quinta-feira, 13 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12833: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (83): Recebi notícias do último CMDT do Glorioso GA 7, Coronel de Artilharia Faia Correia (Vasco Pires)

1. Mensagem do nosso camarada Vasco Pires (ex-Alf Mil Art.ª, CMDT do 23.º Pel Art, Gadamael, 1970/72), com data de 4 de Março de 2014:


...e a nossa TABANCA É GRANDE ​

Caríssimos Carlos Vinhal /Luis Graça,
Cordiais saudações.

Em 06 de Agosto 2012, fiz um comentário no P10228 do Nobre Artilheiro Humberto Nunes, e em 23 de Junho 2013, o Exmo. Senhor Coronel de Artilharia Faia Correia, último Comandante do Glorioso GA 7 (GAC 7), replicou sobre o meu comentário, de que só agora tive notícia.

Anónimo disse...
Caro Humberto Nunes, Cordiais saudações,
Lendo o teu depoimento, lembrei o ano de 1970, quando cheguei a Gadamael. Lá encontrei uma companhia em fim de comissão, comandada por um experiente Oficial, o então Capitão de Artilharia Rodrigues Videira, que muito me ajudou nesses primeiros tempos.
Dizia ele, que o que salva o ser humano, é a memória seletiva, pois,com o tempo, vai-se se não eliminando, ao menos amenizando as experiências mais dolorosas,e as experiências positivas ficam relativamente mais fortes.Sábias palavras, digo eu.
forte abraço
Vasco Pires,
Ex-Comandante do 23º Pel. Art.

************

Caro Camarada Vasco Pires, Ex-Comandante do 23º Pel. Art.
Fui o último Comandante do GA7 e só muito recentemente é que tive acesso a esta nossa Tabanca Grande e através dela tenho vindo a contactar com camaradas que serviram comigo nessa prestigiada unidade de Artilharia, onde estive de agosto/73 até setembro/74. Não chegámos, portanto, a conhecermo-nos. Contudo, porque se refere às "sábias palavras do experiente Capitão Rodrigues Videira", posso dar-lhe notícias dele, por mantermos uma sólida amizade, desde 1961, quando fui instrutor de Artª na Academia Militar.
Ele voltou à Guiné como Comandante duma Bateria Anti-Aérea que tinha os Pelotões espalhados mas o comando da dita estava sediado no Grupo em Bissau.
Depois, desde o regresso da Guiné fomo-nos encontrando, em Leiria e, por último, na Academia Militar.
Para além de inteligente e culto (foi o 1º.do seu curso na Ac Mil), é transmontano e, como tal, de grande frontalidade. As palavras dele, colocadas aqui por si, demonstra o que afirmo. Mas olhe que ele, em Gadamael, era ainda um muito jovem Capitão.
Mantemos contactos frequentes, a nível familiar, e despedimo-nos sempre com pena que a tarde tenha chegado ao fim...
Um pormenor, como está reformado, dedica-se ao bridge e é muito requerido para encontros organizados por amigos! Como dizia um amigo meu de Cavalaria, quando dois artilheiros se encontram, o abraço toma a forma duma soquetada, que peço que aceite com a amizade do
Faia Correia, Cor Artª Reformado

************

Além da honra de receber comunicação do Comandante da minha Unidade, traz notícias do Ex-Capitão Rodrigues Videira, Cmdt da CART 2478, que recebeu este "periquito" em Gadamael em 1970, e cuja foto coloquei no meu P11148 "Alfero di canhão".

Um periquito em Gadamael... e a velhice da CART 2478

Já anteriormente falei do Capitão Videira:
"Cheguei a Gadamael Porto, lá por meados de 70 para assumir o comando do 23° Pelart, encontrei uma Companhia em fim de comissão, comandada pelo então Capitão de Artilharia Rodrigues Videira, que logo nos primeiros dias me falou da importância da disciplina em zona de guerra..."

Ele foi figura fundamental, apesar de poucos meses de contacto, nos meus dois anos de serviço na Guiné. Um Capitão em fim de comissão, recebeu o soldado "periquito" paternalmente, e durante esse tempo de convivência, foi desfiando pequenos (grandes) detalhes da arte de comandar.
Posso afirmar hoje, mais de quarenta anos depois, sem risco de exagero, que devo ao Capitão Videira, a "normalidade" com que decorreram os meus dois anos de serviço.

Forte abraço a todos
Vasco Pires
Ex-Comandante do 23.° Pel. Art.
Gadamael
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 DE FEVEREIRO DE 2014 > Guiné 63/74 - P12727: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (81): António Medina, natural da ilha de Santo Antão, Cabo Verde, foi fur mil da CART 527 (Teixeira Pinto, 1963/65) e vive hoje nos EUA, onde descobriu o nosso blogue

Sem comentários: