segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12340: In Memoriam (172): António Henrique Teixeira, o "Tony" Teixeira , um "onça negra", da CCAÇ 6, um grande bedandense, um magnífico camarada e amigo (1948-2013)... O funeral é amanhã, às 11h30, na sua terra natal, Espinho.



Lourinhã, Abellheira, 17 de agosto de 2011 > O Tony Teixeira, num almoço de convívio, oferecido por amigos do Joaquim Pinto Carvalho e Luís Graça

Fotos: © Luís Graça (2011). Todos os direitos reservados


1. A notíca, brutal, chegou-nos às 10 da manhã, a casa. 

Foi a Alice, acamada, a curar uma gripe, que atendeu o telemóvel...  Do outro lado da linha, a voz chorosa da Maria do Céu, esposa do Joaquim Pinto de Carvalho:  "O Tony morreu assim, de repente, de uma pneumonia fulminante!"...

O nosso camarada António Teixeira, ex-Alf Mil da CCAÇ 3459/BCAÇ 3863 (Teixeira Pinto), e CCAÇ 6 (Bedanda) (1971/73) tinha perdido, há um ano, fez agora um ano em 1/11/2013,  a sua querida esposa, Cindinha, vítima de doença prolongada.  O casal tinha um filho de 24 anos, estudante de arquitetura.

O funeral do Tony é amanhã, em Espinho, sua terra natal, às 11h30, na igreja Matriz.    O corpo segue depois para o cemitério n. 3 de S. João da Madeira onde será cremado, regressando mais tarde ao cemitério de Espinho, segundo informação que obtivemos na página do Facebook do Tony.

O Tony (António Henrique Teixeira) tinha uma página pessoal no Facebook: clicar aqui para ler as últimas mensagens, de despedida, dos seus muitos e bons  amigos, que estão devastados com a notícia do seu precoce desaparecimento. Ele era uma pessoa muito querida na sua terra, onde foi DJ e professor de educação física.

Sei que o Pinto de Carvalho e a Maria do Céu, seus amigos íntimos de longa data, partirão ainda hoje, do Cadaval,  ao fim da tarde para darem as últimas despedidas ao nosso Tony e apoiarem o filho do Tony, de 24 anos, e a senhora sua mãe, que deve ter perto de  90 anos.  Para eles vai o nosso o xicoração apertado.

Pessoalmente, conheci-o em agosto de 2011. E ficámos logo amigos. Passámos uma semana de intensa convívio, na Lourinhã. Ele frequentava, amiúde, a casa dos Pinto Carvalho, em Lisboa, na  Lourinhã e sobretudo no Cadaval (onde têm um empreendimento turístico, Artvilla, que o Tony adorava).

A última vez que se encontraram foi em Lisboa, no princípio do corrente mês. Ele andava em tratamento médico na capital, por causa de problemas do foro respiratório.  Mas nada fazia prever este trágico desfecho, disse-me a Maria do Céu, há um bocado ao telefone, inconsolada: "Aquela noite seria a última em que estaríamos  juntos. Fomos ao teatro e depois cear nos Restauradores, num sítio de que gostamos muito. Ele estava feliz. Sabes o que eu te digo? A vida não vale menos nada"...

O Tony entrou para o nosso blogue em 27/1/2011, e apresentou-se nestes termos (**):

(...) Alferes Miliciano António Henrique Teixeira;
Nascido a 21 de Junho de 1948;
Residente em Espinho;
Actualmente reformado do Ensino Secundário;
Licenciado em Educação Física e Desporto, fui professor desde Dezembro de 1973 até Agosto de 2006." (...)


Fotógrafo de Bedanda, tem mais de 40 referências no nosso blogue. Cabe-lhe sobretudo o grande mérito de, a partir dessa data em que se sentou sob o poilão da Tabanca Grande, começar a juntar a "família bedandense", dispersa de norte a sul do país. 

Infelizmente eu nunca pude aceitar o seu convite para estar presente nos primeiros encontros, na Mealhada. Fui ao terceiro, em Peniche, mas dessa vez foi ele que não pôde comparecer por razões de saúde (**). Fico com essa mágoa, a de nunca mais o ter visto e abraçado depois do nossas miniférias de verão, na Lourinhã, em agosto de 2011.

Sobre o  êxito quer foram esses dois primeiros encontros, eu escrevi na altura o seguinte: (...) O êxito do 2º encontro dos nossos camaradas bedandenses deve-se a dois pares de razões… Por um lado, às qualidades de comandante do António Teixeira (Tony, para os amigos), à sua capacidade de liderança motivacional e de organização, qualidades que eu topei logo quando o conheci, o verão passado, na Lourinhã, por intermédio de um amigo comum, o Pinto Carvalho, o mais lourinhanense dos cadavelenses que eu conheço…

O segundo par de razões, apresentou-as o próprio organizador, no início do seu relatório de mais esta operação “saudade”, levada a bom termo… Tem a ver a com o “bom irã” de Bedanda, essa terra mágica: (,,,) “muitos dos presentes neste encontro não se conheciam, visto terem pisado naquele chão em alturas muito diferentes. Mas aquele chão, aquela terra, é mágica, e exerce sobre nós um poder fantástico, poder esse que nos move e nos transcende. Assim, e já depois do grande êxito que foi o nosso primeiro encontro, este ultrapassou todas as expectativas, conseguindo juntar 48 convivas, que por lá passaram entre 1963 e 1974. E nem o dia cinzento, com uma chuva miudinha à mistura, arrefeceu o nosso entusiasmo. Logo ao primeiro abraço era como se sempre nos tivéssemos conhecido”. (…)
Tony, vais ficar aqui, junto dos nossos corações. Não te vamos esquecer, prometo!  E o Joaquim Pinto Carvalho vai tomar o teu lugar, sob o poilão da nossa Tabanca Grande. Descansa em paz, meu "onça negra"! (LG)

35 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Mais um que parte, e deixa-nos mais sós e pobres.

Comdolências à familia e aos camaradas de armas.

Que descance em paz.

Anónimo disse...

vasco david de sousa Santos
25/11/2013 13:50


Caros Amigos,

Tomei conhecimento, há momentos, através do Luis Nicolau que, o nosso querido Tony tinha falecido ontem a noite e que o funeral
se realiza amanha, as 11,30 hora em Espinho.

Paz a sua Alma.

Ainda não sei o endereço do local do funeral mas vou tentar saber
a fim de estar presente.

Vasco Santos

João José Alves Martins disse...

Não tenho palavras para expressar o choque e a grande mágoa que sinto pela partida deste nosso amigo e ex-camarada de armas.
É, sem dúvida, uma grande perda, é mais um que caminha à nossa frente, e que, espero, voltarei a encontrar na Pátria Celeste. Até lá, camarada, e que estejas bem, e bem-disposto como sempre te conheci.
À família enlutada, os meus sentidos pêsames.
João Martins

armando pires disse...

Esta manhã, por razões outras, falei com um amigo e camarada jornalista, o Ze-António França, que vive em Espinho, que me deu conta da grande tristeza que o invadia pela perda de um amigo de infância e de toda a vida. Do seu grande amigo me falou, da doença que desde há três anos o afectava, da sua grandeza como homem, e assim, meio das coisas que o não são disse-me o França, "olha, ele também esteve ba Guiné, em Bedanda". Ao sinal pedi-lhe o nome completo, revelei-lhe que o procuraria aqui, ele também me deu conta de julgar que era aqui, á sombra do nosso poilão, que o seu amigo publicava fotos lá de Bedanda, e não preciso de escrever mais nada porque quem me lê já percebeu que o amigo de infância do França era o "Tony", o António Henrique Teixeira. E tendo procurado, e aqui encontrado a notícia do seu passamento, deixei cair duas lágrimas.
Uma pelo nosso camarada Teixeira, a outra pela dor do meu amigo França.
armando pires

armando pires disse...

correcção:

no comentário supra ler:
4ªlinha - ...também esteve na Guiné...

5ª linha - ...à sombra do nosso...

obrigado
armando pires

Anónimo disse...

Armando, aqui vai o depoimento do teu amigo, publicado hoje na página do Facebook do Tony... (LG)


https://www.facebook.com/ahteixeira
________________

Zé-António Pimenta de França:


Conheci o Toni Teixeira aos sete anos, quando cheguei a Espinho, vindo do Funchal. Foi o meu primeiro amigo nesta que é a minha terra de adopção. Meu vizinho da casa ao lado (quase durante seis décadas) e meu amigo muito querido desde então, crescemos juntos. Tínhamos ambos a paixão pela música, pelo Benfica, apenas dois dos elementos de íntima cumplicidade que nos uniam. Ele foi padrinho do meu primeiro casamento e eu seu padrinho de casamento. Quando fui para a tropa, o Toni herdou o meu lugar de DJ na Discoteca do PraiaGolfe e a partir daí fez uma segunda carreira notável, paralela à sua ocupação principal de professor de Educação Física. Quando na tropa fui promovido a aspirante e depois a alferes, o Toni fez questão que eu ficasse com os seus galões de oficial miliciano, que carregavam todo o peso da sua difícil e arriscada comissão na frente de batalha da Guiné. Um gesto que muito apreciei.
O Toni partiu, mas ficará sempre comigo, como um dos meus mais queridos amigos, até ao último dos meus dias. Meu amigo e amicíssimo de meus pais. Mais que amigos éramos família, era o Toni que ficava com a chave de casa de meus pais quando íamos para fora. Lembrar-me-ei do Toni sempre com aquele sorriso divertido e matreiro, com aquele sentido de humor sempre presente e contagiante e com aquela alegria de viver que o tornavam um companheiro inigualável. Fica o enorme desgosto de ele ter partido tão cedo, privando-nos da sua companhia. Até sempre, meu querido amigo!!!

armando pires disse...

Muito obrigado, Luís Graça.

Manuel Reis disse...


Todos ficamos mais pobres quando um camarada parte.

Os sentidos pêsames para a família do Tony.

Que repouse em Paz.

Carlos Vinhal disse...

Não dá para acreditar.
Chegado a casa vindo dum velório de um velho amigo de quem amanhã espero despedir-me até um dia, algures, deparo com esta notícia mesmo no cimo da nossa página. Nem queria associar o nome à pessoa, mas não há engano, é mesmo o nosso tertuliano António Teixeira.
O Tony deixa inconsoláveis duas gerações, a sua velhinha mãe e o seu jovem filho, que no espaço de um ano perde os seus dois progenitores.
Não tendo palavras apropriadas porque as suas dores serão incomensuráveis, deixo-lhes as minhas mais sentidas condolências.
Carlos Vinhal

Carlos Silva disse...

Amigos & Camardas

Como sempre tenho dito, nestes momentos de dor que todos os familiares sentem pela partida do nosso camarada Tony, não há palavras que possam atenuá-la.
Só me resta solidarizar-me nessa dor com toda a família do Tony, apresentando desde já as minhas condolências.
Que descanse em paz

Tal como a nossa partida para a Guiné em momentos diferentes, também assim vai acontecendo em momentos diferentes esta partida para o Além, só que neste caso há uma diferença, pois um dia estaremos todos sob o mesmo POILÃO e nessa altura espero que aí, descansados possamos contar as nossas histórias calmamente
Um abraço
Carlos Silva

imigrante reformado disse...

Companheiros.
Vamos ficando mais sozinhos.
Um dia destes, os que por cá vão ficando, será muito fácil conta-los, pois serão muito poucos, um aqui outro ali.
O "Tony Teixeira", foi, talvez ao encontro dos seus companheiros, que já deixaram este mundo.
Oxalá descanse na paz eterna.
Expresso as minhas mais profundas condolências à família, deste valoroso companheiro, que não virou a cara à guerra, que nós vivemos.
Tony Borie.

Anónimo disse...

JCLUCAS
25 nov 2013 20:50

Meus caros vai-nos tocar a todos .

Uma abraço de condolências á família

J.C.LUCAS

Hugo MOURA FERREIRA disse...

Foi esta a mensagem que deixei na página "Fecebookiana" do nosso Grupo de Bedandenses (CCaç6), embora com pequenas alterações, dada a evolução do conhecimento, que traduz em pleno o meu sentir!
"Estou desolado, triste e magoado.
Desolado por ter sabido da passagem do meu Amigo Tony. Um amigo que apareceu tarde na minha vida, mas que se revelou um GRANDE AMIGO.(Estávamos sistematicamente me contacto telefónico e sempre nos encontrávamos, quando das suas vindas a Lisboa)
Agora tenho que esperar mais uns tempos para o reencontrar. Mas se assim acontecer saberei que estarei no lado Bom do Céu!
Triste por ter tomado conhecimento repentino de forma tão abrupta.
Magoado porque as dores do coração doem mais que as físicas.
Mas ficará para sempre na minha memória mais profunda, em lugar de privilégio!
E...
Para poder dar descanso à minha alma, de tão combalida e destroçada que ficou, qual projéctil que a tivesse atravessado, gostaria muito de saber mais sobre a pneumonia fulminante que provocou a sua passagem à eternidade.
.../...
Desculpem, mas estou magoado e de coração apertado.
Mesmo muito magoado."
ADEUS meu AMIGO.
Encontrar-nos-emos!

Anónimo disse...

Mais um comentário, de uma antiga aluna do Tony... Vem na sua página do Facebook... Não sabia que ele tinha sido também DJ... E que era tão querido na sua terra, entre os seus antigos alunos e os seus amigos...

https://www.facebook.com/ahteixeira


Fátima Cirne

Realmente a vida prega-nos partidas.. ainda nem acredito que isto aconteceu, ainda por cima você que é aquele professor que nunca ninguém pode esquecer, era aquela referência obrigatória na escola... Desde as animadas aulas de educação física, ao seu ombro amigo.. Será sempre uma pessoa formidável.. tenho pena de termos andado a adiar sempre o reencontro, mas um dia isso acabará por acontecer! Já um pouco tarde, mas um dia voltaremos a encontrar-nos ...
Não me vou esquecer do quanto me fez rir, do quanto foi um excelente professor e amigo.. do quanto fez por mim e por muitos!... Obrigado por me ter feito passar na sua vida, foi sem dúvida gratificante. E agora resta a saudade e as memórias .. Um beijinho enorme de alguém que nunca se esquecerá de si e descanse em paz.

Anónimo disse...

Catarina Rodrigues publicou na página do Facebook do António Henrique Teixeira


Ainda não consigo acreditar...assim tão de repente, sem despedidas, sem nada...É tão revoltante, tão frustrante..com esta necessidade de procurar sentir o mais perto possível aqui neste mural.
Vou sentir tantas saudades do apoio, dos comentários, dos conselhos que sempre me fizeram acreditar em mim mesma, das brincadeiras e mensagens de aniversário mais criativas de sempre...saudades disso e muito mais. Maior orgulho que ter sido "ensinada" pelo melhor professor de sempre, é ter tido um amigo com tanta experiência e disponibilidade para nos dar na cabeça quanto para nos felicitar nos melhores momentos da nossa vida.
Saudades de quem faz falta...porque é isso que acontece quando perdemos pessoas especiais.


https://www.facebook.com/ahteixeira

Anónimo disse...

Henrique Milheiro Matos publicou na página do Facebook do António Henrique Teixeira

https://www.facebook.com/ahteixeira

Amigo, vizinho e bermelho: apanhaste-me de surpresa -a pior das surpresas!

Que enchas o céu de música e espalhes por lá tanta alegria quanto aquela que na Terra deixaste por onde passavas.

Que ironia a nossa última conversa ter sido sobre futebol e estarmos ambos de acordo...

Até sempre Toni.

MANUEL MAIA disse...

CAMARIGOS,


A CADA DIA QUE PASSA,
MAIS UM DE NÓS SAI DE CENA,
AUMENTANDO ASSIM DESGRAÇA
ATÉ QUE SE ASSUMA PLENA...


DESCANSA EM PAZ CAMARIGO!

P`RA FAMÍLIA ENLUTADA VAI O MEU ABRAÇO SOLIDÁRIO.

Anónimo disse...

Rui Santos
25/11/2013 22:03


Luis

Tentei ligar-te logo que vi a mensagem no FB, mas foi de todo impossivel apanhar-te quer no Tm, quer no do serviço, quer em tua casa, nem o Hugo, nem o TM do Tony(claro), nem de ninguém para confirmar tão funesta notícia, de qualquer modo agradeço sincera e dolorosamente a informação,

Abraço de um bedandense que o Tony soube tão bem unir uns com os outros de periodos diferentes das comissões, a ele devemos a união actual que espero não se quebre ao menos em sua memória.

E a ti peço que divulgues a não quebra de união deste grupo,

Grande e triste abraço

Rui Santos

Anónimo disse...


Francisco Baptista
25/11/2013 21:42

Luís:
Estou perto de Espinho, moro no Porto e sou sensível ao tu apelo. Gostaria de ir mas por razões familiares não me vai ser possível ir ao funeral do nosso camarada,

De qualquer forma registo a humanidade com que sabes administrar o blogue e até educar aqueles que o frequentam.

Que o António Teixeira descanse em paz

PS - Longa vida e um grande abraço para ti, pois por probblemas fisicos ou psicológicos fazes-nos falta

Henrique Cerqueira disse...

Aos familiares e amigos e em especial seu filho.Nós enviamos as nossas sinceras condolências.Mais um camarada que se vai extemporaneamente mas só Deus é que sabe.
Até um dia camarada António Henrique.
Henrique Cerqueira e NI

Arménio Estorninho disse...

O Camarada Tony Teixeira, deixa-nos no outono da sua vida. Que descanso em Paz.

Apresento as minhas condolências à família enlutada.

A semelhança dos destinos, principalmente quando esses destinos são desditosos, é o vinculo que mais prende duas almas.

Até sempre Camarigo Tony Teixeira

Arménio Estorninho

Anónimo disse...

Também eu fui hoje apanhado de surpresa, por esta infausta notícia, que me foi transmitida pelo Pinto Carvalho.

E confesso que "bateu fundo".

O Tony foi o principal impulsionador dos convívios da malta "bedandense", de várias "gerações".

Foi isso que ele fez nos últimos 3anos, com convívios na Mealhada.

Antes disso, já tinha havido um primeiro encontro exploratório, que decorreu na Tabanca de Matosinhos, onde nos juntámos aos camaradas daquela Tabanca.

Além disso, deslocava-se por vezes a Lisboa para consultas ou exames médicos.

Sempre que tal acontecia, contactava malta "bedandense" da zona e, lá nos encontrávamos para um almoço e uns bate-papos que, invariavelmente versavam a Guiné.

Foi o que aconteceu há cerca de 1 mês.
Reunimos cerca de 15"bedandenses" e almoçámos no restaurante Historial, na Amadora.

Mais tarde, eu, o Tony e o Pinto Carvalho, estivemos algum tempo numa esplanada no Largo da Estefânia (perto do escritório do P. Carvalho)continuando o bate-papo.

Mal sabíamos que era a última vez
que falávamos pessoalmente (já que, depois disso, ainda trocámos vários mails).

Adeus Tony. Até sempre!

Condolências à família e também aos amigos.

José Vermelho

Anónimo disse...

Descansa em paz Camarada António Teixeira.

À Família, Camaradas e Amigos envio os meus sentidos pêsames.

Adriano Moreira

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Já devíamos estar habituados
Mas não estamos!

Sabemos que este tipo de desenlaces são cada vez mais frequentes. Seja pelas nossas idades que vão avançando, seja pelos tempos 'madrastos' que nos apoquentam.

Não conhecia o "Tony" Teixeira pessoalmente mas aqui através do Blogue parece que era conhecido 'de sempre'.
À família enlutada deixo aqui os meus pêsames. Aos seus amigos e camaradas, também.

Fez hoje uma semana faleceu um dos meus mais antigos amigos, de Vila Franca, amigo desde os 4 anos de idade, na quinta dia 21 fez 11 anos que o meu Pai faleceu, nesse dia, para 'comemorar', faleceu a sogra da minha irmã, no sábado fui ao velório de um amigo que faleceu 'em directo' quando estava a dar uma entrevista à "Rádio Popular FM" no Pinhal Novo sobre as actividades da "Comenda Templária de Setúbal" de que era o respectivo 'Comendador', hoje foi a notícia deste camarada.... será que vai parar?
Estou cansado.

Hélder Sousa

David Guimarães disse...

Num momento destes de partida para o Céu de mais um camarada nosso, meu vizinho, resta-me prestar as sentidas as condolências a toda a família e nós mais pobres ficamos. Crendo na ressurreição teremos mais uma estrelinha no céu a olhar por nós - Comovido, David - Deus o tenha em eterno descanso

Anónimo disse...

Hugo Moura Ferreira na página do Facefook do Tony:


O meu amigo Bedandense (Bedanda, CCaç6) Tony Teixeira partiu.
Deixa grande Saudade. E tristeza por não o ter mais na minha companhia. Mas na memória estará sempre presente!
Esta, a última vez que pude ter o prazer da sua companhia.
Um almoço de antigos combatentes da Companhia dos "Onças Negras", no dia 18 de Outubro.

Anónimo disse...


Natália Brás Rodrigues,
ontem, na página do Facebook do Tony:


O funeral do nosso Amigo António Henrique Teixeira será amanhã às 11h30 na igreja Matriz de Espinho. Depois do funeral o corpo segue para o cemitério n. 3 de S. João da Madeira onde será cremado, regressando mais tarde ao cemitério de Espinho.

Anónimo disse...

Carlos Silva
carlospintazevedo@gmail.com


25/11/2013 22:53


Luis, o que dizer do Alfero Teixeira ? Na Bedanda foi um alferes da companhia,como eu estava no pelotão destacado não convivi muito com ele, mas já aqui ele fez o favor de ser meu Amigo, foi o elo que conseguiu reunir alguns dos que passaram por aquelas bandas.

Estou Triste mas ficou algo que nunca mais vou esquecer,a sua alegria e camaradagem. Era um homem com bom coração.

Obrigado, Tony, que Deus te receba no Céu!

Anónimo disse...

António Branco

25/11/2013 22:44

Sentidos pêsames a toda a família. É assim a vida, somos cada vez menos por isso temos de redobrar esforços para uma maior união da nossa classe.

Um grande Alfa Bravo para todos.

Luís Graça disse...

Acabei de pedir ao Pinto de Carvalho, que se foi despedir a Espinho do seu e nosso camarada e amigo Tony, que transmitisse, em nome de toda a Tabanca Grande, ao seu filho, à sua mãe e demais família, os sentimentos sinceros de dor, apreço, estima e camaradagem que sentimos neste momento, em que ele nos deixa para sempre, competindo-nos a nós honrar a sua memória e merecer o seu exemplo em vida. Luís Graça, editor

Anónimo disse...

Para os familiares, amigos e camaradas, a minha sentida
SOLIDARIEDADE!


J.Cabral

Anónimo disse...

Os meus sentidos pêsames a toda família, é a lei da vida somos cada vez menos.
Colaço Guiné 1963/65.

Bispo1419 disse...

Solidário na dor, abraço os entes queridos do camarada Tony Teixeira.

Pois é, ela anda por aqui à caça no nosso "rebanho" de velhos combatentes. Para fazer companhia ao Tony, ela, a "ceifeira da morte". agarrou também outro grande combatente na Guiné, o comandante da minha CCaç 1419, cap. António dos Santos Alexandre (coronel). Daqui a pouco, pesaroso, irei velar o seu corpo na igreja de Rio de Mouro (Sintra).

Manuel Joaquim

Anónimo disse...

Os meus sentidos pêsames.
Que descance em paz
Filomena

Anónimo disse...

Descansa em paz camarada.

Os meus sentidos pesâmes à Família,
aos Camaradas e Amigos.

Adriano Moreira