segunda-feira, 27 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11636: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (58): Respostas (nºs 127/128/129): Carlos Fortunato (CCAÇ 13, Bissorã, 1969/71); António Carvalho (CART 6250, Mampatá, 1972/74); e Braima Djaura (CCAÇ 19, Guidaje, 1972/74)

Resposta nº 127 > 
Carlos Fortunato [, ex-fur mil trms, CCAÇ 13, Bissorã, 1969/71; fundador da página da CCAÇ 13, Os Leões Negros; fundador e sócio nº 1 da ONGD Ajuda Amiga, cujo lema "Unidos no Passado, Unidos no Presente]:

(1) Quando é que descobriste o blogue ?

O blogue é que me descobriu, foi logo no inicio, quando da sua criação.

2) Como ou através de quem ? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada)

Luis Graça enviou-me um e-mail, pois tinha visitado o site da CCAÇ 13.

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) ? Se sim, desde quando ?

Desde o inicio. [meados de 2005]

(4) Com que regularidade visitas o blogue ? (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...)

Mensalmente.

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.) ?

Sim, tenho material para enviar, é tudo uma questão de tempo para o preparar.

(6/7/8/9) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça] ?

Nunca fui ao Facebook, não consigo ter tempo.

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)

Não.

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?

O Blogue é um registo do passado que penso ser importante, tem imensa informação. Sobre a missão e os objectivos que o Blogue tem seguido, os mesmos parecem-me correctos, nada tenho a acrecsentar.Como refri anteriormente nunca fui ao Facebook.

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais ?

Fui ao primeiro encontro.

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

Não,

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

Sim.

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer.

Considero o Blogue um trabalho extraordinário, que permitiu fazer uma recolha de dados e fotos sobre a gueerra na Guiné, que merece uma palavra de elevado reconhecimento por todos os portugueses, pois enriqueceu a sua história.

Quero salientar que apesar de estar focadaa no passado, não deixou de lado a palavra solidariedade, pensando no presente e no futuro, deixando uma porta sempre aberta para estas acções.

Quanto a sugestões para melhoria, apenas referia que existem ferramentas gratuitas na net que permitem, fazer estes inquéritos.

Resposta nº 128 > 
António Carvalho  [, ex-fur mil enf, CART 6250,
Mampatá, 1972/74]

1) Descobri o blogue em 2008

2) Descobri o blogue  por informação do Zé Manel,  da Régua, meu camarada e grande amigo da Cart 6250.

3) Sou membro da Tabanca Grande desde 2008 [, 13 de setembro de 2008].

4) Visito o blogue quase todos os dias, à noite.

5) Mando pouco material porque tenho poucas fotos e já não tenho mais histórias para contar.

6) Não sou subscritor do facebook e não frequento este serviço...é areia demais para a minha cabeça.e o tempo não me dá para tudo...

7) Só vou ao blogue.

8) Do blogue prefiro os relatos na primeira pessoa, as considerações que cada um faz sobre a guerra e a sociedade guineense.

9) Não gosto que se esconda a realidade nem que se analisem os acontecimentos à luz de uma visão eurocêntrica ou etnocêntrica.

10) Não tenho razão de queixa quanto ao acesso ao blogue.

11) O blogue resitua-me diariamente nos mosquitos, no calor, nos rebentamentos, no sangue e nas lágrimas.

12) Sim, uma vez.

13) Não penso ir ao encontro nacional. O governo tem-me prejudicado, a mim e à minha família.

14)  Sim, o blogue continua a ser um grande ponto de encontro.

15) Sinto uma grande gratidão ao Luís e aos outros colaboradores na gestão deste tão importante areópago dos combatentes da Guiné

Resposta nº 129 >  

Braima Djaló [,  ex-sold cond auto, CCaç 19, Guidaje, 1972/74]

Conheci o Blogue e através de um Amigo e Camarada, que também me incentivou inscrever no nosso  Blogue, em Dezembro 2010 (1/2).

A coisa vem sendo difícil, aceitação inicialmente pelo editor camarada e amigo Luís Graças, que até pediu me desculpas por não reunir condições. pormenor a que dei pouca importâncias. Hoje sou membro, muito amigo dos todos Editores mais concretamente de Luís e Vinhal, aos quais agradeço imenso sua atenção (3)

Gosto muito de ver e ler quase tudo que vem no Bloog e na Facebook, embora haja alguns comentários inadequados. Entendo que isso, são normais, tendo em conta o nosso Blogue existem muitos passados ou apanhados, tal como o meu próprio caso.

Dado as dificuldades financeiras nunca participei nos encontros, condição que me deixa sempre triste infelizmente (12/13)

Quanto aquentar, ou ter garra, julgo hoje um dia, tudo custa, quero isso dizer que trabalho dos editores, em termos de tempos disponibilizados uso de instrumentos e não só (14).

Da minha parte, estou totalmente satisfeito com trabalhos desenvolvidos, pelo Camaradas Editores, muito útil, pois, por outro lado gostava de ter uma participação mais activa, mas mas devido as limitações diversas (por ex.,, ler muito tempo e escrever),  mas sou muito atento ao Blogue. Consulto  sempre (4),  novidades e comentários alguns dos quais são dos meus conhecimentos para responder. (6/7/8).

Por agora termino julgando responder algumas questões que podem não ser todo essencial.
Meus melhores cumprimentos e abraços.

______________

Nota do editor;

Último poste da série > 26 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11631: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (57): Respostas nºs 125/126): Idálio Reis (CCAÇ 2317, Gandembel e Ponte Balana, 1968/69); e Alberto Nascimento (CCAÇ 83, Piche, Buruntuma, Bambadinca, 1961/63)

Sem comentários: