segunda-feira, 6 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11534: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (34): 35.º episódio: Memórias avulsas (16): Os dois amigos ao chegar à Guiné

1. O nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422 / BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), em mensagem do dia 22 de Abril de 2013, enviou-nos mais uma história para publicar na sua série "Os melhores 40 meses da minha vida".


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA

GUINÉ 65-67 - MEMÓRIAS AVULSAS

16 - OS DOIS AMIGOS AO CHEGAR À GUINÉ

O PRIMEIRO
Um ser-humano fora de série. Após um enjoo contínuo desde Lisboa, ali estava Bissau.
Levantei-me do leito, onde sempre viera, excepto às horas dos comes que se bebiam e fui para a amurada e pelo que vi, pareceu-me bonito... com cheiros diferentes... o povo visível parecia simpático... a temperatura ao meu gosto e aquela chuva quente, até me refrescou as ideias.

Tudo preparado para sair, qu'a terra firme estava já ali a cem metros, eis senão quando me avisam:
- É pá andam lá em baixo à tua procura.

Fui ver e era bem verdade. Num "zebro" gritavam pelo meu nome. Tratava-se dum individuo com ar desleixado e barbudo, mal vestido à marinheiro, a quem acenei e que me ficou a aguardar junto ao portaló.

Era "APENAS" o fuzileiro especial Sebastião, das Barreiras, lá na minha terra. Sabendo da minha chegada, fez questão de me ir abraçar, convidou-me para o almoço que já mandara preparar e lá fomos depois do acantonamento da minha CCAÇ 1422, ali mesmo no Forte da Amura.

Mais tarde, voluntariou-se para operações onde soubesse que eventualmente eu também poderia estar o que por duas vezes aconteceu. Voltávamos assim a trocar amplexos verdadeiros como próprio de quem se estima. Era um rapazão formidável, valente militar já com a maior distinção possível, na guerra de Angola e ali recebeu a segunda igual condecoração.


O SEGUNDO
- Passeou comigo em Bissau, Mansoa, Cutia, Mansabá, Bissorã, Pelundo, Teixeira Pinto, Cuntima, Canjabari, Quinhamel e Farim.
- Combateu em Buro, Berecobé, Biribão, Jolmete e K3.
- A emboscadas, respondeu comigo nas matas, nas bolanhas, nas estradas... e outras preparou ao meu lado esquerdo.
- Fomos à praia de Varela e estivemos no Senegal.
- Partilhou as minhas lavadeiras, foi "voyeur, comeu comigo à mesa, colhemos cibes cajus e mangas, caçámos crocodilos, atirámos granadas de mão de pé e deitados, disparámos morteiros e bazoocas, nadámos em rios e bolanhas e atacámos o IN.
- Assentámos tijolos e sem fio de prumo ajudante, aquando da construção da cozinha e messe colectiva.
- Compartilhou emoções boas, outras nem tanto, conheceu GENTES com letra grande e gentes apenas.
- Riu... mas também chorou.
- Embora shockprotected, tem ainda o frontispício arranhado, devido a ter batido numa mina que eu próprio desarmadilhara ali nos "carreiros" a 3 Km's do aquartelamento e por isso recebeu metade dos 300 pesos que era o preço que pagavam por tal trabalhinho. (E que pena tínhamos de não as poder levantar todas, pois que algumas, as tais de que desconfiávamos serem fornilhos, haviam de ser destruídas com trotil)
- Prantámos muitas "bailarinas" ao redor do hotel onde vivíamos, até ao dia em que entendemos não o voltar a fazer, porque de noite muita macacada as destruíam.
- Conheceu-me como ninguém e bastava fixá-lo para que me mostrasse a quantos estávamos, que horas eram e qual o dia da semana.
- Acompanha-me há 48 anos e vai também às reuniões anuais da rapaziada que esteve na Guiné e de lá... e lá no meu concelho.
- É mudo de nascença, mas falo com ele sobre tudo o que vivemos e bastas vezes lhe pergunto: - "Alembras-te pá?

Vi-o na montra da Loja Pintosinho e foi amor à primeira vista. Desembolsei por ele, os últimos duzentos escuditos, do que trouxera da Metrópole.
Falei-vos do meu automatic Cauny Prima Swiss, 25 rubis, waterproof.

(continua)

OBS:- Na falta de outra ilustração, optou o editor pelo seu relógio Cauny Submarine, 17 rubis, Antichoc, Swiss, que lhe fez companhia no Funchal e na Guiné, regressando os dois ao Continente, em 1972, sãos e salvos. Ainda hoje sobrevivem.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11494: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (33): 34.º episódio: Memórias avulsas (15): O Brutubol

2 comentários:

Anónimo disse...

O meu grande amigo e EDITOR, Carlos Vinhal, fez o favor de apensar a foto do seu Cauny (por acaso bem parecido c'o meu). E para que fique aqui um comentário, pois que senão o pobre do Veríssimo fique triste decidi aqui mesmo anunciar que vou desistir de escrevinhar dadas as audiências negativas. Vai o agradecimento para todos os camaradas que leram, maiores para os que comentaram e a esperança de que o Blogue se mantenha por muitos e bons anos e que seja na realidade, um motivo de união para todos nós que combatemos naquela Guiné, que não esquecemos. Abraços para todos, do
Veríssimo Ferreira
FUR-MIL CCAÇ 1422, BCAÇ 1858. K3 65/67

Tny Borie. disse...

Olá Veríssimo.
Acabo de ler o teu comentário.
Por favor não pares de escrever, se o Carlos publica os teus textos, eu e milhares de amigos combatentes os lemos, qual a razão para que pares de nos contares aquelas passagens lá vividas, naquele cenário de conflito, algumas descrevem momentos de aflição, mas foram escritas com algum humor.
Sempre que que te recordares de alguma passagem, escreve-a, conta-a aos teus amigos combatentes, os comentários são importantes, mas por vezes os leitores não têm tempo ou disposição para os escreverem, e lembra-te que não importa quanto grande é a audiência, o importante é a verdade que tu contas e que te sai do coração.
Há um ditado chinês que diz mais ou menos assim, "Nunca te importes com o tamanho da audiência, faz sempre o teu melhor, como se um trilião de pessoas assistissem, embora só uma pessoa te veja".
Com um abraço espero ler o teu próximo texto com aquele humor, próprio de um combatente!.
Tony Borie.