sábado, 26 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P13044: (Ex)citações (227): A guerra vista de Bafatá. O edifício-sede do batalhão (António Bernardo, CCS / BART 2920, Bafatá, 1970/72)

1. A propósito da mensagem: Guiné 63/74 - P13034: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (88): O senhor Camilo da Bafatá, da autoria do nosso Camarada Fernando Gouveia, que foi Alf Mil Rec e Inf, em Bafatá, 1968/70), com data de 24 de Abril de 2014, recebemos do Sr. António Bernardo a seguinte mensagem:


Caro Fernando,

Permite-me emendar-te na legenda das fotos. O edifício-sede do batalhão é o assinalado na foto que envio em anexo e defronte do qual, situava-se a casa do Sr. Camilo. De estilo colonial, composta de dois pisos. No rés-do-chão, o estabelecimento comercial; no piso superior, a residência.

Era do conhecimento geral, os "lautos jantares à oficialidade lá do sítio", tanto assim, que foi no lauto almoço do domingo de Páscoa de 1972 (2 de abril) que o cmdt do BART 2920, tomou conhecimento do acontecido na CART 2742 em Fajonquito e relatado no poste 5932. 




Cumprimentos.


António Bernardo

[ CCS / BART 2920, Bafatá, 1970/72]



___________

Nota de M.R.: 

Vd. Também o poste em referência: 


Vd. último poste desta série em: 


1 comentário:

Fernando Gouveia disse...

Caro António Bernardo:

Como referi no meu 1º poste, de apresentação no Blogue "Passaram 40 anos sobre a minha comissão na Guiné, no Agrupamento do Sector Leste, em Bafata, segunda cidade a seguir à capital Bissau, e portanto a minha memória já pode falhar, nomeadamente quando refiro datas ou nomes".
Assim sendo, concordo em absoluto com a sua correcção. A minha referência à sede do batalhão ser do lado esquerdo da rua, quem desce, deve-se ao facto de ser aí que me costumava encontrar com outros alferes. Então aí seria o BAR e passados 40 anos transformei-o em sede do batalhão.
Obrigado pela correcção.
Um abraço.
Fernando Gouveia