quarta-feira, 14 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13138: Tabanca Grande (434): Luís Cândido Tavares Paulino, ex-Fur Mil da CCAÇ 2726 (Cacine e Cameconde, 1970/72) - Grã-Tabanqueiro 655

Mensagens enviadas ao nosso Blogue pelo nosso camarada Luís Cândido Tavares Paulino, ex-Fur Mil da CCAÇ 2726 (Cacine e Cameconde, 1970/72):

Primeira mensagem:
Amigo e Camarada Luís Graça,
Tenho vindo a abrir com alguma frequência o blogue, que é o ponto de encontro de muitos que como eu, cumpriram as suas comissões de serviço nas Ex-Colónias desde o início da década de 60 até 1974 e sempre tive o desejo de um dia poder vir a contribuir para o seu enriquecimento, - por entender que muitas das memórias que aqui são narradas, irão pertencer à história da época colonial - e também para continuar a manter ligações com os que como eu, também palmilharam aquelas terras africanas.

Fui Fur. Mil. e pertenci à C.Caç. 2726, que cumpriu a sua comissão de serviço na Ex-Colónia da Guiné, tendo ficado estacionada em Cacine e Cameconde, desde Abril de 70 a Fevereiro de 72.

Esta unidade formada no BII18 em Ponta Delgada, era maioritariamente constituída por naturais dos Açores e comandada pelo Capitão David Magalhães, (hoje Coronel).

Em 2004, por mera casualidade, foi possível reencontrar um número significativo de elementos e a partir dessa data temo-nos reunido anualmente em convívios, cuja duração nunca foi inferior a 3 dias. Durante estes 10 anos, já percorremos desde o Minho e Trás-os-Montes ao Algarve e as Ilhas de S.Miguel, Terceira, Pico e Faial.
Para este ano já está praticamente organizado o 10.º Convívio, que vai ocorrer em Lisboa, de 20 a 22/6.

Do Programa constam visitas a lugares de interesse histórico e turístico, culminando com o habitual almoço convívio, abrilhantado por um conjunto de guitarra e viola que irão acompanhar uma fadista e organista que irá transmitir uma animação própria para estas ocasiões.

Saudações fraternas,
Luís Paulino



Segunda mensagem:
Amigo e Camarada Luís Graça,
Enviei ontem um email para o blogue e hoje ao proceder à sua abertura e após uma leitura pormenorizada, verifico que o médico Bernardo Silva, que passou pela nossa Companhia em Cacine, tem referido os nomes do Comandante - Capitão David Custódio Gomes Magalhães, o meu e de outro médico Mário Bravo, que também deu assistência à nossa Companhia.
Atendendo a que está para breve o nosso 10.º Convívio, seria interessante se fosse possível contactá-lo para o poder convidar.

Saudações fraternas,
Luís Cândido Tavares Paulino
Ex-Fur. Mil. C.Caç.2726


Com Este Sinal Vencerás


Terceira mensagem:
Caro Amigo e Camarada Vinhal,
Como já ontem referi num email que enviei para o blogue Luís Graça, sou o ex-militar que pelos vistos está a ser badalado no blogue dos que como eu prestaram serviço militar na Guiné.

O meu nome é - Luís Cândido Tavares Paulino e fui Furriel Miliciano na C. Caç.2726, que esteve estacionada em Cacine de 1970/1972.
Não sendo minha intenção desvalorizar os eventos de outras unidades que se têm organizado por todo o país, é de realçar a forma quase "profissional" como organizámos os 9 Convívios já passados. Como também referi, já percorremos o continente desde Minho, Trás-os-Montes, Beira Litoral, Estremadura e Algarve. Nos Açores já visitamos S. Miguel, Terceira, Pico e Faial.

Lembro-me que na viagem a S. Miguel faziam parte do grupo mais ou menos 90 pessoas. - Viagens de avião, alojamento em hotéis, transportes terrestres locais, para visitas turísticas, almoços extra-convívios, cerimónias religiosas, animação musical, (organistas, conjuntos de violas e guitarras com fadistas, ranchos folclóricos locais), tudo isto para animar o formal Almoço Convívio.

O meu amigo poderá questionar-se: se será possível que estes malucos ainda tenham pedalada para estas actividades? Podem acreditar que é mesmo esta a realidade dos nossos Convívio.

Também já li no blogue do Luís Graça que o médico Bernardo Amaral, que prestou assistência médica à Companhia, já fez referência à nossa singular dos nossos eventos. Gostaria que ele nos acompanhasse este ano em Lisboa, por ocasião do nosso 10.º Convívio de 20 a 22 de Junho. Também já contactei via telefone, o médico Mário Bravo, nesse sentido, pelo que a sua presença poderá ser uma realidade.

Agradeço, se for possível, que me contactem.

Saudações Fraternas.
Luís Cândido Tavares Paulino
Ex-Fur. Mil. C.Caç.2726

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cacine vista de uma embarcação no rio... à esquerda o antigo posto de socorros no tempo da CART 1692... Ainda hoje a povoação, embora degradada, está coberta de magníficos poilões e cabaceiras.

Foto: © Luís Graça (2012) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados


2. Comentário do editor

Caro camarada Luís Paulino,
Muito obrigado pelo teu contacto e por seres um dos leitores do nosso Blogue.
Em conversa telefónica, ontem à tarde, pudemos trocar imensas recordações dos nossos tempos de militares e dos caminhos que trilhámos quase ombro a ombro.
Para que quem me leia fique a saber tanto como nós, passo a explicar.
Fizemos ambos a recruta do CSM no RI 5 das Caldas da Rainha no segundo turno de 1969, de 21 de Abril a 3 de Julho, dia em que Juramos Bandeira. Tu pertencias à 2.ª Companhia de Instrução e eu à 6.ª. No meio ficava a 4.ª.
Tu foste depois fazer a Especialidade na arma de Infantaria (CISMI) Tavira e eu Artilharia (EPA) Vendas Novas.
Voltámos a andar juntos no XXXIII Curso de Minas e Armadilhas, na Escola Prática de Engenharia de Tancos (EPE), entre 20 de Outubro e 28 de Novembro de 1969. Eu na Turma B, tu não te lembras da tua.
Durante o Curso ambos fizemos amizade com o então Aspirante Couto que viria a integrar a minha Companhia na Guiné, onde viria a falecer no dia 6 de Outubro de 1970, vítima de uma mina antipessoal IN.
Findo o curso foste para os Açores e eu (em Dezembro) para a Madeira.
Quando mobilizados, ambos para a Guiné, tu saíste de Lisboa no dia 11 de Abril de 1970 com a tua açoriana CCAÇ  2726, no navio Ana Mafalda, que fez escala no Funchal no dia 13 para embarcar a minha madeirense CART 2732. De novo reunidos, desta vez num espaço bem mais pequeno.
Por certo fizemos as refeições juntos a bordo e dormimos em camarotes contíguos.
Chegados à Guiné, seguiste o teu destino para os Resorts de Cacine e Cameconde e eu, mais modesto, estive 23 meses nas Termas de Mansabá.
Regressaste a 27 de Fevereiro de 1972, sortudo, véspera do dia em que eu havia de abandonar definitivamente Mansabá para aguardar, em Bissau, embarque para a Metrópole, o que veio a acontecer só no dia 19 de Março.

Disse que te receberemos na tertúlia com todo o gosto, desde que prometas enviar-nos algumas das tuas memórias escritas e em fotos. Já sabes que para formalizar a tua admissão na Tabanca Grande, nome por que também é conhecido o Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, nos deves mandar uma foto "daquele tempo", fardado, e outra actual (de preferência tipo passe, em formato JPEG) que se destinam, não só aos nossos arquivos, como também a ilustrar os teus postes, que como te expliquei também, somos nós a publicar.

As tuas mensagens com textos e/ou fotos a publicar devem ser enviadas para o Blogue, endereço luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com e para um dos co-editores: eu ou o Eduardo Magalhães.

Já que estamos em contacto, passo a informar, se ainda não sabes, que no próximo dia 14 de Junho se vai levar a efeito o IX Encontro da Tabanca Grande, convívio este aberto a todos os camaradas que palmilharam aquela terra vermelha, que molharam as fardas nas bolanhas e as secaram sob aquele tórrido sol. Isto nos une e nos faz irmãos. Por isso nos tratamos por tu, independentemente do que fomos (patentes militares) e do que somos agora como civis.

Caro Luís, já me alonguei muito. Logo que me mandes as fotos da praxe, publicá-las-ei neste mesmo poste para que te possamos conhecer aí pelos caminhos de Portugal.

Recebe um abraço de boas-vindas em nome dos editores e da tertúlia.
Fico por aqui ao teu dispor
Carlos Vinhal

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Setor de Cacine > Cameconde > 1968 > Três aspetos gerais do destacamento.

Fotos: © António J. Pereira da Costa (2013). Todos os direitos reservados


3. Em tempo

Fotos da praxe publicadas em 4 de Junho de 2014.
A propósito, posso dizer-te, caro Luís Paulino, que "a tua cara não me é estranha".
Carlos Vinhal
 ____________

Nota do editor

Último poste da série de 15 DE ABRIL DE 2014 > Guiné 63/74 - P12991: Tabanca Grande (433): Lucinda Aranha, filha de Manuel Joaquim dos Prazeres que viveu em Cabo Verde e na Guiné entre os anos 30 e 1972, e que era empresário de cinema ambulante

8 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Vinhal: Com que então nas Termas de Mansabá? Talvez fosse curial dizer-te que para aí teres passado tão belos tempos, sacrifiquei-me eu e a minha CCAÇ 1422 que pacificámos a zona em finais de 1965 (duas semanas) e deixámos a adega meia cheia. Um abraço e gostei de ler-te neste espírito alegre. Um abraço do
Veríssimo Ferreira

Anónimo disse...

Caro Luís Paulino,
O edifício a que te referes, na fotografia da nossa magnífica Cacine, era a cantina e não o posto de socorros! Esse está logo a seguir e vê-se, ainda na foto! Tudo isto se a memória não me atraiçoa, porque já não tenho muitas certezas sobre o que "ontem" se passou!
Por isso mesmo... lamento, mas não me lembro de ti! Mas fui um dos que te deu a liberdade! Pertencia à 3520, que te foi render! Mas lembro-me muito bem do Capitão Magalhães, com o seu inconfundível bigode! Fiquei muito feliz por saber (ou deduzir!) que ele se encontra bem! Passei muitos serões na jogatana do King com o capitão Magalhães!
Finalmente quero dizer-te que é um grande prazer ver-te por aqui e envio-te um grande abraço!
PS Sabes alguma coisa do ex-alferes Nunes, açoreano e comandante do Pelotão de Artilharia que estava em Cameconde?
Juvenal Candeias

Luís Graça disse...

1. Em 9 de maio último, o Luís Paulino já me tinha mandado o seguinte mail que eu reencaminhei para o Carlso Vinhal.

(...) Amigo e Camarada Luis Graça,

Sou um frequentador do blogue e apesar de já algumas vezes ter tentado dirigir-me a alguns bloguistas, não o tenho conseguido.

Cumpri a comissão de serviço em Cacine de 70/72, integrado na CCaç 2726, com o posto de Fur Mil e como todos temos estórias para contar, eu não fujo à regra!

Pergunto: Quais os procedimentos que terei desenvolver para me registar?

Saudações Fraternas,

Luis Cândido Tavares Paulino

2. Vejo, com muito agrado, que o Luís Paulino já concretizou a sua intenção se juntar ao resto da rapaziada, e que é contemporâneo do Carlos Vinhal. Vejo, além disso, que mora em Algés e é, portanto, meu vizinho.

Daqui, de Alfragide, vai um alfabravo fraterno.

Luis Graca

Amaral Bernardo disse...

Luis Paulino

A 2726 foi a minha 1ªComp-Cheguei a Cacine em principios de Dezembro de 1970-estavam lá os comandos africanos acabados de chega de Conacri(foram quase todos fuzilados depois...Lembras-te do Tomás Camarà!...Foi convosco que passei o meu 1ºNatal na Guiné.Fazia Cacine(e Cameconde) e Gadamael(acabado de chegar fui lá passar tres certidões de óbito.)
Bom...vou telefonar-te.
Abraço rijo
Amaral Bernardo

Unknown disse...

Caros Camaradas,
Estive em Cameconde de Abr68 a Jun69 no 7º Pelotão de Artª. Quando deixei Cameconde /Cacine estava lá uma Compª de Açoreanos comandada pelo Cap. Estrela Soares.
Obrigado pelas fotos e um bem haja para todos.
J.Diniz C.S.Faro(Ex-Fur Mil Artª)
Abraço.

Mário Jorge Santos disse...

eu estive lá com essa companhia Açoriana eu era da comp-122 pára~quedista numa das noites que Mansabá foi atacada tivemos lá um ferido com um estilhaço nas costas eu e outro camarada e que o levamos para a enformaria estivemos lá salvo erro um mês tenho ai bons momentos e maus demo nus bem com essa comp dava me muito bem com o sold que servia a mesa os sag e ofec do exerci e eu do lado dos páras o meu nºera45/69
70/72 um grande abraço a essa comp

Mário Jorge Santos disse...

eu estive lá com essa companhia Açoriana eu era da comp-122 pára~quedista numa das noites que Mansabá foi atacada tivemos lá um ferido com um estilhaço nas costas eu e outro camarada e que o levamos para a enformaria estivemos lá salvo erro um mês tenho ai bons momentos e maus demo nus bem com essa comp dava me muito bem com o sold que servia a mesa os sag e ofec do exerci e eu do lado dos páras o meu nºera45/69
70/72 um grande abraço a essa comp

Anónimo disse...

Obrigado Luís pela tua informação sobre o ex-Alferes Nunes! Se ele fosse ao vosso encontro ainda procurava passar por lá para lhe dar um abraço! Mas como este ano não vai... vou aguardar melhor oportunidade!
Grande abraço para ti.
Juvenal Candeias