quarta-feira, 24 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11457: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (66): Cap Cmd Maurício Saraiva, aqui evocado pela sua sobrinha Luciana Saraiva Guerra (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil) e pelo nosso coeditor Virgínio Briote



Foto nº 1
 Foto nº 2

 Foto nº 3



Foto nº 4


Foto nº 5


Foto nº 6



Foto nº 7


Fotos: © Virgínio Briote (2013). Todos os direitos reservados

1. Mensagem de Luciana Andrade Guerra:

Data: 21 de Abril de 2013 à43 02:06

Assunto: Cap Maurício Saraiva


Olá a todos.

Meu nome é Luciana, sou sobrinha do Cap Maurício Saraiva !

Moro em Florianópolis,  Brasil,  há 12 anos. Sou filha do irmão mais novo de meu tio (Gustavo).

Encontrei vosso Blogue por acaso, aproveito esta oportunidade para cumprimentar a todos que conviveram com meu tio.

Eu,  quando adolescente,  costumava passar os Natais com ele e o resto de minha família. Tenho saudades.

Saudações a todos, espero que vossa "Tabanca" continue crescendo.

Sou do Sporting, tal como meu tio Maurício era ! hi hi

Luciana Saraiva Guerra


2. Comentário, de 21 do corrente,  do Virgínio Briote [foto a esquerda, ex-alf mil cmd,  1965/67], a quem pedi um comentário a esta mensagem e o envio de fotos, "para reavivar a memória" deste nosso camarada da Guiné, que foi  cap cmd Saraiva:

Caro Luís,

Tenho muito material sobre o Cor Maurício Leonel Saraiva. Fotos, documentos e memórias de acontecimentos, histórias que corriam na altura, outras de que fui testemunha e uma ou outra em que até fui protagonista. Gostaria de fazer um trabalho sobre o Saraiva (já em tempos encomendado pelo Presidente da Associação de Comandos, mas que não pude levar adiante).

Foi ele, o Saraiva, que como tenente me convidou a concorrer aos comandos e,  dois meses mais tarde, como capitão, foi meu director de instrução. Acontece que estou com uma semana algo incerta, já que ando comprometido com o Hospital de Santa Maria e não sei quando posso fazer esse trabalho. A minha sogra está internada e eu, que há cerca de um mês fui lá operado, estou na iminência de o voltar a ser, embora desta vez seja outra história. Assim não posso prometer nada. Amanhã, conforme for a evolução dos dois casos, dou notícias.

Recebe um abraço e, de passada, vou ver se insiro aqui algumas fotos do Saraiva, com ass respetivas lkegendas

bv

Fotos (e legendas):

1. Alf mil Saraiva em Angola, em 1963, aquando da frequência  do curso de Cmds;
2. Emblema de braço do grupo Fantasmas de que o Saraiva foi  cmdt;
3. Formatura em Brá dos Cmds (fase de grupos) em que se vê à frente o então tenente Jaime Cardoso, director de instrução do 1º curso de Cmds em Brá,  e vê-se o Saraiva na formatura numa extremidade de óculos escuros;
4. Aposição dos crachás, referentes ao mesmo curso, com o ten Saraiva na ponta esquerda;
5. Aqui, já como director do 2º curso (Set 65), o cap Saraiva à direita assiste à imposição dos crachás;
6. Cap Saraiva à frente da CCmds do CTIG em Set 65;
7. Na mesma data, o cap Saraiva rodeado pelo J. Parreira, Virgínio Briote  e Marques de Matos.

3. Comentártio de L.G.:

Temos já uma dúzia de postes sobre o Maurício Saraiva. Agradecemos ao Virgínio Briote as fotos  que nos fez chegar. Aproveito para lhe desejar uma boa recuperação do problema de saúde   do foro (oftalmológico) que o preocupa de momento. Vai ser operado a uma vista, muito em breve, no Hospital de santa Maria, mas eu espero poder rapidamente abraçá-lo, o mais tardar no nosso VIII Encontro Nacional«, em 8 de junho de 2013. em Monte Real. A eele e à Irene, a quem também também as melhoras da sua perninha...

Quanto à nossa leitora e amiga Luciana, espero que ela tenha aprendido algo mais sobre o seu tio e que divulgue estas fotos entre a família. Fico feliz por saber que vive em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, cidade onde tenho amigos e parentes. A nós  compete-nos a honrar a memóriua de todos  os nossos camaradas que fizeram a guerra da Guiné. Teremos muito gosto em publicar fotos, em formato digital, que estejam na posse da família do Maurício Saraiva, que foi instrutor, comadante e camarada de alguns de nós, que integram a Tabanca Grande.

Peço à Luciana que transmita à família (e em particular ao seu pai) as nossas saudações mais calorosas, e que aceite o nosso convite para integrar a nossa Tabanca Grande onde há lugar também para os familiares dos nossos camaradas já falecidos. Como vê, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!

______________

Nota do editor:

Último poste da série > 16 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11406: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (65): Carlos Afeitos encontra, em 2011, restos da CCAÇ 1422 (1965/67), no K3 / Saliquinhedim

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros Editores,

Deve ter havido um erro nas fotos. A foto 4 é do meu Grcomb da CCav 489, em Cuntima, talvez em Março ou Abr65. A foto dos primeiros GrsCmds do CTIG, em 1964, com o então tenente Jaime Cardoso, como director de instrução, à frente dos Grs segue agora. Um abraço e as minhas desculpas.
VB

Luís Graça disse...

Tens toda a razão, vb, o lapso foi meu. Pressas, sabes como é ?!... Peço desculpa, a ti e aos leitores. Ab. LG

José Botelho Colaço disse...

Eu a pensar que ia encontrar amanhã o meu amigo Briote.
Ao ler o P 11457 fiquei preocupado e fez com que activasse as comunicações directas que deram um resultado profícuo.

Um abraço.
Colaço.

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Este é mais um aspecto que comprova a utilidade do nosso Blogue.
E, também comprova que há muito mais gente, para além dos seus integrantes, que o descobrem e o seguem.

Abraço
Hélder S.