sábado, 20 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11429: Memórias de um capitão miliciano (António Vaz, cmdt da CART 1746, Bissorã e Xime, 1967/69) (1): os meus picadores e guias, Seco Camará e Mancaman Biai




Guiné > Zona Leste > Setor L1 (Bambadinca) > Xime > António Fernando Marques e Arlindo Teixeira Roda, dois camaradas. furrieis,  da 1ª geração da CCAÇ 12 (1969/71), junto ao monumento da CCAÇ 1550 (1966/68), unidade de quadrícula do Xime que antecedeu a CART 1746 (1968/69), a CART 2520 (1969/70), a CART 2715 (1970/71), a CART 3494 (1972/73) e a CCAÇ 12 (1973/74)... A CCAÇ 12 conheceu bem e duramente, o subsetor do Xime, entre 1969 e 1974, primeiro como  subuniddae de intervenção ao setor L1 e depois, no final da guerra, como subunidade de quadrícula...  Não sei se a CCAÇ 1550 foi a primeira  subunidade de quadrícula do Xime: estivera antes em Farim,  era comandada pelo cap mil inf Agostinho Duarte Belo; no monumento estão inscritos os lugares (de diferentes setores) por onde passou: Binta, Guidage, Xime, Ponta do Inglês, Galomaro, Candamã, Taibatá, Farim, Dembataco, Samba Silate, Bissau... (LG)


Foto: © Arlindo Roda (2010)/ Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos 



reservados.

1. Texto enviado pelo nosso camarada António Vaz, ex-cap mil, cmdt da CART 1746 (Bissorã e Xime, 1967/69), com data de 18 do corrente:

 Assunto: Seco Camará

Olá,  Camaradas Tertulianos

Depois da minha ausência prolongada,  já contada anteriormente,  e ao reler páginas antigas do Blogue,  nomeadamente o poste P5578 (*), ocorreu-me relatar o seguinte:

Quando cheguei ao Xime, em Janeiro de 1968,  na "passagem do testemunho" que a CCAÇ 1550 fez da situação material e do pessoal adstrito (Pel Caç Nat, Milícia e picadores), foi-me dito que o picador Seco  Camará era o melhor da zona e que, nessa época, já levava 56 minas detectadas,  o que para mim, nessa altura, era um número respeitável pois até à data, vindo de Bissorã, não tinha tido contacto frequente com tais engenhos.

Fiquei sabedor e considerei que a chefia do grupo de picadores estava, continuaria, bem entregue. Assim sucedeu durante alguns meses e o Seco era sempre convocado para as operações que pareciam mais complicadas.

Numa delas, em Julho de 68, talvez a Op Golpear, com a paragem da coluna veio-me a informação:  MINA!!!

Ao chegar-me aos ouvidos,  avancei para junto do Seco pois fora ele que a tinha detectado e operava. Aproximei-me dele com o cuidado requerido e fiquei a observar o seu procedimento. (Será que que a adrenalina que se liberta tem cheiro? O mato molhado parecia-me sempre adocicado mas naquela altura tinha mudado).

Estava o Seco semideitado no chão e com a "pica" fazendo perfurações quase horizontais no terreno pois achava que este estava mais brando que o normal. Os gestos comedidos, o cuidado imenso e a tensão elevada ao máximo contagiaram-me. Tentava perceber se aquela textura do terreno correspondia ao que pensava ser uma "caminha" de mina.

Não mais esqueço a transformação que nele se operou:  o seu semblante e a própria cor mudaram; o Seco estava cinzento de tão pálido que estava. Levantou-se lentamente dizendo:
– É mesmo mina,  Capitão!

A minha norma foi sempre "Mina rebenta-se, não se levanta". Arriscava contudo a perca do segredo da progressão mas era assim. Assim se procedeu mas o Seco teve o seu prémio pecuniário.

Vieram mais operações e num delas um Alferes nomeado veio dizer-me que havia problema com a escala dos picadores, não queriam que o Seco fosse naquele dia e nos subsequentes porque não o queriam como chefe.
– Grande berbicacho –  pensei eu.




[Foto à esquerda: Seco Camará, em Mansambo. Foto:  ©Torcato Mendonça (2007) ]

As razões que me apresentaram não me convenceram, invocavam que aquele posto - chefe dos picadores - devia ser desempenhado por alguém superior na hierarquia tribal. Prometi que resolveria o assunto depois daquela operação pois não era altura de estar com mais conversa. O Seco foi como estava determinado mas com os resmungos dos outros picadores que acalmaram, talvez por eu ir nessa operação. Esta como outras foi "sem contacto, com vestígios" e num dos dias seguintes falei com o Seco que me disse que ele próprio não estava interessado em viver no Xime e preferia ir para outro lado.

(Eu à época não estava a par de eventuais "trabalhos sujos", já invocados neste blogue, que Seco desempenhara anteriormente. O comandante que me antecedeu nada me referiu, embora quando arrumava as minhas coisas tivesse encontrado,  na secretária a mim atribuída,  um objecto formado por um cabo de madeira com 40 ou 50 centímetros ao qual estavam presos 3 ou 4 pedaços de arame farpado de idêntico comprimento formando sinistro chicote. Destruí-o,  pois não tinha como conduta torturar prisioneiros e achei que tal objecto prefigurava situações que sempre repudiei por princípio. Nos primeiros meses da comissão, em Bissorã, tive de travar, nem sempre com êxito, atitudes condenáveis por parte de milícias que facilmente se propagavam pelo pessoal da Companhia.)

Quanto ao Seco, não consegui arrancar-lhe mais explicações e,  falando no Comando do Batalhão, em Bambadinca [, CCAÇ 2852], consegui arranjar-lhe um sítio para morar e que ele seria o Picador do Capitão e que seria convocado de vez em quando por mim, coisa que lhe agradou. Depois,  falando com os picadores,  vim a saber que, embora já desconfiasse, o chefe por eles desejado era o filho do Chefe da Tabanca,  o Mancamam Biai, que desempenhou o papel até ao fim da comissão.

O Mancaman foi sempre uma pessoa reservada, discreta, embora entre o pessoal existisse certa desconfiança que me foi transmitida por diversas maneiras. O mesmo se passava com o Chefe da Tabanca que na noite do ataque ao Xime,  na passagem do ano 68 para 69, que foi o mais forte da minha época, foi trazido para dentro do "quartel" por haver fortes suspeitas a seu respeito (não esquecer que a morte do Furriel Dias e os muitos feridos na emboscada passara-se 1 mês antes). As coisas serenaram mas a desconfiança com altos e baixos.

No dia da minha retirada, já com a LDG atracada no Xime, veio o Mancamam ter comigo se eu não lhe deixava uma recordação:
 –Não, Mancamam,  não tenho nada para te dar, mas já dei a ti e ao teu pai a possibilidade de não terem sofrido represálias que numa certe altura pareciam mais que prováveis.

Compreendia que as populações estavam divididas com a guerra e que era natural que familiares ou antigos amigos seus vivessem naquilo que à época eram bases In e que isso era agora a realidade.
 –  Adeus,  Mancamam.

Ele percebeu.

Um abraço do
António Vaz
________________

Nota do editor:

(*) 2 de janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5578: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69/Mai 71) (7): Mancaman, mandinga, filho do chefe da tabanca do Xime, um homem de paz
(...) era um homem algo complexo e não facilmente transparente aos nossos olhos europeus, atraindo mesmo algumas suspeitas, para as nossas tropas, de que mantinha contactos com o «outro lado» e dizendo-se, até, que tinha «arroz turra» a vender na tabanca.

Nunca galgou a graduado de 2.ª linha; negou-se, certa vez, a ir numa operação para além de Ponta Varela; odeia os militares portugueses que maltrataram prisioneiros «turras» para obter declarações; condena com grande revolta as chacinas praticadas pelas tropas prtuguesas nos primeiros anos da guerra; e sempre que os oficiais de artilharia fazem fogo para o acampamento do Poidon, que ele deu a entender estar muito fraco e já não ser o que foi em tempos atrás, ele olha-os com uns olhos de fúria, o que poderia sugerir a presença de membros da tabanca ou mesmo de pessoas de família naquela área.

(...) não aprecia Amílcar Cabral nem Sekou Touré, da Guiné ex-Francesa. Tem consideração, porém, por Senghor, do Senegal, porque «ele não quer um Estado só de pretos, mas tem muitos brancos a ajudá-lo», referiu.

(...) Para Mancaman, certamente com uma dose de idealismo, mas não sem uma visão, na essência, válida e humana, o processo para a consecução da paz na Guiné passava pelas conversações directas com os turras - importante para ele, que se realizassem através de elementos da população da mesma etnia - e a aplicação de tácticas defensivas, evitando todas as acções violentas e arrasadoras da parte do exército e das forças portuguesas. (...)

6 comentários:

Luís Graça disse...

Talvez o nosso amigo J. C. Mussá Biai, o "menino do Xime", possa acrescentar algo mais... Era criança quando morreu o Seco Camará, em 26 de novembro de 1970...(Fui um dos que recolheu os seus restos, na antiga estrada do Xime, onde apanhámos uma tremenda emboscada).

Zé Carlos, sei que isto é doloroso para ti. Recordar uma dura infãncia e os conflitos familiares... Mas estás à vontade, para comentar ou não... O que será feito do Macaman Biai ? Ainda é vivo ?

Luís Graça disse...


Veja-se aqui uma bela homenagem ao Seco Camará, feita pelo Torcato Mendonça:

11 DE MARÇO DE 2010
Guiné 63/74 - P5974: Ao correr da bolha (Torcato Mendonça) (3): O velho picador, Seco Camará


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2010/03/guine-6374-p5974-ao-correr-da-bolha.html

Anónimo disse...

Olá Camaradas
Já falei do Makaman Biai que era um dos guias do meu tempo. O situação em que vive (pelo menos há pouco tempo vivia) no Xime, confirma as minhas suspeitas. Em compensação do Malan Djai, ou Indjai Quité - o outro picador que alternava com ele - ninguém fala. A questão das minas do Xime faz-me confusão. Num sítio onde se podia andar a todo o terreno e não era certo que se fosse pelos trilhos apareciam minas... Dá-me a impressão de que estes "picadores" tinham um faro especial para as detectarem e receberem o chorudo (para eles) prémio que as NT lhes forneciam.
Pela análise desta situação podemos confirmar que as populações estavam "divididas", e que as NT nunca desataram um nó de resistência à sua acção que por ali havia. Deveríamos ter vigiado intensamente a tabanca que estava situada numa posição que facultava o contacto com o In.
Um Ab.
António J. P. Costa

Anónimo disse...

Olá Camaradas
Volto ao tema para dizer que, no meu tempo, já não havia Ponta do Inglês. Daí que, para lá do arame farpado era tudo In. Não se sabendo por onde a companhia seguiria era difícil aos "guias/picadores" localizar uma mina com tanta precisão. E depois, tínhamos um certo "teatro" durante o levantamento. Durante os 5 meses que estive no Xime apenas levantei uma mina PMD-6 que o Malan tinha "detectado".
Não sei que concluir desta situação que encontrei e, pelos vistos, vinha de trás. Mas não auguro que fosse boa. Houve algo que se passou ao nosso lado e nós não controlámos.
Um Ab.
António J. P. Costa

Luís Graça disse...

As dúvidas sobre a "lealdade" da população do Xime (com cerca de 250 habitantes,, na sua maioria mandingas) já vinha de longa data... Citem-se as "autoridades militares" do setor L1 (BambadincaI), a que pertencia o subsetor do Xime...

Por exemplo, o comando do BCAÇ 2852 (1968/70) escreveu o seguinte na história da unidade:

(...) "No Sector L1 podemos considerar duas raças (sic) distintas: para Leste da estrada Bambadinca-Xitole onde predomina a raça Fula, e para Oeste da mesma estrada onde predominam as raças Balanta e Beafada.

"A população Fula de um modo geral é nos favorável, sendo de destacar o regulado de Badora, que tem como Chefe / Régulo um homem de valor e considerado pela população como um Deus. Esse homem é o Tenente Mamadu, já conhecido do meio militar pelos seus feitos valorosos e dignos de exemplo. Da outra população, fortes dúvidas (sic) se tem, especialmente as dos Nhabijões, Xime e Mero"(...).

Por exemplo, Nhabijões, em 1969, no meu tempo, *as portas de Bambadinca era considerado um núcleo habitacional sob "duplo controlo"... O que obrigou o comando do setor a fazer ali um dos maiores reordenamentos da Guiné... Em, Nhabijões muita gente tinha família no "mato"... O mesmo acontecia no Xime, em Mero, em Santa Helena...

Com o batalhão seguinte, o BART 2917 (1970/72), a lengalenga já era um pouco diferente, vendo-se aqui a influência do discurso spinolista da Guiné Melhor... Cite-se a história da unidade:

(...) "Concentraram-se neste Regulado ]o de Badora, a maioria dos Mandingas do Sector. Muitos são daqui naturais mas há um importante núcleo constituído por “refugiados” de outros Regulados, especialmente do Regulado do Cuor e Oio.

"Os naturais do Regulado de Badora têm queixas das prepotências antigas fulas com conveniência ou não das Autoridades Administrativas, não esqueceram ainda os desmandos feitos pelas NT (sic) no início do terrorismo em que Mandingas e terroristas era considerado sinónimo, confiam bastante no Régulo de Badora – Tenente de 2ª Linha Mamadú Bonco Sanhá, que dizem ser Beafada, porque nos seus ascendentes há uma mulher desta etnia, ser justo, ser valente e ter espírito Mandinga. Pelas razões apontadas, porque muitos deles têm família no mato, e talvez e especialmente por ser essa a orientação dos seus Chefes Religiosos, assumem uma atitude de neutralismo em relação ao actual conflito.

"Os refugiados neste Regulado pensam em cada momento nas suas árvores de fruto, nas suas terras, e muitos deles desejariam ocupar povoações de onde a guerra os expulsou.- Desde que lhes seja garantida uma certa segurança, estão disposto a ocupar as suas antigas povoações e cooperarem na sua defesa, desde que recuperadas". (...)

A expressão "desmandos" perpretados pelas NT (e pelas autoridades administrativas), no início da guerra, no regulado de Badora (Bambadinca) é da autoria, insuspeita, do comando do BART 2917, a quem coube a elaboração ou a supervisão da história da respetiva unidade...

De resto, já publicados aqui alguns postes sobre este tema delicado: sabe-se que balantas, beafadas e mandingas "não foram bem tratados" pelas autoridades (administrativas e militares)nos primeiros anos da guerra, tanto no Sector L1 como noutros sítios.

José Nascimento disse...

É curioso como mais de 40 anos depois venha a saber algo sobre os picadores do Xime com quem fiz dezenas de saídas pelo mato. Lembro-me que ao Seco, os militares do meu pelotão o tratavam carinhosamente por "velhote". O Mancamam não era pessoa que desse muita "confiança" a quem falava com ele, era muito discreto, pràticamente quando entrava no quartel era para falar com o nosso capitão.Creio que era um filho dele com o mesmo nome que deveria ter uns 16 ou 17 anos, ajudava no nossa messe/bar a troco de comida. Não sei se o nosso capitão saberia das ideologias dos picadores/guias, pois duvido que ele alguma vez tenha ido à tabanca, de qualquer modo dizia-se que os habitantes do Xime eram todos "turras" e essa ideia já vinha da companhia anterior à nossa. Sobre as malditas minas, no ano que estivemos no Xime, não foram detectadas mais do 5 ou 6 que foram todas levantadas ou destruídas. Um abraço. José Nascimento - Cart 2520