segunda-feira, 29 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11501: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (34): Respostas (nº 64/65/66): Francisco Henriques da Silva (CAÇ 2402, Có,Mansabá e Olossato, 1968/70); George Freire (CCAÇ 153 e 4ª CCaç, Fulacunda, Nova Lamego, Bissau e Bedanda, 1962/63); António Estácio (, guineense, alf mil em Angola, 1970/72)

Resposta nº 63 > Francisco Henriques da Silva  [ex-alf mil, CAÇ 2402 / BCAÇ 2851 (,Mansabá e Olossato, 1968/70), e mais tarde embaixador de Portugal, na Guiné-Bissau (1997/1999)]

Meu caro Luís Graça, 

Peço desculpa pelo meu atraso na resposta, mas, para quem está no estrangeiro e nem sempre dispõe de ligação à Internet, as coisas por vezes não são fáceis. Seguem as resposta:


1. [Descobri o blogue] há cerca de 3 anos

2. Através de dois ex-camaradas de armas e amigos de sempre,  o Mário Beja Santos e o Raúl Albino

3. Sim, [sou membro da Tabanca Grande,] mas não me lembro desde quando.

4. Vejo o blogue 2 ou 3 vezes por semana.

5. Mandei já vário material para o blogue que tem sido publicado.

6. Conheço [ nossa página no Facebook], mas poucas vezes a frequentei.

7. Vou claramente muito mais vezes ao blogue.

8.  O que gosto mais no blogue são os artigos sobre a Guiné actual bem como as recensões e as notas de leitura. A história da Guiné interessa-me muito e não só o período restrito da guerra colonial. Vou pouco ao blogue e gosto de ver algumas notícias de outros tempos.

9. O que menos me interessa no blogue são as notícias sobre as reuniões de confraternização, que, aliás, respeito inteiramente, mas em boa verdade concernem apenas os que lá vão e os camaradas ausentes desses grupos ausentes que por uma razão ou outra não puderam ir. O interesse restringe-se, digamos, a esses participantes. Quanto ao FB, a crítica é sensivelmente a mesma.

10. Não tenho tido dificuldades especiais de acesso ao blogue.

11. Representa uma importante ligação com o passado, sobretudo com a nossa juventude, e com a Guiné em particular.

12. Não, não participei. Muitas vezes não me é possível, devido a prolongadas ausências no estrangeiro que são, a bem dizer, aleatórias.

13. Com pena minha, penso que não, porque devo-me encontrar, mais uma vez fora, mas não posso desde logo responder de forma definitiva. Em resumo, não sei.

14. Acho que sim, todavia creio que o blogue poderia melhorar graficamente a respectiva página que, a meu ver - e peço que não me interpretem mal - é demasiado convencional e pouco apelativa. Continuar? Pois. com certeza, o problema é que vamos ficando cada vez mais velhos e este trabalho acabará quando o último moicano fechar os olhos. Haveria que abrir a página aos mais novos, designadamente aos cooperantes, comerciantes e empresários que passaram e passam pela Guiné, mesmo sem a nossa experiência única de participantes na guerra de África e, por outro lado, aos bissau-guineenses, pois existem de facto alguns, mas ainda poucos que participam nestas lides.

15. Creio que está tudo dito. Temos de manter viva a chama e temos de gradualmente de passar o testemunho a outros para que este projecto, não comece, nem acaba em nós.


Resposta nº 64 > George Freire [, tenente e depois capitão QP Jorge Freire, da CCAÇ 153 e da 4ª CCaç, Fulacunda, Nova Lamego, Bissau, Bedanda, 1962/63; hoje engenheiro, a viver desde 1963 nos EUA]

1- [Descobri o blogue] cerca de 2008.
2- Através do blogue Do Miradouro.
3- Se me lembro, [pertenço à Tabanca Grande]  desde 2008.
4- [Visiti o blogue] pelo menos uma vez por semana.
5- Todo o material [que tinha], (histórias e o filme que fiz em 1962/1963)], foi enviado em 2008/2009
6, 7, 8 e 9- [Gosto] mais do Blogue do que Facebook
10- Sem problema [de acesso].
11- [Para mim, o blogue reopresenta] boas lembranças.
12 e 13- Naão, estou muito longe, nos EUA, como sabes.
14- Absolutamente.
15- Nada a criticar.

Um abraço,

George Freire

Resposta nº  65 > António Estácio [guineense do chão de papel, filho de pais transmonstanos,   foi aluno da prof Clara Schwarz no Liceu Honório Barreto, colega e amigo do Pepito, é engenheiro técnico agrícola,  reformado, foi  alf mil em Angola em 1970/72, viveu boa parte da vida em Macau, é autor de diversas comunicações e livros sobre a Guiné do seu tempo, como Nha Carlota (2010), e Nha Bijagós (2011)]

Meu caro Luís Graça & Companhia Limitada. .

Estimo-te bem e procurarei ser rápido. Acontece que há várias perguntas que desconheço, e como tal terei dificuldades em responder às vossas perguntas. Mas vamos lá ver se não me faltam mais "memórias"
.

1 - Há cerca de seis anos que, pontualmente, deparava com material referente à Guiné.

2 - Era por andar meio tonto, na busca das mais diversas informações referente à Guiné.

3 - Sim sou membro da vossa "Tabanca", não por direito, mas por "emprestado", pois
fiz a "guerra" em Angola, onde bem poderia ter sido muito mais válido do que fui.

[Foto à direita, o Estácio, em 1964, em Bissau]

4 - Mesmo que esporadicamente, passei a ter maior oportunidade de há uns 5 anos.

5 - Uma ou duas vezes, por mês, e gostaria de ter convívio mais próximo, embora saiba
que será impossível publicitar nomeadamente todas as histórias que possa receber.

6 - Conheço mas a verdade é que me faz certa confusão. Creio que bem bastaria uma
bem pensada por forma a termos tudo lá metido. Admito, porém, estar errar, pois na
Guiné havia deveras malta a queixar-se.

7 - A ambas, mas de preferência ao Blogue.

8 - De um modo geral qualquer delas está próximo do que pretendo.

9 - Nada me leva a negar o esforço que tendes de andar a transportar as coisas de um
lado para o outro. Só imaginando o que tendes feito.

10- Creio que não, muito embora reconheça dever estar bastante pesado.

11- O Blogue é a melhor forma que existe para unir a malta, devendo ser feito um esforço
para ser mantida.

12- Sim, com o deste ano, vão ser já mais três (caras novas) do que eu.

13- Sim. E mais 3 "guinéus",  sendo um Paraquedista, Comando e um de Tropa-fandanga. 

14- Com certeza, daí continuar como deve ser por mais uns anitos.

15- Todas as críticas são justificadas e estou em crer que no vosso caso injustas.

Ora aqui tendes num instante as respostas ao vosso inquérito e viva quem o faz. Viva.

_________________

Nota do editor:

Último poste da série > 29 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11498: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (33): Respostas (nº 62/63): J. L. Mendes Gomes (CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66); Paulo Santiago (Pel Caç Nat 53, Saltinho , 1970/72)

Sem comentários: