quarta-feira, 5 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11674: Cartas de amor e guerra (Manuel Joaquim, ex-fur mil, arm pes inf, CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67) (15): Analfabetismo, um outro combate

1. Em mensagem do dia 3 de Junho de 2013, o nosso camarada  Manuel Joaquim (ex-Fur Mil de Armas Pesadas da CCAÇ 1419, BissauBissorã e Mansabá, 1965/67), enviou-nos a sua décima quinta "Carta de Amor e Guerra".


CARTAS DE AMOR E GUERRA 

15. Analfabetismo: um outro combate 

Bissorã, 24 fev 1966 
(… … …). 
Minha querida D., desculpa o meu silêncio. Diversas circunstâncias o provocam. Há uns tempos para cá tenho a meu inteiro cargo a instrução primária de 44 soldados, o que me ocupa todas as tardes e princípio das noites, precisamente o tempo mais propício ao descanso. Mas eu trabalho com gosto. Até porque é o meu único trabalho oficial [que acho] válido. E os alunos compreendem e acarinham-me. O que é certo é que o tempo livre voou quase todo. (…). 
Como vês, o tempo que tenho para descansar é diminuto e, além disto, ainda tenho a correspondência e a leitura. Sim, porque todos os dias leio alguma coisa. É pena não poder adquirir os livros que quero. Mas, como daqui em diante começam a ir aí à Metrópole camaradas meus, já tenho um meio de os adquirir. (… … …). 

Fotos 1 e 2 > Bissorã > Edifício da escola missionária. Fotos tiradas com cinco anos de intervalo; a 1ª, em Out./1965, na altura da minha chegada e a 2ª, em 1970 
(© de Carlos Fortunato, fur. mil. CCaç 13). 


Lisboa, 1-Março-1966 
(… … …) 
Meu querido M. peço a tua benevolência para o facto de nem sempre saber controlar-me quando, por qualquer motivo, há um período mais longo sem que me apareçam informações tuas. Também não sabia das tuas novas funções. 
Sei que essa actividade te dá bastante prazer e folgo muito com isso. Sei agora que me roubas mais umas horas (…) de convívio contigo e, a ti, um período de descanso que te seria também favorável. Mas, quando o trabalho nos enche completamente as horas, só faz bem. Por um lado, em momentos livres, não nos deixa lugar a pensamentos menos optimistas; por outro lado, dá-nos a sensação de não sermos imbecis, inúteis, de que afinal produzimos alguma coisa ou que ainda temos vontade em não nos deixarmos mergulhar no charco ou no fosso imundo que se abre aos nossos pés e para onde, (…), querem empurrar-nos. Evidentemente que a tua situação aí é um pouco diferente e, por mais trabalho que tivesses, não conseguirias alhear-te da situação ignóbil para que te atiraram. 
(… … …). 


Mansabá, 2.Jan.1967 
(… … …). 
Na minha última carta parece-me que te falei em férias que iria gozar este mês. Os planos falharam. À última hora cortaram-me as férias! Porquê? 
Precisamente para me enfiarem a ensinar uma classe de militares e uma outra de civis, de garotitas. Julgo que ganhei com a troca. Devido a este meu serviço diário, deixei de ir para o mato. (…). Esta é a primeira alegria que o benjamim [Ano Novo] me trouxe. Entrei com uma “grandecíssima” bebedeira. Não, não te atemorizes, meu amor, que não é para continuar. Não sou alcoólico, longe vá o agoiro! 
(…). Vou ter um trabalho estafante mas “quem trabalha por gosto não cansa”. (…). 
(… … …). 

Fotos 3 e 4 > Mansabá, no início de Jan/1967: “escola” na rua e à sombra de uma mangueira. 
© Manuel Joaquim 

[Aproximava-se o fim da comissão do BCaç 1857 e eu continuava a dar aulas, voluntariamente, aos soldados da minha CCaç 1419. Por directiva superior fui, então, incumbido de dinamizar a inscrição de crianças para a frequência escolar, organizando também o trabalho didáctico e pedagógico necessários ao funcionamento de uma escola já que tinha qualificação profissional para o poder fazer. Iniciou-se, em paralelo, a construção acelerada de um pequeno edifício escolar, de uma só sala, enquanto os seus futuros utentes começaram a frequentar as aulas em espaços improvisados. Para dar estas aulas formou-se uma equipa constituída por mim e pelos furriéis António Correia e Germano Passeiro (CCaç 1421) e distribuímos os alunos pelos três, eu fiquei com as meninas. Quando o edifício escolar ficou pronto, recebeu de imediato as crianças, assumindo eu todo o serviço docente e os meus camaradas as atividades de animação circum-escolar.]

