quinta-feira, 15 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13144: Em busca de... (244): José Moreira, ex-Fur Mil da CCAÇ 1438 (Buba e Quinhamel, 1965/67), procura os seus camaradas continentais

1. Mensagem de Luís Miguel Moreira, filho do ex-Fur Mil José Moreira da CCAÇ 1438 (Bissau, Buba e Quinhamel, 1965/67), com data de 12 de Maio de 2014:

Boa noite Sr. Luís,
Indicaram-me o vosso site através do facebook como um site onde poderia ver post sobre as várias companhias de caçadores que estiveram no ultramar mais precisamente na Guiné.
O meu pai esteve na Guiné entre 1965 e 1967 na Companhia 1438 ( Furriel Miliciano José Moreira) em que surgem dois posts no vosso site sobre sendo uma companhia açoriana e está correcto mas faziam parte da mesma muitos continentais da metrópole.
O que me leva a enviar este email é que eu gostava que o meu pai, e visto ter perdido o contacto com praticamente todos os seus companheiros de armas, conseguisse rever ex-companheiros de tropa da Guiné. Queria a V/ajuda se possível e caso tivessem contactos de membros dessa companhia (1438) me pudessem fornecer ou ajudar a encontrar elementos dessa companhia.
Sei que não será fácil pois o grande contingente era dos Açores mas como têm muitos conhecimentos decidi escrever-vos no sentido de me tentarem ajudar a realizar um dos sonhos do meu pai, rever ou falar com os seus companheiros de muita luta e sofrimento no ultramar.

Obrigado. melhores cumprimentos.
Luís Miguel Moreira
luis.miguelscp@gmail.com
(913810322)


2. Comentário de CV:

Caro amigo Luís Moreira
De facto vai ser difícil encontrar pessoal da "1438".
Numa pesquisa que fiz pela net não encontrei nada que nos pudesse ajudar. Fica a esperança de que alguém nos leia e lhe possa levar boas-novas.
Se me quiser mandar uma foto de seu pai, do tempo da Guiné, publicá-la-íamos aqui para ver se chama a atenção de algum dos seus camaradas.


Guião da CCAÇ 1438 / BII 17
(Com a devida vénia ao camarada Carlos Coutinho)


Sobre a CCAÇ 1438

- Formada no BII 17 - Angra do Heroísmo
- CMDT: Cap Inf Eugénio Batista Neves
- Partida: 18AGO65
- Regresso: 18ABR67

- Ficou inicialmente colocada em Bissau na dependência do BCAÇ 1857, tendo participado em várias operações.

- Em 15OUT65 foi colocada em Buba como subunidade de intervenção e reserva do BCAÇ 1861.
- Em 06OUT66 assumiu a responsabilidade do subsector de Quinhamel
- Em 31MAR67 foi rendida e seguiu para Bissau, onde se manteve até ao regresso.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 7 DE MAIO DE 2014 > Guiné 63/74 - P13110: Em busca de... (243): Comandante José [Luis] Pombo [Rodrigues], dos antigos Transportes Aéreos Civis, que operavam no CTIG... (Rui Vieira Coelho, ex-alf médico, BCAÇ 3872 e BCAÇ 4518, Galomaro, 1973/74)

1 comentário:

Unknown disse...

Eu fiz parte da CAC 1438 comandada pelo então Capitão Eugénio Neves. Éramos uma Companhia de intervenção, e como tal "porrada" nunca nos faltou. Deslocavamo-nos muitas vezes de LDP pelos rios da Guine ao encontro do "Inimigo de Direito".
O Furriel Moreira era o nosso Enfermeiro e como tal muitas muitas assistencias a feridos fez
Tempos para esquecer mas que
nunca esquecerão.