segunda-feira, 19 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13163: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (5): Vamos elaborar o guia do grã-tabanqueiro, ou o livrinho verde-rubro do nosso blogue... Podem roubar-nos tudo, menos o sentido de humor de caserna... Prosseguem, entretanto, as inscrições... Já temos 63, incluindo camaradas da diáspora lusitana (EUA, Holanda)

I. Amigos e camaradas: 

No dia 14 de junho próximo, os amigos e camaradas da Guiné, leitores, colaboradores,  autores e editores deste blogue (coletivo), mais os seus acompanhantes, vão reunur-se em Monte Real para o seu convívio anual,,,

Uma das coisas que é difícil tirarem-nos é o nossos sentido de humor de caserna... Ajudou-nos a viver e a sobreviver a naquela terra distante que era verde e rubra... Ao longo destes dez anos a blogar, há frases, expressões, slogans, (ex)citações, (in)citações, palavras de ordem que vão caindo no goto, e que vamos repetindo, a propósito e às vezes a despropósito...

Lembrei-me de umas tantas. Haverá outras mais. Fica aqui o desafio para comentarmos e enriquecermos aquilo que poderá o embrião do nosso guia do grã-tabanqueiro... Se todos têm um guia, por que é que o grã-tabanqueiro não há ter um ?


1. O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!

2. Lembra-te, ó português: bandeira dos cinco pagodes, é na loja do chinês.

3. Não deixes que sejam os outros a contar a tua história por ti.

4. Cabral só há um, o de Missirá e mais nenhum

5. Camarada e amigo... é camarigo!

6. Dez anos a blogar, pois é!, são cinco comissões na Guiné!

7. Camarada não tem que ser amigo:  
    é o que dorme no mesmo buraco, na mesma cama, no mesmo abrigo.

8.  Para que os teus filhos e netos não digam, desprezando o teu sacrifício: 
    " Guiné ? Guerra do Ultramar ? Guerra Colonial ? Não, nunca ouvi falar!"

9. Uma vez combatente, combatente para sempre!

10. Desaparecidos: aqueles que nem no caixão regressaram.

11. Os filhos dos nossos camaradas, nossos filhos são.

12.  Sim, senhor ministro, somos uma espécie em vias de extinção... 
       E já demos instruções ao último que morrer, 
       para ser ele próprio a fechar a tampa  do caixão.

13. Camarada, que a terra da tua Pátria te seja leve!

14.  Ainda pior do que o inferno da guerra, é o inverno do esquecimento dos combatentes...

15. Rapa o fundo do teu baú da memória...

16. Recorda os sítios por onde passaste, viveste, combateste, amaste, sofreste, viste morrer e matar, 
      mataste, e perdeste, eventualmente, um parte do teu corpo e da tua alma...

17. Os  camaradas da Guiné dão a cara, não se escondem por detrás do bagabaga...

18. Tabanca Grande: onde todos cabemos com tudo o que nos une 
      e até com aquilo que nos separa.

19. Partilhamos memórias e afetos.

20. Lá vamos blogando, recordando, (sor)rindo, e às vezes cantando, gemendo e chorando!

21. E também lá vamos faceboOk...ando e andando!

22. Sabemos resolver os nossos conflitos... sem puxar da G3!

23. A 'roupa suja' lava-se na caserna, não na parada.

24. 'Periquito' salta  pró blogue, que a 'velhice' já cá está!

25. 'Um blogue de veteranos, nostálgicos da sua juventude' (René Pélissier dixit)


II. Prosseguem as inscrições para o nosso encontro. Já temos 63 e até à véspera do nosso encontro ainda haveremos de ter mais.

Cada inscrição é também uma prova de vida!


JÁ VAMOS NAS 63 INSCRIÇÕES, INCLUINDO CAMARADAS DA DIÁSPORA (HOLANDA E EUA)

Alcídio Marinho e Rosa (Porto)
António Faneco e Tina (Montijo / Setúbal)
António José Pereira da Costa e Isabel (Mem Martins / Sintra)
António Maria Silva (Cacém / Sintra)
António Martins de Matos (Lisboa)
António Sampaio & Clara (Leça da Palmeira / Matosinhos)
António Santos, Graciela & mais 7 do clã (Caneças / Odivelas)
António Sousa Bonito (Carapinheira / Montemor-o-Velho)

Carlos Vinhal & Dina (Leça da Palmeira / Matosinhos)

David Guimarães & Lígia (Espinho)
Delfim Rodrigues (Coimbra)

Eduardo Campos (Maia)

Fernando Súcio (Campeã / Vila Real)
Francisco Palma (Estoril / Cascais)

Hugo Guerra, Ema e neto Daniel (Marvila / Lisboa)
Humberto Reis e Joana (Alfragide / Amadora)

Joaquim Luís Fernandes (Maceira / Leiria)
Joaquim Mexia Alves (Monte Real / Leiria)
Jorge Canhão & Maria de Lurdes (Oeiras)
Jorge Loureiro Pinto (Agualva / Sintra)
José Barros Rocha (Penafiel)
José Casimiro Carvalho (Maia)
José Louro (Algueirão / Sintra)
José Manuel Cancela e Carminda (Penafiel)
Juvenal Amado (Fátima / Ourém)
Júlio Costa Abreu e Richard (Holanda)

Luís Encarnação (Cascais)
Luís Graça & Alice (Alfragide /Amadora)
Luís Moreira (Mem Martins / Sintra)

Manuel Augusto Reis (Aveiro)
Manuel Joaquim (Agualva / Sintra)
Manuel Resende & Isaura (Cascais)
Mateus Oliveira e Florinda (Boston / EUA)
Miguel Pessoa & Giselda (Lisboa)

Raul Albino e Rolina (Vila Nogueira de Azeitão / Setúbal)

Vasco da Gama (Buarcos / Figueira da Foz)
Virgínio Briote e Irene (Lisboa)


III. O nosso encontro (que já vai na 9ª edição) é aberto a todos/as: (i) camaradas e amigos da Guiné, (ii) ex-combatentes noutros teatros de operações da guerra colonial;  (iii) nossos  familiares e amigos,  (iv) leitores, em geral, do nosso blogue, bem como (v) amigos da nossa página do Facebook, Tabanca Grande Luís Graça [que sâo já cerca de 1400].

____________

Nota do editor:


Vd. postes anteriores:

12 de maio de 2014 > Guiné 63774 - P13130: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (3): Sondagem: Resultados preliminares (n=52): cerca de metade dos nossos respondentes têm intenção de ir a Monte Real, no dia 14 de junho... E já temos 47 inscrições de magníficos grã-tabanqueiros e seus gloriosos acompanhantes!

8 de maio de 2014 > Guiné 63/74 – P13114: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (2): Respondam à nossa sondagem, inscrevam-se já e surpreendam-nos com mais um razão a acrescentar às 10 razões fundamentais por que devemos estar todos juntos, em Monte Real, no próximo dia 14 de junho...

30 de abril 2014 > Guiné 63/74 – P13074: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (1): 10 razões para estarmos todos juntos, em Monte Real, no dia de 14 de junho de 2014, sábado, das 10h às 20h…

19 comentários:

Anónimo disse...

Julio Madaleno
19 maio 2014 11:29


Amigo Luís Graça

Venho dizer exatamente o que pedes: cá estou vivo com os meus setentinha deles.

Não vou a Monte Real. Apenas sigo o blogue.

Um grande abraço.

Júlio Madaleno Fur. mil. Guiné 67/69

Anónimo disse...

JOSÉ CARVALHO
18 maio 2014 12:19

Luís, acrescenta lá mais esta:

"O melhor remédio não são os Psiquiatras nem os Exorcistas, são, isso sim, os camaradas e os convívios da Tabanca Grande".

Abraço, até Monte Real.

J. Casimiro Carvalho

Anónimo disse...

PROVA DE VIDA


"Anónimo disse...
Caríssimo Luis,

Sem medo de me tornar repetitivo, aqui de longe,não poderia neste décimo aniversário, deixar de expressar a minha gratidão, a ti Luis, ao meu "Padrinho" Carlos Vinhal,e toda a equipe editorial.

À nossa tão sacrificada e tripudiada geração, vocês deram uma voz, mesmo que agora seja como "clamar no deserto", ficará gravada,hoje, como história dos vencidos,amanhã, quem sabe?

Forte abraço, com votos de rápida recuperação,

Vasco Pires"
Cf. P13076

Anónimo disse...

PROVA DE VIDA


"Anónimo disse...
Caríssimo Luis,

Sem medo de me tornar repetitivo, aqui de longe,não poderia neste décimo aniversário, deixar de expressar a minha gratidão, a ti Luis, ao meu "Padrinho" Carlos Vinhal,e toda a equipe editorial.

À nossa tão sacrificada e tripudiada geração, vocês deram uma voz, mesmo que agora seja como "clamar no deserto", ficará gravada,hoje, como história dos vencidos,amanhã, quem sabe?

Forte abraço, com votos de rápida recuperação,

Vasco Pires"
Cf. P13076

Anónimo disse...


Germano Penha
19 maio 2014 13:07

Fisicamente não vou poder estar mas estou lá de espirito e solidariedade.

Que seja um “ganda” dia para todos os “tabanqueiros” e mais importante que todos vão e regressem em paz.

Um abraço

Anónimo disse...

Luciana Andrade Guerra [Brasil]

19 maio 2014 11:19


Bom dia! Olá eu estou viva! Kkkk

Boa semana Luís, para toda a Tabanca.

Um abraço

Luciana

Luís Graça disse...

Mensagem enviada a toda a Tabanca Grande, pelo correio interno, ao fimd a manhã:

Amigos e camaradas: Façam a vossa... "prova de vida"!...

Podem não poder ou não querer vir a Monte Real, d9a 14 de junho... Mas digam, "Olá, tou vivo!"...

Um xicoração. Luis Graça.

Anónimo disse...

António Matos
19 maio 2014 13:58


Que não seja por isso, meu caro Luís !

ESTOU VIVO !

Quanto ao 14 de Junho, pois, nessa altura e mesmo que o deus Éolo se manifeste no seu esplendor habitual de ventos e ventanias, espero estar de papo pr'ó ar algures no Algarve, a descansar desta vida cansativa de reformado, kartista e motard convicto pensando evidentemente em vocês, abnegados tabanqueiros, que igualmente se esforçarão à mesa de lautas iguarias a recordar tempos passados em que a "bianda" imperava em cima de bidons de gasóleo transformados em mesas de banquetes e o faisão era sistematicamente substituído por estilhaços de um qualquer quadrúpede apanhado na armadilha da roda dos alimentos que mantém as espécies a mexer ...

Contigo, tudo bem ?
Um abração !
António Matos

Anónimo disse...

Martins Julião
19 maio 2014 14:26



Caro Luis e Companheiros da Tabanca Grande,

Ainda estou vivo, mas em lutas tremendas para consolidar uma empresa que muito sofreu com a crise em Portugal e, ainda por cima, estando em exportação, também não tem sido fácil resolver algumas questões, sobretudo com os mafiosos bancos nacionais.

Estou a 200%, pelo que não me é possível estar presente, com bastante mágoa.

Um abraço para todos os futuros presentes em Monte Real e para todos aqueles que não puderam estar, mas continuam vivos.

Um grande abraço


Martins Julião

Anónimo disse...

José Carlos Pimentel
19 mai 2014 14:22

Camarada Luis Graça

Por motivos de saúde não posso estar presente.

Com os meus melhores cumprimentos

José Carlos Santos Pimentel

Anónimo disse...

Rui Vieira Coelho

19 mao 2014 14:14

Caro Luis

Embora gostasse muito de ir a Monte Real, é completamente impossível pois tenho um baptizado de um sobrinho neto que não posso recusar.
No entanto estarei presente em espírito desde já envio a todos os Camarigos um grande abraço e muitas felicidades para as suas vidas.
Estou vivo conforme o teu pedido e quero dar-te um grande Alfabravo
Rui Vieira Coelho

Enviado do meu iPad

Anónimo disse...

marques de almeida Almeida
19 mai 2014 15:40

boa tarde para todas as tabancas pequenas grandes e, assim a assim.
Sinto-me de novo com a força anímica para expressar também o teu sentimento que pensamos seja de todos:

podem tirar-nos o honor da tabanca mas a nossa dignidade não.

Concretizo para anunciar que não poderei estar presente ao nosso encontro devido a nesse dia se realizar o encontro do meu batalhão com a estadia em Folgosinho no restaurante o Albertino.

Aproveito para desejar-vos um resto duma boa tarde com um fraterno abraço de Viseu onde me encontro neste momento.

marques de almeida

Anónimo disse...

Gabriel Goncalves
19 mao 2014 14:31


Olá Henriques.

Cá vou andando mais ou menos. Não tenho ideia nenhuma deste evento de projecção de slides, se calhar estava de férias na metrópole. Este ano não posso ir a nenhum almoço de convívio, mas espero que todos corram bem. Desejo-te rápidas melhoras.

Grande abraço

GG

[ex-1º cabo cripto, CCAÇ 12, 1969/71]

Anónimo disse...

Albano Matos

19 mai 2014 16:56


Olá, Luís,

Cheguei da serra da Gardunha, onde estive quase fora do mundo. Com operação à coluna da minha mulher e tratamentos, não sei se poderei estar em Monte Real
Abraço.-

AMMATOS.

Anónimo disse...

Lázaro Ferreira
19 mai 2014 16:56
Luis Graça,

Começo por agradecer o imenso trabalho que tem para connosco no blogue. Depois gostava de dizer que apesar de não ter condições para me deslocar a Monte Real (as receitas da função não me permitem fazer despesas a essa distância), espero poder fazê-lo no próximo ano se a conjuntura melhorar o que será difícil...

Mas auto estima é o que mais tenho e acredito; nesse sentido já fui a Lisboa a um Congresso de Direito do Desporto, no hotel Altis, em 14 de março passado; fui na qualidade de “Assistente convidado”, por isso não paguei e ainda tive quem me oferecesse estadia; agora tenho um Congresso de Direito Bancário também em Lisboa, no dia 5 e 6 de junho, este vou pagar; o meu orçamento está esgotado (...); agora tudo é suportado por mim; além disso, tenho a renda, os descontos à segurança social …, e muitos outros e a vida está muito difícil para receber dos meus clientes que muitos ou não pagam ou os que me vêm são pelo apoio judiciário!

No entanto estou agora estou bem melhor embora ainda não reparado pela morte da minha mãe em 31 de Outubro de 2013; vivi com ela 61 anos e cinco meses pois faço anos neste mês das flores (26), o primeiro que não tenho o gosto físico de estar com ela;

Espero que corre pelo melhor,
Um abraço do

Lázaro

Anónimo disse...

CARLOS NEVES - Fotografia
19 mai 2014 17:12

Olá estou vivo!

Não me é possivel ir a Monte Real pois estou nos Açores nessa altura. Aliás este mês de Junho a mim nunca me é o mais conveniente.
Abraço e bom convivio.

José Carlos Neves

Hélder Valério disse...

Luís

Boa ideia esta de apelares a uma "prova de vida" para que o pessoal se possa manifestar.
Se vai, ou não vai, nem interessa 'os porquês', o que interessa mais é sabermos se continuam a acompanhar, mesmo que porventura com algum 'distanciamento' motivado por uma qualquer "razão".

O mais útil é mesmo 'alimentar' o Blogue, com textos, notícias, comentários, fotos, etc., mas saber-se que o continuam a acompanhar é mesmo reconfortante.

Vou, irei com toda a certeza, a menos que surja algum problema na ocasião, embora ainda não tenha feito o registo. Irei fazê-lo lá mais para a frente.

Tenho estado a atravessar uma fase de grande complicação profissional, com muitas 'urgências "dos outros" e isso tem-me impedido de dar mais atenção ao Blogue. Na prática vou vendo 'em diagonal' o que vai saindo, faço um ou outro pequeno comentário, dou os parabéns (não devo ter falhado nenhum) e pouco mais. Mas isso é, creio, temporário.

Para a deslocação a Monte Real tenho, para já, a companhia dum conterrâneo ribatejano, fadista e etc., mas quero ver se consigo levar mais alguém daqui de Setúbal.

A ver vamos....

Hélder Sousa

Anónimo disse...

eduardo francisco
20 maio 2014 12:59

Luis!
14 de Junho é o dia do almoço da malta da 14. Para todos vocês, um abraço fraterno e amigo.

Como dizia o Poeta
...por isso a vós POETAS, eu levanto a taça fraternal deste meu canto
e bebo, em vossa honra, o doce vinho da amizade e da Paz....

Vós sois os Poetas, criadores duma amizade sem fronteiras.

Eduardo Estrela

Anónimo disse...

mario gualter rodrigues pinto Pinto
20 maio 2014 18:27

Caro Luis Graça

Obrigada pela lembrança natalícia.......

Quanto a Monte Real, eu faço questão em lá estar, mas ainda não possa dar-te a certeza porque como sabes eu nesta altura do ano tenho eventos para fazer, embora não exista nada marcado para dia 14/06 ainda pode aparecer por isso só lá mais para o fim do mês ou princípio do próximo poderei dar uma resposta...........


Um abraço

Mário Pinto