segunda-feira, 17 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12847: Brochura, "Soldado! Coisas importantes que deves saber", 5ª ed. [Lisboa: SPEME, 1970, 14 pp.] (II e última Parte) (Fernando Hipólito / César Dias)




















Reprodução da  II e última parte  (pp. 1, e 7 a 14)  da brochura de 14 páginas, "Soldado!, Coisas importantes que deves saber. Aos jovens soldados do Exército Português", ª ed. [Lisboa: SPEME - Serviço de Publicações do Estado Maior do Exército, 1970, 14 pp.].(*)

Este exemplar pertence ao nosso novo grã-tabanqueiro, nº 650, Fernando Hipólito (**), e chegou-nos às maõs, devidamente digitalizado por gentileza e generosidade do César Dias. Aos dois o nosso muito obrigdo. 

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Este documento, de que é a 2ª parte, é realmente uma peça histórica interessante.
A esta distância pode ser que alguém ache ridículo. Mas não é!
Tem uma lógica.
Tem um objectivo.
E acho que acabou por cumprir bem a sua missão.
Nuns casos por ter convencido alguém a exacerbar o seu 'patriotismo'. Noutros casos, pelo efeito contrário.

Foi muito bom que alguém o tivesse guardado e que o tivesse disponibilizado para nossa (re)lembrança.

Hélder S.

admor disse...

É curioso, que não me lembro de me darem nada disto, nem tampouco me ter passado pelas mãos estes folhetos, mas também não posso garantir que não tenha tido qualquer tipo de acesso a estes elementos.

O que posso garantir é que na EPC não se esqueciam de nos lembrarem constantemente estas situações a nível de material do exército, que nos confiavam e do que viriam a confiar-nos.

De qualquer modo parece-me interessante e bem estruturado no sentido de nos dizer o que o Exército esperava de nós.

Como disse o Hélder foi bom ter conhecido isto, mesmo 48 anos depois.

O meu obrigado aos camaradas Fernando Hipólito e César Dias.

Adriano Moreira