domingo, 28 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11494: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (33): 34.º episódio: Memórias avulsas (15): O Brutubol

1. O nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422 / BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), em mensagem do dia 22 de Abril de 2013, enviou-nos mais uma história para publicar na sua série "Os melhores 40 meses da minha vida".


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA

GUINÉ 65-67 - MEMÓRIAS AVULSAS

15 - O BRUTOBOL

Julho de 1966

Estava a realizar-se o campeonato mundial de futebol, lá p'las England's, o que deu ensejo a que o IN nos tentasse provocar.

E foi assim, que espetado num tronco dum frondoso embondeiro e já bem perto de Mansabá, mais própriamente junto a uma antiga serração de madeirame, eu tivesse colhido, numa visita que pretendia fazer aos amigos que deixara no K3 (sem a tal ser obrigado mas por parvoíce e voluntariado assaz parvo) eu tivesse colhido repito, um folheto-convite, que ao que soube nem era já o primeiro, para um joguinho onde até já tinham, árbitro e equipa. Tenho essa missiva escrita à mão, em meu poder, não sei onde mas aparecerá e lá vinha os nomes dos seus jogadores.

E então era assim:
- Guarda-redes: PPSH;
- Defesas, esqº,central e dtº: Canhões sem recuo 120mm;
- Centrais: Metralhadora pesada Degtyrev e metralhadora ligeira Bren;
- Avançados, extremos esquerdo e direito, Interiores Idem e avançado centro: Kalashnikov's.

Supus que estes últimos, seriam irmãos ou cousa parecida.

Sabem... é que eu era ainda um ingénuo, embora rico pois se até quando em Lisboa, houvera comprado a estátua do Marquês a um gajo que ma vendeu por vinte mil réis, embora estivesse a pedir trinta e já não falo das duas garrafas de Whyski que depois d'abertas eram chá de S. Roberto, cousa boa que tudo curava e era bem raro.

Já que falo nessa minha estadia no Grupo de Companhias Trem Auto, na Av. da Berna, deixem-se que vos diga que um dia fui mesmo enganado.
Senão imaginem: apanhei o eléctrico para a Praça do Comércio e sabem onde fui parar? Pois vejam bem: ao Terreiro do Paço.

Ah provinciano, provinciano que ainda és... qu'eras mesmo estúpido... eras disse eu e muito bem, pois que agora julgo ser apenas um velho tonto, "pobre... triste... abandonado". (Vasco Santana dixi)

Ainda sobre a equipa deles: verificava-se já, e tal como nos actuais benficas, portos, sportings e quejandos, que só jogavam com estrangeiros.
Propunham-se ainda, minar todo o redor do campo e marcavam a disputa para as dezanove horas.
Por isso é que desconfiámos e não comparecemos, pois que se devia tratar duma tramóia e... desconfiámos porque a essa hora seria já noite e o estádio junto ao campo de aviação não tinha iluminação.

Eles sim, estiveram lá, que bem os ouvimos, fartaram-se de rematar flagelando o aquartelamento e só abandonaram o campo quando o nosso obus, e assim estilo Mokuna (mais conhecido por fura-redes e que jogou ali na Faculdade do Futebol em Alvalade) atacou em força ripostando com sucesso contra as investidas adversárias.

Localização da "Serração" (Carta de Farim) no troço da estrada Mansoa/Mansabá, entre Mamboncó e Mansabá

Acabado o recreio, na matina seguinte, acabei por não ir ao destino a que me propusera.
Requisitado fui para que urgentemente regressasse a Bissau o que fiz no DO do correio.
Já houvera dito que estava instalado em luxuosa suite, no QG em Santa Luzia.

Apesar disso e talvez em Setº de 1966, resolvi arrendar conjuntamente com dois amigos músicos do conjunto das Forças Armadas, um apartamento bem bom e que maior liberdade desse às minhas acostumadas visitas das 2ªs, 3ªs, 4ªs, 5ªs, 6ªs e Sábados, sem terem que passar pela humilhação de deixar a identificação na porta d'armas lá de cima.

Situava-se junto ao cais do Pigiguitti e a cem metros dum local onde preparavam umas ostras de se lhes tirar o chapéu, bem como também assavam uns camarõezinhos acompanhados com molho de jindungo e limão.

Ali acolhi alguns camaradas da minha CCAÇ 1422, quando em férias ou em tratamentos hospitalares e dentro do espírito "onde cabe um Português... cabem dois ou três". Para além de que, estes eram da minha família militar.
E era uma festa ver esta rapaziada liberta da G3, com uma cama para dormir... boa comida... melhor buída... descanso... sossego... paz... e uma repartida amizade, sempre presente.

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11436: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (32): 33.º episódio: Memórias avulsas (14): O desertor

Sem comentários: