quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10825: À volta do poilão da Tabanca Grande: Boas Festas 2012/13 (2): um abraço fraterno a todos quantos formam esta grande família, a que me orgulho de pertencer (Felismina Costa)

1. Mensagem de Natal da nossa amiga Felismina Costa com data de 11 de Dezembro de 2012:

Caríssimos "Camarigos"
Uma vez mais estamos no Natal! Apesar de todos os contratempos, de dias cada vez mais difíceis para a maioria de nós, o tempo passa célere e diria mesmo, que na nossa idade, ele voa! Parece que foi ontem, que sentada no mesmo lugar, frente ao mesmo computador, procurei um bocadinho, para vos desejar umas Festas-Felizes. Entretanto, já se passaram cerca de trezentos e sessenta e cinco dias, e aqui estou novamente com o mesmo objectivo.

Que o vosso Natal vos traga momentos inesquecíveis, para recordar para sempre com muita alegria.
Há momentos maravilhosos, em que a alegria que sentimos por ter à nossa volta os que nos são queridos, superam toda e qualquer situação.

Por isso, para além de muita saúde, vos desejo uma reunião familiar, baseada nos alicerces da Paz, do amor, do respeito e da Solidariedade, que nos deve acompanhar todos os dias da vida.

Segue um abraço fraterno, extensivo a todos quantos formam esta grande família, a que me orgulho de pertencer.

Segue em anexo, um poema meu, que é um obrigada por existir... e conhecer-vos

Vossa amiga de sempre:
Felismina


Era Dezembro mãe

Era Dezembro mãe!
Tão Dezembro!
Tão perto do Natal…
E eu quis vir à festa,
Trazendo como prenda
o meu eu, que me ofereceste…
e que ficou tão meu, tão unicamente meu
que, sem ele… não sou eu…
Às vezes, querem que eu, não seja eu,
mas eu, não sei ser outro, senão eu!
E talvez, porque recordo os teus afagos,
os teus beijos, sublimados,
os teus braços e abraços
a tua voz cristalina,
eu… sou ainda uma menina!

Lembro Março, florindo sem cansaço
inundando o largo espaço de poesia,
enquanto no teu regaço, eu sorria e crescia.

Lembro Abril, de luz dançante
quando as nuvens com o vento se fragmentam
e desenham alegria esvoaçante.

Lembro o Maio das novas aves
dos chilreios coloridos, exultantes…

Lembro, os Agostos escaldantes e longuíssimos
que queimavam apenas os dias que passavam…
E à noite, o luar trazia mensagens de outras galáxias,
Contava-me histórias que ouvia encantada,
ao som de orquestras, que não divisava.

Lembro os Outonos que amavas e me ensinaste a amar
nas cores dos poentes que namorávamos
em êxtase total,
absorvendo aromas que retenho ainda, como se o tempo
tivesse parado, ali à esquina…

E eis que regresso ao Dezembro de então,
Trazendo na mão o presente teu…
que era somente… a luz do que é meu.
Sorrindo me olhaste, sabendo que eu era
a pequena magia desse teu Natal,
Que juntas vivemos, e fomos cantar
A essa Belém, onde, de outra Maria,
um outro Menino…
Nascia também!

Felismina Mealha
Agualva, 24 de Outubro de 2012

______________

Nota do editor CV:

Primeiro poste da série > 18 de dezembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10820: À volta do poilão da Tabanca Grande: Boas Festas 2012/13 (1): Flor de sal para purificar e perfumar o chão das gentes boas da Guiné-Bissau (AD - Acção para o Desenvolvimento)

14 comentários:

Tony Borie disse...

Olá Felismina.
Simplesmente, lindo e emocionante.
Obrigado.
Retribuo o abraço, Tony Borie

Rui Silva disse...

Cara Felismina:
Obrigado pela consideração.
Obrigado pelo encanto da sua poesia.
Obrigado pelo seu desejo de um bom Natal para mim.
Registo com muito agrado.

Um ror de felicidade para si.

Rui Silva

Juvenal Amado disse...

Felismina

Muito obrigado por este e outros momentos de dávida para connosco com que nos foi bridando ao longo do ano que chega agora ao fim.

Um Natal muito feliz e um Ano Novo cheio de coisas boas.

Um abraço

Anónimo disse...

Olha a minha Vizinha!
E a fazer versos... E dos bons, como de costume. Como não sei fazer versos, deixo os votos de um Feliz Natal e de que o Ano de vinte e treze seja melhor e mais feliz do que o de 20 e 12, o que não é nada difícil.
Ab. do vizinho
António J. P. Costa

Torcato Mendonca disse...

É uma ternura, querida amiga Felismina.
Leio-o pela segunda vez. Eu lhe agradeço os momentos de ternura sentidos.
Devia ter guardado os seus Poemas, a sua Poesia própria de gentes do País onde nasceu. Terra de Poetas aquela, de fraternidade e solidariedade, Terra quente e de boa Gente.

Para si, para os seus o melhor neste tempo de Natal e para o Ano Novo de 2013.
Dizem poder ser ano difícil e é possível. Tenho sempre aquela "esperança", com a calma própria de nossa Terra, que, antes das aves chegarem, venha o vento Suão que abane as árvores e os frutos apodrecidos rebolem pelo chão.

Boas Festas para Si e Família.

Ab T.

JD disse...

Olá Felismina,

É uma ternura a sua aparição e, pela minha parte agradeço. Igualmente lhe desejo Boas-Festas e um novo ano com muitas alegrias.
E para acabar, um beijinho
JD

José Marcelino Martins disse...

Que haja um pouco de PAZ, no meio desta GUERRA, que envolve toda a gente.
Um beijo e bom Natal, Felismina!

Bispo1419 disse...

"Que mil flores desabrochem" para emoldurar e perfumar o seu dia a dia, minha amiga e vizinha Felismina!
Um beijo
Manuel Joaquim

Bispo1419 disse...

Minha cara Felismina:
Ao voltar ao blogue, reli o seu belo poema. E fiquei ainda mais "tocado" pelo que volto aqui para lhe "recitar" este belo poema de Manuel Alegre:

Que mil flores desabrochem. Que mil flores,
Outras nenhumas, onde amores fenecem.
Que mil flores floresçam onde só dores
Florescem.

Que mil flores desabrochem. Que mil espadas,
Outras nenhumas não.
Onde mil flores com espadas são cortadas,
Onde mil espadas floresçam em cada mão.

Que mil espadas floresçam
Onde penas são
Antes que amores feneçam.
Que mil flores desabrochem
E outras nenhumas não.

Um beijo
Manuel Joaquim

Anónimo disse...

Cara amiga Felismina,
Que o Menino a cubra com o mesmo perfume e a mesma ternura com que chega aos nossos corações.
Os seus versos são um Hino de Paz e Amor. Obrigado!
Um abraço do tamanho do Oceano que nos une.
José Câmara

ARLINDO FARINHA disse...

A TODOS UM SANTO E FELIZ NATAL.

admor disse...

Cara Camariga Felismina,

Mais um lindo poema com que nos brindou.

Retribuo-lhe os seus votos de Boas Festas e torno-os extensivos a todos os Camarigos.

Um grande abraço para si e para todos.

Adriano Moreira

Cesar Dias disse...

Felismina
Mais uma vez temos o previlégio de poder ler um dos seus poemas. Gostei muito. Aqui lhe agradeço e retribuo as boas festas, com muita paz.
Um abraço Felismina
César Dias

Anónimo disse...

Caríssimos amigos!

Muito obrigada pelas vossas carinhosas palavras, pela vossa sensibilidade, pela vossa hombridade, pela vossa amizade!

É sempre um grato prazer felicitar-vos!

Para todos vós, uma vez mais, os meus sinceros desejos de Boas-Festas junto dos vossos familiares.

Um beijinho para todos, da vossa amiga de sempre

Felismina mealha