quarta-feira, 13 de março de 2013

Guiné 63/74 - P11247: Cartas de amor e guerra (Manuel Joaquim, ex-fur mil, arm pes inf, CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67) (9): Saída de Bissau para Bissorã

1. Em mensagem do dia 10 de Março de 2013, o nosso camarada  Manuel Joaquim (ex-Fur Mil de Armas Pesadas da CCAÇ 1419, BissauBissorã e Mansabá, 1965/67), enviou-nos a nona "Carta de Amor e Guerra".


CARTAS DE AMOR E GUERRA

9. Saída de Bissau para Bissorã

Bissau, 23/Outubro/65 
Escrevo-te hoje porque, precisamente hoje, vou sair de Bissau. Irei para uma zona do interior, a minha nova e com certeza definitiva residência nesta malfadada Guiné. Vamos lá a ver o que me irá acontecer. Sem dúvida que a vida se vai tornar um bocado mais dura. Mas nem tudo são males. Lá também passarei horas descansadas. Brevemente te darei notícias mas é natural que antes do próximo avião isto não seja possível. Por isso te escrevo agora. É lógico que a correspondência se atrase mais um ou dois dias mas isto não é problema.

O facto mais importante aqui está. Ficarei a residir no “mato”. Mais uma grande experiência de vida. O perigo não é nenhum papão e tudo se há-de passar, minha amada N., da maneira mais agradável. Irei fazer por isso. Tem calma, não te exasperes. Tudo correrá bem. Seria ridículo minimizar o perigo mas o que também é certo é que é preciso ter muito azar para morrer. 

A hora do nosso reencontro há-de chegar. Não percas a esperança porque há razões para a sua existência. Uns vêm, outros regressam. Daqui a poucos dias há-de chegar, mais uma vez, uma carga de homens mas quase uma mesma quantidade regressará à metrópole. Lá para os primeiros dias de Novembro aí estarão e, se fores ao cais, verás que o seu aspecto é bom, convidativo à esperança num bom sucesso também do nosso lado.

Vê lá se procuras ocupar o teu tempo de maneira a não pensares muito na nossa situação. Leva a coisa como o acontecimento mais natural do mundo. Ocupa-te na leitura, no passeio, em qualquer actividade que te distraia. Não quero que a minha menina se enfie num canto a limpar as lágrimas e a transformar esta nossa separação num coro de lamentações.

Estas nada valem. E verás os dias passarem, as semanas correrem e, quando menos dermos por isso, estará esta minha comissão no fim. 

Espero ir-te mandando umas fotografias frequentemente para que talvez sintas a minha presença mais real. Estou bem como poderás ir verificando.

O tempo não é muito. Tenho de partir. Na próxima carta espero dar-te informações mais precisas sobre a minha localização. Agora não posso. 
(…). 

Apaixonadamente, sou o teu M. 
(…) 

Foto 1. Mansoa, 23/10/1965, a CCaç 1419 a caminho de Bissorã: uma breve paragem. 
Em primeiro plano, o fur. milº Manuel Joaquim. 
© Manuel Joaquim 


Bissorã, 31/Out./65 
(… … …) 
(…) como te prometi na última carta, eis-me a dar-te algumas impressões sobre a minha nova localização. A localidade onde estou aquartelado chama-se Bissorã. É uma vilazinha razoável. O mal é estar cercada pelos revoltosos. Situada no meio da selva está, como é lógico, cercada pelos “turras” (como se lhes chama cá) já que a selva é o refúgio deles. Na vila está-se razoavelmente [bem]. O pior é quando se sai. Cheguei cá no dia 23 e já apanhei um grande aperto (*). Para te estar aqui a escrever, tenho de me considerar um indivíduo de sorte. O pior é se ela me não acompanha até ao fim. 

Foto 2. Bissorã, vista aérea do centro da vila
Foto do cap. Carlos Oliveira, retirada com a devida vénia do “website” de Carlos Fortunato, leoesnegros.com.sapo.pt/

Outra coisa que me aconteceu, não perigosa mas bastante aborrecida: À vinda para aqui desapareceu-me aquele meu saco azul-escuro. Com ele foi a carteira com todo o recheio: dinheiro, todas as fotografias, as tuas e as minhas, inclusive uma colecção que cá tinha tirado e que tinha intenções de te ir enviando (já tinha começado), bilhete de identidade, o isqueiro que me ofereceste, roupas, livros, caneta, selos, cartas (por acaso nenhuma tua) e mais uma série de artigos de uso pessoal. Nunca mais o vi e quem sabe lá por onde ele já andará. Apesar de tudo, se os meus azares fossem tão grandes como este, oh felicidade, seria um indivíduo cheio de sorte. 

[No dia 23/10/1965, as condições de passagem do rio Braia não permitiam a passagem de viaturas pelo que se teve de fazer a transferência de carga entre elas, do lado de Mansoa para o de Bissorã e vice-versa. Destacado para fazer segurança ao acto desleixei os meus pertences. “Aquele saco azul” foi um chamariz para um fdp qualquer e o seu roubo causou-me alguns problemas, quer emotivos quer funcionais.]

Foto 3. “O local do crime”: estrada Mansoa-Bissorã, “ponte” de Braia, com o tabuleiro reconstruído em 1966. Ao fundo da foto, nota-se a torre de um fortim. 
 © Henrique Cabral: “Rumo a Fulacunda CC1420 Guiné 65/67” 

Foto 4. Fortim de Braia: construído para defesa da ponte

A situação é péssima. A morte é a nossa parceira do lado. É incrível como às vezes se consegue escapar (*). Tão inverosímil que chegamos a mirarmo-nos, a apalparmo-nos, pois não acreditamos na nossa incolumidade. A sensação que nos envolve ao estarmos num lugar, mudarmo-nos e passados segundos rebentar uma granada no sítio onde estávamos anteriormente, não se pode exprimir. Vermos as balas a furar o terreno junto a nós, fazendo saltar a terra para os olhos e não haver uma que nos acerte faz-nos parecer estar a sonhar. Mas não sonhamos porque de vez em quando lá caem alguns. 
Ficaríamos malucos se não sentíssemos uma acentuada indiferença pelo perigo e uma grande esperança em cada um de nós ser do número dos felizardos, dos que conseguem sair daqui inteirinhos. 
(… … …)

(…). Beijo-te. Com todo o meu amor por ti, minha querida, saudades do M. 

(*) [São referências à primeira operação feita, em Bissorã, pela CCaç.1419, três dias depois da sua chegada. Foi apoiada por um grupo de combate dos “velhinhos” (CArt. 643) de que fazia parte um membro ilustre desta Tabanca Grande, o Rogério Cardoso. Foi nesta acção que ele ficou gravemente ferido, atingido por uma granada de RPG que, milagrosamente, não explodiu mas causou-lhe uma grave fractura exposta do fémur esquerdo.]


Lisboa, 1-Nov. 1965

Foto 5. Fur. mil.º Manuel Joaquim: no centro de Mansoa, a caminho de Bissorã (23/10/65). 
© Manuel Joaquim 

Meu M. (…) adorei (…) esta fotografia que não me canso de admirar. És mesmo tu. É o meu M.! Oh querido, não calculas como fiquei contente. Agradeço-te a lembrança pelo prazer que me dá poder olhar-te e sentir, vamos lá, a tua presença mais real, poder fixar-te com a ternura, o Amor que te dedico. Muito e muito obrigada, queridito. (…). Pareces-me com muito bom aspecto pelo que pude avaliar pela foto. 

(…). Não sei se já recebeste a carta que te enviei 3ª feira mas é provável que isso não tenha acontecido porque já não te encontravas em Bissau. Desta vez recebi duas cartas com intervalo de dois dias apenas. Já começava a ficar atrapalhada. Também não é preciso muito para te atrapalhares, dirás tu. Em parte assim é. (…). 
Só a angustiante situação que nos obrigam a suportar me leva a este comportamento, a agir como se já não acreditasse em ti. Não foi isto que pensaste? Que eu não confio em ti, não acredito nas tuas promessas, em tudo o que me dizes? 
Isso já aconteceu. Agora estou muito acima, sou superior a tudo isso. A autoconfiança que já adquiri solucionou o meu problema, já não admito a hipótese, não penso sequer na possibilidade dum afastamento, no afrouxamento dos teus sentimentos e das nossas relações. Esta ideia parece-me mesmo descabida, como se fosse já impossível a separação entre nós. Mas o certo é que isso me dá uma certa comodidade, uma certa tranquilidade até. 
Só o perigo a que diariamente estás exposto me gera algumas preocupações. Só estarei completamente tranquila, calma, enfim a D. em cheio, quando o teu regresso definitivo for transformado em realidade, quando te vir pisar o solo de Lisboa, (…). 
(… … …) 
Olha querido, enviei-te por um sargento que aí chegou no último contingente a bordo do “Niassa”, uma pequena lembrança. Com certeza ainda a não recebeste. Eu disse-lhe que te encontravas em Bissau mas a verdade, pelo que me disseste nas últimas notícias, quando aí chegou já tu tinhas partido. Não sei se será possível descobrir onde te encontras e enviar para a tua nova morada ou então deverá devolvê-la. 
(… … …) 
Para ti vão as minhas carícias, os meus beijos e abraços, todo o meu Amor por ti. Adoro-te, meu querido. (…). 


Bissorã, 9-Nov. -65 
Recebi ontem a tua carta escrita aí em 1/Nov. Por aqui vês o tempo que a correspondência demora. Escrevi-te uma carta um pouco rígida mas, perante esta tua última carta, estou convencido de que ainda devia ter sido mais acutilante. Porquê? Precisamente porque achei uma diferença nítida entre as duas cartas. Recebes correspondência … escreves cartas razoáveis. Não recebes correspondência, atiras-te com frases disparatadas. Achas bem? Vamos lá a ver se daqui para o futuro nos entendemos. 
(… … …) 
Minha querida, tem paciência. A minha vida aqui não está muito segura mas não percamos a esperança. Um azar tanto acontece aqui como em qualquer outro lado. E eu hei-de regressar. Hei-de voltar. Quanto à encomenda que dizes ter-me mandado, ainda não apareceu. Deste o meu SPM ao tal sargento? Este como se chama e qual é o seu SPM? 
Desculpa escrever-te só este simples aerograma mas estou muito e muito cansado. Cheguei há pouco de uma “operaçãozinha” que me arrasou os nervos e o físico. Isto, com uma boa soneca, passa depressa. 
Apaixonadamente, os beijos e abraços do teu M. 
Saudades
____________

Nota do editor:

Vd. último poste da série de 6 DE MARÇO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11199: Cartas de amor e guerra (Manuel Joaquim, ex-fur mil, arm pes inf, CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67) (8): A falta de notícias na retaguarda

1 comentário:

Tony Borie disse...

Olá Manuel Joaquim
As tuas cartas, são recordações de quase todos nós.
Neste poste, descreves que passaste pela minha terra de dois anos, que era Mansoa, que eu considerava "um posto avançado da fronteira", e em Outubro de 1965 ainda lá me encontrava, e reconheço os postes da rua principal, mais à frente mostras o pontão e o pequeno forte de Braia, com aquela foto do Henrique Cabral, que eu também reconheci e lá existia, no que chamava-mos estrada de Mansoa para Bissorã, mas não era mais que um carreiro, cheio de más surpresas.
O "saco azul", despertou a curiosidade de algum "Curvas, alto e refilão"!.
Obrigado e continua.
Um abraço, Tony Borie.