sábado, 28 de setembro de 2013

Guiné 63/74 - P12097: Recordações de Contuboel: o fur mil que era ilusionista, hipnotisador, mágico e tocador de viola, o Joaquim João dos Santos Pina, natural de Silves, 1º gr comb, 2ª secção, CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Abíliio Duarte, CART 2479 / CART 11)

1.  Mensagem do nosso camarada Abílio Duarte: [, ex-fur mil art, CART 2479, mais tarde CART 11 - e finalmente, já depois do regresso à metrópole, CCAÇ 11, Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70]


Data: 26 de Setembro de 2013 às 23:37

Assunto: Recordações de Contuboel

Estive agora a ver o nosso Blog, e encontrei a noticia do falecimento de um militar da vossa companhia [, o ex-1º cabo at inf José Marques Alves, da CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71].  o que me entristeceu. 

No entanto ao ver estas fotos, vi o Branquinho, que eu já conhecia da Amadora , e veio-me á memória, uma cena que se passou em Contuboel, numa noite, em que ainda as nossas Companhias estavam juntas, em que um furriel,  vosso camarada, fez umas exibições de magia e hipnotismo. 

Não me consigo lembrar dele, pelo que te pedia, se souberes, quem era e se ele está bem.

Desde já o meu agradecimento pelas tuas buscas.

Um grande abraço.

Abílio Duarte, CArt 11



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > O José Joaquim dos Santos Pina, fur mil da CCAÇ 2590//CCAÇ 12, ferido em combate em janeiro de 1970. Vive no Algarve,  em Silves. 

Fotos: © Vitor Raposeiro (2009) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.

2. Resposta de L.G.

Caro Abílio: O nosso de convívio em Contuboel, entre 2 de junho de 1960 e 18 de julho de 1969, enquanto demos a instrução de especialidade e a IAO aos nossoss soldados africanos a quem vocês, antes, já tinham dado a recruta, foi para mim um tempo mágico, os melhores tempos de Guiné... Já aqui tenho falado do "oásis de paz" que era Contuboel nesse tempo, podia-se andar desarmado num raio de 15 a 20 quilómetros. Ía-se a Sonaco ou a Bafatá nas calmas, fizemos a IOA, de G3 com munições de salva, e em frada nº 3, como se estivessemos ainda  em Santa Margarida, a brincar aos índios e cowboys...

Pois,  o tal furriel que fazia uns truques de "magia e hipnotismo" era no nosso querido Pina, Joaquim João dos Santos Pina, um marafado, algarvio,  de Silves... Tem cá, na Tabanca Grande, dois amigos o Amílcar Ventura e o Arménio Estorninho, que já me deram, notícias dele. Sei que era professor de trabalhador de trabalhos, está reformados e pelo que vejo na Net é caçador... de javali.

O Pina, tal como o Branquinho,  pertencia ao 1º Gr Comb, comandado pelo alf mil op esp Francisco Magalhães Moreira (que era o homem de confiança do Cap Inf Carlos Alberto Machado Brito, e depois major, substituindo-o na intensa actividade operacional a que esteve sujeita a CCAÇ 12)...  

Foi ferido com gravidade, na frente de combate, e evacuado para o HM 241 (Bissau), no decurso da Op Borboleta Destemida (região do Xime, 14 de janeiro de 1970), juntamente com 1º cabo at Manuel Monteiro Valente (, apontadopr de dilagrama),  o sold trms José Leites Pereira e o sold at inf Mamadu Au (Ap Metr Lig Hk 21), todas da 2ª secção (que ele comandava).

A imagem que eu tenho do Pina, tocador de viola, e mágico amador,  ilusionista, hipnotisador, artista de variedades, era  a  de um homem sereno, afável, tão deslocado naquele cenário de guerra como tu ou eu... Não sei quanto tempo ficou no hospital, sei que regressou a Bambadinca mas nunca mais foi operacional, nem substituído (ou melhor, estava lá eu, de armas pesadas, para ir substituindo os camaradas com baixa)...Um ano e picos regressávamos a casa. Creio que só o voltei a reencontrar uma vez, em Lisboa. Ainda deve andar com o estilhaço de morteiro 82 que apanhou, e que lhe poderia ter ceifado a vida...

O Pina deve seguir o nosso blogue, com irregularidade. Já aqui fez vários comentários. Nunca me respondeu ao meu convite, de 3 de setembro de 2010:

(...) "Joaquim: em nome dos amigos e camaradas que fizemos em Contuboel e Bambadinca, de Junho de 1969 a Março de 1971, convido-te para partilhares connosco, sob o frondoso poilão da nossa Tabanca Grande, as tuas memórias, histórias e fotogrfias... Para já, manda-nos uma foto atual, para a gente te reconhecer... Pelo que vejo, já cá tens, no nosso blogue, gente conterrânea tua, o Amílcar Ventura e o Arménio Estorninho... Da CCAÇ 12, já somos bastantes... embora alguns sejam pouco ou nada interventivos... Vou, dentro de dias, evocar a operação em que foste ferido, a Op Borboleta Destemida, região do Xime, 14 de Janeiro de 1970... Um grande abraço do Henriques."  (...)

Para ti, Abílio  Duarte e para o Joaquim Pina (se me estiver a ler), aquele abraço de camaradagem e de saudade dos melhores tempos de Contuboel e Bambadinca. L.G.

1 comentário:

Fernando Eduardo disse...

O Pina foi meu camarada em Tavira na recruta, era do meu pelotão, bons tempos de magia e hipnotismo nos intervalos de uma recruta por vezes dura feita em pleno verão. Agora vivo no Algarve, em Tavira, e todos os dias passo no cerro para onde íamos e lembro-me sempre dele... gostava muito de lhe dar um abraço.
Os meus contactos 967027686 e fernandoeduardo233@gmail.com