante a viagem de ida para a Guiné. Minha companheira de tantas patrulhas, emboscadas, operações, e de lazer, quase todas reveladas num "laboratório improvisado" pelo amigo Sargento Santos,  do quarto pelotão.

Fui o "ajudante" do Santos em tirar fotos seja a militares ou civis. Como a máquina do Santos era de qualidade superior à minha, quando eu saía para o mato, levava-a tal como um "jornalista de guerra". Ainda hoje guardo dezenas de fotos reveladas nesse "laboratório de mato". 

Por vezes acontecia que o trabalho do "fotógrafo" não era recompensado, como a provar esta história passada em Empada. Um africano, Beafada, milícia meu conhecido, pediu certo dia para eu fazer um álbum com uma série de fotos que eu faria durante uma batucada familiar. Com a aprovação do "mestre" Santos, o trabalho foi feito, as fotografias coladas num ábum comprado em Bissau, e entregue ao milícia, que se prontificou a pagar dias mais tarde, quando recebesse a "solde" [o pré], 

Os tempos passaram, o pagamento nunca foi feito, eu fiquei sem o dinheiro da película, o Santos sem o dinheiro das revelações, e o milícia ganhou um álbum de fotografias. 

Havia uma folha dividida em duas categorias, de um lado os CERTOS, e do outro os CALOTEIROS. Ai ai ai, a segunda lista era muito completa, mas enfim......tempos difíceis num país cheio de más intenções.

Um abraço amigo a todos os antigos combatentes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Manuel Luís Sousa

8 dez 2014 13:16

Tinha uma Olimpus adquirida na passagem por Bissau.

Ainda tenho fotos a "PB" não publicadas, mas espero divulgá-las logo que possível.

Abraço do camarada
MSousa

Anónimo disse...

Hilario Peixeiro
8 dez 2014 00:14
Caro Luis
Sobre a sondagem respondo com

4. Às vezes emprestavam-me uma máquina ou tiravam-me fotos


6. Tenho bastantes fotos a preto e branco

Um abraço

H Peixeiro

Luís Graça disse...

Manuel Serôdio:

Devias ter posto um aviso à porta do teu estaminé fotográfico em Emapada: "Não se fia a menores de 90 anos, a não ser acompanhados dos pais"...

Um abraço natalício...

Luis Graça

Arménio Estorninho disse...

Caro Camarigo Manuel Serôdio, no meu negócio da fotografia aquando estive em Empada, somente ficaram por receber a importância de 12$50 (pesos) relativos a três fotos. Esta divida foi contraída por um camarada amigo, que ainda na Metrópole tinha-me vendido por 250$00 uma guitarra portuguesa.

Eu, tinha um rol das dividas, quando anotava no acto da entrega o recebedor das fotos assinava por baixo e com a condição de quando pagasse riscava-se o seu nome.
Diga-se, que em bom da verdade foi um sistema quase infalível para a cobrança de milhares de fotografias.

Quanto a máquinas fotográficas, a minha sociedade (eu e o escritas) tinha-mos uma IASHICA que tirava 36 negativos e uma KÓNICA que com o mesmo tipo de rolo tirava 72 negativos.

Quando vendia uma foto individual custava 5$00, em grupo era 2$50 cada (economia do rolo, do relevador e do fixador, bem como do trabalho).

Com Um Abraço e Boas Festas
Arménio Estorninho