quarta-feira, 31 de julho de 2013

Guiné 63/74 - P11894: Memória dos lugares (241): Surpresas que só a Feira da Ladra oferece (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 3 de Abril de 2013:

Queridos amigos,
As minhas peregrinações à Feira da Ladra têm diferentes objetivos, ando à cata de livros que já não se encontram no mercado, surpreendem-me as bancas que têm livros atualíssimos a menos de metade do preço, por vezes deixo-me embeiçar por esta ou aquela bugiganga, mas tenho o faro apurado para os materiais guineenses, desta feita encontrei o que junto, agora bater à porta do Humberto Reis, talvez ele possa digitalizar este mapa de 1:500 000, quanto mais informação arrecadarmos da nossa querida Guiné melhor para todos.

Um abraço do
Mário


Surpresas que só a Feira da Ladra oferece

Beja Santos

É preciso ser-se paciente, ir descomprimido, pronto a aceitar revezes ou acolher a dulcificação das surpresas. Já tinha visitado as bancas do costume, remexera caixotes, até estantes empoeiradas, ali à volta do Mercado de Santa Clara há poisos fixos, não é impossível ser premiado com uma surpresa guineense. Pois naquele dia nada aconteceu. Desci para a zona do Panteão, onde acampam jovens que esvaziam o que ninguém já quer em casa. Foi aí que encontrei este mapa da Guiné-Bissau, só espero que uma alma caridosa me esteja a ler (serás tu, Humberto Reis?) e que se ofereça para digitalizar este metro de mapa que, vamos lá, não me parece ser obra perfeita. O que reproduzo é o mapa de Bissau, uma Bissau certamente com várias décadas.
E encontrei também um conjunto de seis postais publicados pela Tiniguena, com sede no Bairro de Belém, Caixa Postal 667. Da série foi este dedicado às “Okinkas” (sacerdotisas) da “Baloba” (santuário) de Eticoga, Ilha de Orango Grande, Bijagós que mais me impressionou, desculpem, mas é de uma rara beleza, nunca vi tais cambiantes de amarelo, tudo realçado pela pele escura destas meninas dos Bijagós. Desfrutem este realismo mágico, é o que tenho para vos oferecer de mais uma ida à Feira da Ladra.


 “Okinkas” (sacerdotisas) da “Baloba” (santuário) de Eticoga, Ilha de Orango Grande, Bijagós

 Mapa de Bissau

Mapa da Guiné-Bissau
____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 DE JULHO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11877: Memória dos lugares (240): Xime (macaréu), Bambadinca e Bafatá (José Rodrigues)

2 comentários:

Carlos Silva disse...

Olá Mário Beja

1 -Tenho mapas desses que comprei em Bissau numa livraria junto do ex-QG e da sede do Benfica e tenho outros modelos.

2 - Quando fores à Guiné podes comprar, pois são baratos

3 - Digitalizar, vais à Staples, que fazem digitalizações a metro.

4 - Quanto a livros eu também sou um apaixonado e rebusco tudo por todo o País em feiras de velharias, já dei 50, 75€ e 100 € por cada livro. Encontra-se muita coisa, mas esses alfarrabistas pedem "couro e cabelo", argumentando a sua raridade e os tem fotos, então "oupa, oupa "

5 - Por ex na Feira do Livro, um exemplar do livro - Grandeza Africana, custou 60€

6 - A Guiné é que está a dar....

Um abraço
Carlos Silva

Carlos Silva disse...

Cont.

O livro dos reordenamentos que tanto trabalho nos deu e que aqui no blogue não se fala - " Ordenamento Rural e Urbano na Guiné Portuguesa" porque estava interessado nele, tive de largar 120 € e muitos mais...

Um abraço
Carlos Silva