sábado, 27 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11482: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (30): Respostas (nº 56 e 57) de José Manuel M. Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71) e de António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493, Mansambo e Fá Mandinga, 1972/74)

Resposta, ao nosso inquérito por questionário aos leitores do blogue (*),  do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71):


(1) Quando é que descobriste o blogue? 
R - Ainda trabalhava quando um amigo me alertou para a existência do Blogue. Abri umas poucas de vezes, mas não tive logo o entusiasmo para me tornar assíduo. Ao contrário da maioria, eu achei que tinha demasiadas fotografias, e que era um bocado épico.

(2) Como ou através de quem?  
R - Vide a resposta anterior.

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (tertúlia)? 
R - Desde 2008. [Vd. poste 3147, de 24 de agosto de 2008]

(4) Com que regularidade visitas o blogue?  
R - Via-o diariamente, e só desde data recente vou alternando os dias de olhadelas. Acho que para isso, também tem contribuído as longas ausências de colaboradores de muita qualidade. Não faço ideia se estão desinteressados, se com outras ocupações, mas que fazem muita falta, acho que sim.

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.?
R - Sim, já enviei algum material, e ainda não arrumei as botas. [O JMMD tem cerca de 130 referências no blogue]

(6) Conheces também a nossa página do Facebook (Tabanca Grande Luís Graça)? 
R - Não frequento o FB.

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue? 
R -Ao Blogue, n'é?

(8) O que gostas mais no Blogue? E no Facebook? 
R - Do que gosto mais? Gosto de todas as informações que contribuam para o meu conhecimento; gosto do humor delicioso de alguns camaradas; gosto das manifestações de genuinidade; gosto do sentimento de camaradagem que o mais das vezes se respira no Blogue.

(9) O que gostas menos no Blogue? e no Facebook? 
R - Esta, eu salto.

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue? 
R - Não, acedo sempre, ou quase sempre, pois houve já uma ocasião de dificuldade geral.

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti? E a nossa página no Facebook? 
R - O que é que o Blogue representa? Através dele (Blogue) estabeleci contactos de norte a sul, encontrei pessoas muito interessantes, ponderadas umas, com mais nervo outras, mas sempre generosas e legitimadas pela camaradagem. Também houve o contrário, até oportunismo e aberrações, mas contam-se pelos dedos. Portanto, o Blogue representa um convívio, onde se entra e sai a bel-prazer, e através dele tive o privilégio de conhecer, corresponder-me, e conviver com amigos, que até parecem ser de longa data. Acho isto uma felicidade, que prezo muito.

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais? 
R - Sim, já participei em três encontros, e foi sempre muito surpreendente o contacto com malta distante. Afinal, a distância pode não se expressar em quilómetros.

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de Junho, em Monte Real?
R - Não, este ano não penso lá ir. Em primeiro lugar, o encontro da minha companhia foi marcado para o dia 1 de Junho, perto das pedras parideiras. Em segundo lugar, porque o dinheiro escasseia, há outras despesas pendentes, e a minha deslocação ficaria carote. Tendo em conta os tempos dificeis, com rendimentos reduzidos e cilindrados por impostos, proponho que o Joaquim, para o ano, promova um pic-nick na mata do empreendimento, e cada um leva o farnel.

(14) E por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra… para continuar? 
R - Tem fôlego, claro! Haja vontade de cada um para contar uma estória (que todos temos estórias para contar), notícias reveladoras de situações relacionadas com a Guiné e a guerra, ou, até notícias, comentários, transcrição de contos, de receitas culinárias, de condições turísticas, e a malta que ficou com o bichinho africano, vem cá ler. Mas o blogue pode ainda promover outras iniciativas, como debates, entrevistas, etc.

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer?
R - Não esperei, e respondi no ítem anterior.

Abraços fraternos
JD

********************

2. Respostas do nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493/BART 3873, MansamboFá Mandinga e Bissau, 1972/74) ao questionário enviado à tertúlia:

(1) - A terceira vez que mexi no computador, e o formador nos disse agora vamos aprender a pesquisar, escrevi guerra da Guiné Mansambo e apareceu no ecrã as instalações de Mansambo local onde eu tinha estado, foi um tónico para aprender ainda com mais entusiasmo a mexer no computador.

(2) - Como o acima descrito.

(3) - Sou membro da Tabanca Grande desde Março de 2012.

(4) - Normalmente, visita o blogue todos os dias.

(5) - Tenho mandado algum material espero vir a mandar mais, se algumas limitações derivadas de problemas de falta de saúde não o impedirem.

(6/7) - Conheço a página no Facebook mas não sou seguidor.

(8) - Postes escritos de forma simples mas esclarecedor dos factos relatados.

(9) - O que gosto menos no blogue é a forma como alguns comentadores abordam os postes que comentam.

(10) - Não tenho tido qualquer dificuldade em aceder ao blogue.

(11) - O blogue representa para mim uma viagem ao passado, onde apesar de me fazer recordar muitas coisas más, me faz também sentir mais novo e me proporciona momentos de reflexão, que me ajudam a enfrentar algumas dificuldades nos tempos que correm.

(12) - Nunca participei nos encontros.

(13) - Estou a pensar participar este ano, mas estou condicionado por problemas de saúde, veremos daqui até lá.

(14) - A maioria dos tabanqueiros tem força anímica para que o blogue possa continuar por muito tempo, mas a idade não perdoa, seria bom que mais militares que passaram pela Guiné se juntassem a nós, todos não seremos demais.

(15) - Criticas, faço-as diretamente no blogue, sempre que entendo serem pertinentes, segundo a minha maneira de ver as coisas.

Um abraço aos restantes editores e os meus agradecimentos pelo vosso trabalho ao longo da vida do blogue.
António Ferreira
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 26 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11479: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (29): Respostas (54): Manuel Joaquim, ex-Fur Mil Armas Pesadas da CCAÇ 1419 (Mansabá e Bissorã, 1965/67)

Sem comentários: