terça-feira, 29 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P13068: A cidade ou vila que eu mais amei ou odiei, no meu tempo de tropa, antes de ser mobilizado para o CTIG (27): Guardo Elvas e as suas gentes no meu coração (Henrique Cerqueira)


Foto nº 575


Foto nº 559


Foto nº 568


Foto nº 578


Foto nº 528

Elvas > 2 de março de 2014 > Os fortes de Santa Luzia  (foto nº 575) e da Graça (foto nº  559) e Museu Militar  de Elvas (fotos nº 568, 578 e 528).  Infelizmente, o muncípio de Elvas ainda não tem disponível, na sua página oficial, todas as informações imprescindíveis (história, itinerários, etc.) para se conhecer  melhor e divulgar o seu património mundial, classificado pela UNESCO em 30/6/2012.

Fotos: © Luís Graça (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. Comentário,   com data de  11 do corrente,  ao poste P12961 (*), subscrito por Henrique Cerqueira [ex-fur mil, 3.ª CCAÇ / BCAÇ 4610/72, Biambe e Bissorã, 1972/74]:

Como eu adorei Elvas!

Eu penso que o meu encanto por Elvas também tem um pouco a haver com a minha nova condição militar na altura. É que era a primeira vez que me via na condição de Cabo Miliciano e para mais logo a seguir a ter estado no CISMI em Tavira. Por tal e logo á partida comecei a gostar de Elvas o único problema era estar muito longe de casa e só me permitia ir a casa de quinze em quinze dias.

Mas Elvas tratou-me tão bem, mesmo o quartel o BC8,  comandado pelo Sr.Tenente Coronel Romão Loureiro,  assim como o meu comandante de companhia de instrução na altura o Sr. Capitão do QP Henrique Cerqueira Barreira . Tudo "gente humana" e sensível para com os novos recrutas e milicianos. 

A população de Elvas era altamente simpática e até á semelhança de Tavira tinha muito comércio gerido por militares do QP, mas tinham um comportamento diferente dos seus congéneres de Tavira.
Enfim amei Elvas e guardo no meu coração aquela cidade alentejana e suas gentes. (**)

Henrique Cerqueira

Fotos: © Luís Graça (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]

___________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

8 de abril de  2014 > Guiné 63/74 - P12948: Fotos à procura... de uma legenda (26): Mais um sítio de passagem, para alguns de nós, no tempo de tropa... Qual ? (Luís Graça)

10 de abril de 2014 > Guiné 63/74 - P12961: Fotos à procura... de uma legenda (27): Oh Elvas, oh Elvas, Badajoz à vista!... (Parte I) (Luís Graça)

(**) Último poste da série > 9 de abril de 2014 > Guiné 63/74 - P12956: A cidade ou vila que eu mais amei ou odiei, no meu tempo de tropa, antes de ser mobilizado para o CTIG (26): Leiria, o pior tempo do meu início de vida militar; Santarém onde a Cavalaria não é melhor nem pior, é diferente; Tavira, onde ia morrendo; Carregueira do bidonville; Mafra onde a instrução era levada a sério (Augusto Silva Santos)

1 comentário:

Anónimo disse...

Henrique Cerqueira
30 abr 2014 18:49

Luís Graça
Obrigado pela publicação do meu comentário e que bem que está com as tuas belas fotografias de Elvas.
Na verdade já estive em Elvas mais umas duas vezes nestes últimos anos ,mas de certeza que lá voltarei tanto a Elvas como Évora outra cidade que amei e fui mesmo muito feliz ,porque foi em Évora na véspera de embarcar para a Guiné e na véspera do meu aniversário que comuniquei á minha mulher que no dia seguinte estaria na Guiné. Nessa véspera dia 18 de Junho de 1972 foi um dos dias mais tristes e mais alegres da minha vida. Tinha recebido o primeiro salário de Furriel e convenci a Ni a ir ter comigo a Évora onde ficamos hospedados na Pensão Geraldo junto á praça do mesmo nome. Vê lá tu que naquela altura eu me sentia um homem rico com o primeiro salário de Furriel. Por essas e outras eu fui mesmo feliz nestas duas cidades mesmo no quartel RI 16 em Évora os soldados e em especial os cabos milicianos eram tratados com uma certa deferência pois o Comandante (do qual não me lembro do nome) tinha uma especial admiração pelos cabos milicianos (vá lá saber porquê? )
Um abraço
Henrique Cerqueira