Cacém, 9- Janeiro- 1967 
(… … …). 
Que feliz me sinto, também, pela oportunidade surgida que te pôs a salvo de saídas para o mato. Como é óbvio, essa felicidade é ainda mais completa quando as perspectivas de um regresso antecipado começam a avolumar-se. 
(… … …).


Mansabá, 9-1-1967 
(… … …). 
Estou bem, com saúde e muitas saudades tuas. Já quase me faço compreender pelas miuditas a quem dou aulas todos os dias. É um trabalho que me está a agradar imenso, até porque me ajuda a passar o tempo, agora que ele me parece tão difícil de passar. 
(… … …). 

Foto 5 > Mansabá, Fev/1967: alunas em recreio escolar. 
© Manuel Joaquim 

Mansabá, 23 Jan. 1967 
(… … …) 
Falar-te do meu dia a dia (…). Como já sabes, não ando no mato. Sábados de tarde e Domingos, não trabalho. Nos outros dias dou duas horas de aulas, da parte da manhã, às crianças e outras duas, da parte da tarde, aos soldados. (…). Vistas bem as coisas, comparando a minha situação actual com a anterior, é caso para andar bem satisfeito, e ando.(…). 
Penso que daqui a três meses já devo estar aí agarradinho a ti. 
(… … …). 


Mansabá, 6-Março-1967 
(… … …). 
Às vezes tenho estados de espírito estranhos, tal como o de começar a ter saudades de alguma coisa que por cá existe. Refiro-me, muito em especial, às “minhas” pequenitas que, todos os dias, eu no caminho da escola, disputam em corrida qual delas chega primeiro para me agarrar e dizer “bom dia!”. Então, quando acaba a aula, é uma “chatice”. Elas ainda mal falam o português mas já sabem dizer “adeus, amor di mim”, “adeus, querido di mim” e outras frases similares. Na sua ingenuidade repetem o que ouvem dizer lá por casa às irmãs mais velhas, namoriscando com soldado branco. 

Foto 6 > Mansabá, Março/1967: professor “Amor di mim” com quase todas as suas alunas. 
© Manuel Joaquim 

(…). Enfim, são uns tempos muito bem passados, estes em que lido com as crianças. Cá na terra toda a gente me conhece pelo nome. Passo pelas ruas e às vezes até chateia a frequência com que dizem “M.el Joaquim”. Não dizem muitas vezes mais nada, só esperam que me volte e sorria. (…). 
Alegra-me saber que fiz algo de bom por aqui. E é, sim, com um pouco de saudade que vou deixar esta gente. (… … …) 

Foto 7 > Mansabá, Março/1967: uma aluna apresenta a sua linda maninha. 
© Manuel Joaquim 

Cacém, 14.3.1967 
“Adeus amor de mim” 
Enterneceram-me sobremaneira estas palavras proferidas com pura ingenuidade por essas grandes e dedicadas amigas – almas jovens reconhecidas que, atendendo ao carinho e vontade com que lhes ensinas o ABC, o entusiasmo e compreensão com que as deves escutar, (…), te oferecem essas palavras como única mas valiosa recompensa. 
Oh meu amor, (…), deves orgulhar-te disso e aceitá-las como recompensa por tantos sacrifícios inúteis, como lenitivo para não sentires que a tua estadia aí foi de todo estéril. Mas não foi mesmo, querido. A prova está aí, sai da boca dessas miuditas que te encantam. (…). 
Eu sei, (…), quando regressares à Metrópole não faltarão momentos em que recordarás saudosamente alguma coisa de ti que por aí vai ficar. E, simultaneamente, talvez com saudades serás recordado nessas terras (…). 
Mas vem, (…), vem depressa (…) porque, por aqui, as saudades começam a abrir ferida (…). A espera é dolorosa e eu começo a sofrer os seus efeitos.(…). 
(…) a data do regresso pode ser protelada mas a mesma força e o mesmo entusiasmo abrirão caminho para efusivamente nos abraçarmos (…). 
Não vamos agora desesperar (…) quando estamos quase a transpor a porta do nosso céu. (…) 
Muitos e muitos beijos (…). Adeus, meu amor. N.


Mansabá, 10-Abril-1967 
(… … …). 
Toda esta semana, passei-a a fazer exames [4ª classe do ensino primário]. (…) para que muitos soldados venham a ter o diploma nas mãos. Reconheceram-no e ontem à noite organizaram uma festinha muito simples e comovente, em minha honra. Senti-me confundido com a sua atitude, o seu reconhecimento por tudo o que fiz por eles (…), foi alguma coisa sem outro qualquer intuito que não fosse o de instruí-los. A festinha terminou com razoáveis bebedeiras e por pouco que não apanhei também uma “perua”. Senti-me feliz, deveras satisfeito. 
(… … …). 


Bissau, 25-Abril-1967 
(… … …). 
(…) vai aqui um excerto do Diário da Guiné. (…). Na fotografia, a minha presença vai assinalada com uma seta. (…). Consola-me ver que a minha actividade [docente] não passou despercebida. Até fui abraçado pelo general. A exibição coral foi, na verdade, um sucesso. Palavra que me chegaram as lágrimas aos olhos, eu à frente das crianças, quando a exibição coral passou muito para além do que eu pensava. Dois dias depois ouvi a sua transmissão pela rádio e fiquei visivelmente orgulhoso (…). 
Saí de Mansabá com as lágrimas nos olhos pois não consegui conter-me perante a despedida afectiva daquelas crianças. Ver criancinhas negras com lágrimas na face, abraçadas a mim, foi demais. Nunca pensei que as coisas chegassem a este ponto. Foi qualquer coisa de inolvidável, minha N. 
(… … …) 
Meu amor, calma, muita calma na espera. Eu já quase estou aí. Pouco falta. São só uns dias. 
Adoro-te e é nesta adoração que me despeço. 
Sou o teu, muito teu M.

Foto 8 > Mansabá, Jan/1967 : e à sombra da mangueira se começou a aprender o “ABC”
© Manuel Joaquim 

Foto 9 > Mansabá, Abril/1967: cerimónia da inauguração da escola pelo Governador e Com.Chefe, general A. Schultz. 
Foto da respectiva reportagem publicada no Diário da Guiné.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11650: Cartas de amor e guerra (Manuel Joaquim, ex-fur mil, arm pes inf, CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67) (14): Ciúmes

3 comentários:

Tony Borie disse...

Olá Manuel Joaquim.
Algumas partes deste texto deviam figurar na história da nossa passagem pela guerra da Guiné, pois mostra que não andámos por lá só a dar tiros, também exercemos um trabalho pedagógico na população local. O teu exemplo mostra-nos bem todo esse trabalho.
Depois, continuando a ler mostra-nos alguma realidade, pelo menos para nós, que fomos combatentes, e estamos numa idade já um pouco "avançada" e nos tempos que vão passando pode-se comparar à realidade de HOJE, nas palavras da tua amada onde nos diz… "...os momentos livres, não nos deixam lugar a pensamentos menos optimistas, por um lado, dá-nos a sensação de não ser-mos imbecis, inúteis, de que afinal produzimos alguma coisa, ou que ainda temos vontade em não nos deixar-mos mergulhar num charco ou num fosso inundo que se abre aos nossos pés e para onde...".
Eu, ao acabar de ler estas palavras, comecei logo a fazer planos, para sair de casa, ir à pesca, construir algo no quintal, trocar a lâmpada, que não dá luz à noite lá fora, reparar aquela gaveta, que não abre lá muito bem ou por um pouquinho de azeite naquela dobradiça, que faz um barulho horrível, quando se abre aquela porta, planear uma pequena viajem a algures, e claro cortar a relva em volta da casa, que nesta altura, pelo menos no entender da minha esposa e companheira, "está sempre grande"!.
Olha, estes textos têm "sumo", e a parte romântica, é um exemplo, para a geração de hoje, que namoram, trocando mensagens por computador, dizendo que aquele filme "fictício" de desenhos animados, "é Fixe"!.
Até parece que já falei demais, recebe um abraço, extensivo à tua amada, pois também se expressa muito bem.
Tony Borie.

Anónimo disse...

Caro Manuel Joaquim: Em 2/1/67, comunicas "deixei de ir para o mato". O mesmo me aconteceu em Julho de 1966, só que tu foste incumbido duma nobre missão, e a mim sem mais nem ontem puseram-me a chefiar a Secção de Funerais e Registo de Sepulturas. Imagina pelo que passei...
Tens ali outra frase em 6/3/67 "Tal como o de começar a ter saudades". E como te compreendo ! Hoje terás mais decerto, tal como eu, que e apesar de ter tentado esquecer durante 40 anos, agora que tudo está a voltar à memória, ainda maiores se tornam tais saudades, e tanta vontade de lá voltar, apesar de tudo. E se correr como espero, ainda este ano lá darei um salto.
Um abraço do Veríssimo Ferreira.

admor disse...

Caro Manuel Joaquim,

Não me restam dúvidas a vossa correspondência era um autêntico Tratado de bem escrever e de bem amar.

Um grande abraço.

Adriano Moreira