sexta-feira, 12 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11381: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (3): Resposta do Torcato Mendonça, ex-alf mil art, CART 2339, Mansambo, 1968/69, e nosso colaborador permanente



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) >  Fotos falantes III > Foto nº 16 [, Mansambo: Cartaz de boas vindas... Ao fundo os "bunkers", construídos de raíz pelo pessoal da CART 2339... à esquerda, a fiada de arame farpado, e o engenhoso sistema de alerta, constitúido pro garrafas vazias de cerveja...]



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) >  Fotos falantes III > Foto nº 15 [, Abrigo e balneário...]



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) >  Fotos falantes III > Foto nº 60 [, Dia de festa, com leitão à moda de... Mansambo...]



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) >  Fotos falantes III > Foto nº 5 [... Jogatana de futebol na parada... As balizas eram feitas com pneus velhos...]




Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) >  Fotos falantes III > Foto nº 7 [... O Torcato posando para a fotografia, junto ao espaldão do morteiro 81...]



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) >  Fotos falantes III > Foto nº 6 [... O Torcato junto ao obus 10.5]




Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) >  Fotos falantes III > Foto nº 13 [...O ponto de referência (opu de mira) do PAIGC, sempre que atacava ou flagelava o aquartelamento, que não tinha população, apenas alguns guias e milícias com as suas famílias... A enorme árvore acabou por ser abatida e queimada...]



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) >  Fotos falantes III > Foto nº 14...

Fotos do álbum do Torcato Mendonça > Fotos Falantes II

Fotos: © Torcato Mendonça (2007). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: L.G.]


1. Continuação da publicação das respostas ao "questionário aos leitores" do blogue (*), no âmbito das comemorações do  9º aniversário do nosso blogue (,que será a 23 de abril).

Aqui fica, a seguir, o guião com as "15 perguntinhas ao leitor" que foram enviadas a todo o pessoal que se senta debaixo do poilão da Tabanca Grande. A mensagem, por nós enviada, sempre em BCC (como manda as boas regras de segurança na Net), foi devolvida nos seguintes casos (por desatualização ou mudança do endereço de email): Henrique Castro, Joaquim Fernandes, José Belo, Nuno Rubim, Ricardo Figueiredo, Rogério Ferreira e Sérgio Pereira.


(1) Quando é que descobriste o blogue ?

(2) Como e através de quem ? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada)

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) desde quando ?

(4) Com que regularidade vês/lês o blogue ? (diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...)

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.)

(6) Conheces também a nossa página no Facebook ? (Tabanca Grande Luís Graça)

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?

(9) O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook ?

(10) Tens dificuldade, ultimamente, de aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos sete anteriores encontros nacionais ?

(13) Estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer

Obrigado pela tua resposta, que será publicada, com direito a foto. O editor, Luís Graça.




2.8. Torcato Mendonça [ex-afl mil art, CART 2339, Mansambo, 1968/69, e nosso colaborador permanente; vive no Fundão, foto à direita]


(1) Creio que nos primeiros meses de 2006.

(2) Foi-me dado a conhecer por um camarada, Carlos Marques dos Santos. Estivemos na mesma Companhia (CART 2339) na Guiné [Fá e Mansambo, 1968/69] . Em 2005 eu fui, pela 2ª vez desde que se realizam, ao almoço da Companhia. Foi talvez devido a isso que ele me deu a conhecer, tempos depois, o blogue. Eu estava também mais recetivo ao “tema Guiné”.

(3) Desde Maio/06 quando comentei um poste que abordava um assunto que eu conhecia. O Luís Graça convidou-me e eu aceitei.

(4) Leio o blogue diariamente e, quase sempre, mais do que uma vez. Faz parte da minha rotina diária. Claro que em viagem, férias ou outras estadias quebro essa rotina.

(5) Tenho enviado “estórias”, fotos e comentários. Talvez em participação excessiva. Fiz uma paragem, talvez mais uma menor participação, deve haver quase um ano. Não sei ao certo mas facilmente se verifica consultando a listagem á esquerda do blogue. 

(6) Claro que sim [, conheço a página do facebook].

(7) Não. Prefiro o blogue. 

(8) Do blogue evidentemente. É nele que está o que me interessa e com o alinhamento de que gosto.

Sobre o facebook nada mais digo. O que mais gosto no blogue é difícil dizer. Talvez o relato, depois de décadas, das vivências dos ex-combatentes naquela “terra vermelha e ardente” e o seu convívio com a boa gente das Tabancas. Gosto dessas “estórias” que mostram como vivíamos e víamos a Guiné, suas gentes, costumes e cultura e o respeito que nos mereciam. Claro que haviam excessos a mostrarem uma certa superioridade bacoca. Penso que é natural em jovens de vinte e poucos anos ou jovens revoltados pela interrupção de sua juventude e de suas vidas. Relevar aqui Séries ou textos que têm passado no blogue parece-me pouco correto. Correto não, prefiro elegante.

(9) [Sobre o que gosto menos:] Certos comentários que mostram intolerância ou, de alguma forma, violam as Regras do blogue. Aparecem certos escritos que, em parte ou no todo, parecem ser um elogio a um ou outro facto ou personagem. Ainda discussões estéreis ou elogios a quem contra nós combateu. Respeito quem diferente de mim pensa e essa, quase, forma elogiosa de tratar o IN, desgosta-me. Primeiro e sempre o soldado do meu País. Nunca conviveria com o IN, na fase de transição para a dita independência, a não ser militarmente. Só. Não sou racista e o ser humano merece-me muito respeito e, por isso mesmo, seria esse o meu comportamento.

(10) Não. Pode haver algumas falhas que me parecem normais.

(11) [Para mim, o blogue representa:] Uma companhia, o fazer-me sentir mais jovem e participativo num período marcante de minha vida. Além disso, é uma fonte de aquisição de novos conhecimentos sobre o modo como outros camaradas sentiram a sua passagem pela Guiné. É saudável. Recordar o passado, esse meu passado, foi importante para mim. Tinha tentado esquecer. Impossível claro, certos acontecimentos marcaram e esses nunca se esquecem. Creio que logo na minha entrada para o blogue disse isso: nunca esqueço (o facto que me marca pelo desagrado) e não sei perdoar.

(12/13) Em praticamente todos. Este ano não vou. O blogue dá-nos a conhecer outros camaradas mas, só nesses encontros os conhecemos fisicamente. Nos encontros das Companhias é diferente e eleva-se muito, para mim claro, o aspeto emotivo. Ali sentimos ou sinto muito o meu Grupo de Combate e os que não estão. Não só e prefiro não ir ou ir espaçadamente. O telefone resolve muito.

(14) Que pergunta me fazes... Claro que sim, ora essa. Pode ser necessário, de quando em vez, aliviar a pressão, fazer uma pausa como em tudo nesta vida. Depois é sempre em frente. O objetivo está corretamente identificado,  logo é para ganhar…(tirei o militar eliminar, fica ganhar).

(15) Criticas, sugestões, comentários. Nada! Dou os Parabéns aos Editores pelo excelente trabalho. O que está já feito, sem alardes e com humildade, é demasiado importante. Deve ser continuado pois muitos merecem que aquela realidade seja conhecida. Quem melhor dos que a viveram para a contar?
Abraços e nem faço revisão ao que escrevi ao correr das teclas…

______________

Nota do editor:

Último poste da série > 11 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11374: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (2): Respostas de José Ferraz (EUA), Tony Borié (EUA), Eduardo Estrela e Manuel Reis

1 comentário:

Luís Graça disse...

Torcato: Não queres comentar (e legendar melhor) estas fotos daquela que foi a tua "casa" durante quase dois anos ?... LG