sábado, 27 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11487: 9º aniversário do nosso blogue: Parabéns (3): Parabéns ao grandioso Blogue (Felismina Costa) e Por ele e por causa dele, Blogue, reencontrei camaradas, fiz amizades pessoais e correspondentes espalhados pelo mundo (Jorge Teixeira - Portojo)

1. Mensagem de parabéns da nossa amiga tertuliana Felismina Costa:

Parabéns ao Grandioso Blogue “luisgracaecamaradasdaguine”

Caríssimos:
Luís Graça, Carlos Vinhal, Eduardo Magalhães Ribeiro, Virgínio Briote, Hélder Sousa, José Martins e Torcato Mendonça.

Meus ilustres amigos, é mais que justa uma homenagem ao esforço, ao brio, à perseverança deste grupo de homens, que consegue manter em funcionamento (e tão bem arrumadinho) um Blogue desta envergadura, durante nove anos. Não sei se o Luís Graça, seu criador, quando o imaginou, supôs que teria esta longevidade e esta dinâmica!

Lembro- me do dia em que o descobri, (há três anos atrás) e assustada me dirigi “Ao Sr. Blogue” querendo saber notícias dessa Guerra, que foi vossa/nossa, e em que participei com palavras escritas e com toda a pureza e ignorância da minha adolescência.

Numa ânsia de saber pormenores dessa realidade e desse tempo, li exaustivamente muitos e muitos depoimentos dos homens que participaram activamente no referido acontecimento, que deu azo a este Jornal Diário, que cada um dos seus membros compõe, citando as suas experiências, o seu sofrimento, as suas lembranças, as suas saudades, a sua ligação para sempre àquelas paragens.

Aqui fiz amigos que considero, “amigos verdadeiros” oferecendo em troca, um pequeno poema, ou simples texto, onde digo da minha gratidão à vida. Vida, que desejo a todos vós, longa e sorridente até ao fim!

Parabéns pelos (4 718 908) de visitas!
Parabéns pelo trabalho, pela dinâmica, pela organização, pela quantidade de depoimentos!
Parabéns pelas amizades grandes que comporta, pela gente bonita que o mantém vivo e que são todos quantos participam com as suas histórias, a sua cultura, e as suas vivências.

Quero felicitar todos que nele participam, especialmente pelo facto de serem sobreviventes, de um conflito sem mérito, que enlutou tantas famílias e deixou marcas irreversíveis em tantas outras.

Sou afectuosamente, “uma moça do vosso tempo”
Felismina mealha




2. Mensagem do camarada Jorge Teixeira (Portojo), (ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70), enviada a propósito do aniversário do nosso blogue:

Caro Luís, Caros Editores, Caros Camaradas
Em momentos de aniversários é lugar comum deixar os parabéns e abraços, beijinhos cá de longe, e essas cenas que ficam registadas por quem recebe, para quem manda por vezes é uma obrigação.

Fálo (com acento, assim evito confusões com o falo que nos querem impôr na nova ortografia) por mim, pois a muitos amigos e camaradas a quem envio esses lugares comuns tal não seria possível sem o Blogue que criaste e os editores desenvolveram e os correspondentes mantêm vivo.

Por ele e por causa dele, Blogue, reencontrei camaradas, fiz amizades pessoais e correspondentes espalhados pelo mundo.

Roubando ao Eduardo Campos a sua célebre frase: Salazar foi um fdp que me tirou anos de juventude, mas permitiu-me conhecer muitos amigos.
Ao Blogue cabe perfeitamente a adaptação da frase. Na minha resposta ao questionário, escrevi que já não tenho mais estórias para contar. Claro que tenho, mas muitas não podem ser publicadas. Faltar-lhes-ia em primeiro lugar o engenho da escrita para descrever situações que à distância de 40 e tal anos parecem estúpidas e irreais.

Também foi por causa do Blogue que recebo a minha pensão militar. Não sei se é assim que ela se chama, mas para o caso também não interessa nada. (Acho que é a única frase boa que alguma vez a Teresa Guilherme exprimiu, serve para tudo).

É estória velha já contada. Ao correr da pena, foi o saudoso Carlos Pinhão que me ensinou a diferença entre estória e história. Não tem nada a ver com a nova ortografia ou ter apanhado a palavra dos amigos Brasileiros. Mas este Blogue tem história e muita e tem muitas estórias.

Para lá dos parabéns, blablabla, deixo o meu abraço ao Luís e seus muchachos extensivos à rapaziada da Peste Grisalha.
Jorge Teixeira

Anexo: Foto tipo Bilhete postal do Guerreiro que se mandava para casa a dizer:
- Hoje vesti o camuflado para tirar o cheiro a Môfo.
____________

Nota do editor:

Último poste da série de > Guiné 63/74 - P11446: 9º aniversário do nosso blogue: Parabéns (2): Salve, 23 de abril de 2004! Salve, Tabanca Grande e o teu poilão! Salve, todos os nossos autores, colaboradores, leitores! Salve, todos os amigos e camaradas da Guiné! (Miguel Pessoa / Editores)

Sem comentários: