sexta-feira, 23 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13185: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (7): Temos 20 exemplares do livro do Nuno Rubim, para distribuir em Monte Real, no dia 14 de junho, aos participantes, grã-tabanqueiros, "camaradas que apreciem a nossa antiga história militar" (Nuno Rubim / Luís Graça)



Índice do livro do Nuno José Varela Rubim, "A organização e as operações militares portuguesas no Oriente, 1498-1580: vol. 2: Navios e Embarcações", 2013, 210 pp, ilustrado.   

I.  Troca de emails entre o nosso camarada Nuno Rubim, cor art ref , e o editor Luís Graça (LG):

1. Mensagem,  de 8 do corrente, do Nuno Rubim (NR)

[, foto de 2007, Lisboa, ENSP/UNL]


Caro Luís

(...) Sobraram-me alguns exemplares do meu último livro 
que foi publicado, que nada tem a ver com a guerra na Guiné, mas que eventualmente pode vir a interessar algum(uns) camarada(s) que aprecie(m) a nossa antiga história militar.(*)

Tem 210 páginas e 135 figuras e desenhos, a grande maioria a cores. (...) Junto envio capa e contracapa. (*)

Se alguém estiver interessado num exemplar tem é de providenciar no sentido de vir recolhê-lo a minha casa. Pode até levar mais exemplares desde que os distribua unipessoalmente, i.e., um por camarada, informando-me a quem será entregue.

O(s) livro(s) é(são) pois oferecido(s) sem qualquer custo. (...)

Nuno Rubim

2. Resposta de L.G., com data de 10 do corrente: 


Caro Nuno:

É tão bom saber notícias tuas!...E dos teus livros!... Parabéns, por mais este trabalho de investigação que, obviamente, me/nos interessa. Vou publicar, com a tua autorização, uma nota de leitura (*), com base nos elementos que me mandaste... Vou divulgar também a tua generosa oferta... mas preciso que me mandes a tua morada...Não a divulgarei no blogue, por razões óbvias, mas facultá-la-ei aos camaradas que quiserem passar pela tua casa.. Posso, neste caso, servir de intermediário... Um dia destes faço-te uma visita: fiz uma artroplastia total da anca, e estou no "estaleiro", por mais 1 a 2 meses... Estou a recuperar bem... (..:)

3. Resposta do N. R.  no mesmo dia:

Caro Luís

Pois muito bem, vamos então "entrar em negócios" ... Podes pois publicar uma notícia com os dados que entenderes mas pedia-te que os interessados te respondessem directamente.

Marca-se uma data para o encerramento de pedidos. Não tenho problemas em indicar a minha morada mas propunha, por me parecer mais prático, que viesse cá apenas um camarada que levaria o número de exemplares pedidos.

O "pessoal" interessado contibuíria para os custos da deslocação. Pode haver algum camarada que resida não muito afastado da minha casa, sita na freguesia de Fernão Ferro, concelho do Seixal.

Diz-me o que pensas sobre estas sugestões. (...)

4. Resposta de L.G. a 12 do corrente:


Nuno: Obrigado pelas tuas boas notícias. Ainda bem que superaste a tua recente crise cardíaca...  Vamos lá então ao teu/nosso negócio:

(i) diz-me mais ou menos quantos exemplares queres ou podes dispensar;

(ii) eu ponho uma notícia no blogue, abro inscrições;

(iii) seleciono, contigo, os "felizes" contemplados [, no caso de haver mais interessados do que o nº de examplares que vais disponibilizar];

(iv) passo por aí, por tua casa, para levantar a encomenda;

e (v) faço a distribuição dos livros, "autografados", em Monte Real, no nosso próximo encontro, o IX Encontro Nacional da Tabanca Grande, no dia 14 de junho (**)...

É a tua "prenda" para os nossos 10 (dez) anos de existência, como blogue, a "partilhar memórias e afetos".. Somos já 654 membros, registados da Tabanca Grande, contendo contigo (...)

Um alfabravo, camarada.

5. Resposta do N.R., no mesmo dia:

Luís

Muito bem, obrigado no que se refere à minha "maleita".

(i) Tenho disponíveis entre 25 e 30 exemplares, pois preciso de guardar uns de reserva para oferecer aos cadetes de Artilharia da Academia Militar;

(ii) Notícia, muito bem, podes avançar; envio-te ainda o Índice da obra [, vd acima];

(iii) Seleccionamos (ainda bem que te lembraste disso ... ) os contemplados;

(iv) Também ok, teremos só de assentar dia e hora;

(v) Distribuirás pois os exemplares em Monte Real e parabéns pela efeméride (**). (...)

O Briote está de boa saúde ?

Abraço


6. Resposta de LG.:

Nuno: Obrigado pela rápida resposta. Ficamos então assim. Manda-me o índice da obra para fazer uma primeira apresentação do livro.

Quanto aos teus contactos telefónicos, fica descansado, ficam em boas mãos. Já tinha o teu fixo. Em relação ao Briote, encontrámo-nos há uns meses num lançamento de um livro. Teve um problema de saúde do foro oftalmológico, que o obrigou a uma intervenção cirúrgica. Penso que está bem, agora. É nosso editor "jubilado", mas será sempre uma referência histórica e inspiradora do nosso blogue. Aqui tens o mail dele. (...)

7. Mensagem do N.R., de 23 do corrente

(..) Pois então teremos 24 exemplares do livro. Naturalmente 4 para ti e para os teus 3 colaboradores do blogue e 20 para distribuir, como dizes, "por escolha", decidindo eu com a tua ajuda.

Resido nos "confins mouros" da margem Sul, na Rua da EDP, na freguesia de Fernão Ferro. Envio "roteiro", com as distâncias muito aproximadas a vermelho para facilitar a orientação. (...)

Abraço, Nuno Rubim

II.  Abertura de candidaturas para a oferta de um exemplar, autografado, do último livro do Nuno Rubim, "A organização e as operações militares portuguesas no Oriente, 1498-1580: vol. 2: Navios e Embarcações", 2013, 210 pp, il. 

Os interessados terão que me mandar uma mensagem, até ao fim do corrente mês, manifestando o seu desejo de receber um exemplar, autografado, do livro do nosso camarada, a título gracioso, ou seja, sem quaisquer encargos.

Os interessados, grã-tabanqueiros,  precisam para isso estar inscritos no IX Encontro Nacioanal da Tabanca Grande, ou aparecer em Monte Real, dia 14 de junho, para receber das minhas mãos um dos 20 exemplares que o autor nos disponibiliza (. para além de mais 4 que já ofereceu à equipa editorial do blogue)...

Dado o stock limitado, e no caso de haver mais de 20 interessados, teremos de proceder a um processo de seleção dos contemplados.  O Nuno Rubim faz questão de os oferecer   a "camaradas que apreciem a nossa antiga história militar". Entraremos também em linha de conta com a ordem de chegada dos pedidos: Mail de serviço: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

A seleção final dos contemplados  será feita também com a ajuda do autor que não se deslocará a Monte Real, com muita pena nossa. E desde já lhe agradecemos  a sua generosidade e o seu gesto de camaradagem, contribuindo deste modo para enriquecer o nosso convívio anual, no dia 14 de junho, em Monte Real, no ano em que em o nosso blogue faz 10 anos.
___________________

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros editores e Camarigos,

Caso ainda chegue a tempo manifesto o meu interesse em subscrever um exemplar do livro do Nuno Rubim.
Um abraço,

Luís R. Moreira

Luís Graça disse...

Luis R. Moreira: Tomámops boa nota da tua manifestação de interesse. Até Monte Real. Luis Graça

Anónimo disse...

Caros Editores

Boa tarde

Também gostaria de ter o livro de Nuno Rubim,caso ainda seja possível.

Um abraço

António Fernando Marques

Manuel Resende disse...

Caro Luís,
Agradeço que me reserves um, caso seja possível. O saber não ocupa espaço.

Um abraço
Manuel Resende