terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10822: Mi querido blog, por qué no te callas?! (2): (i) A guerra também é capaz de revelar o que há de mais sublime nos seres humanos (Hilário Peixeiro); (ii) ... E eu estou nesta bela caravana há quase 9 anos (David Guimarães)...

1. Mensagem do Hilário Peixeiro, acabada de enviar (19h09), em comentário (off record) ao poste P10813 (*)

Caro Luis

Haverá várias razões para atitudes contra o que nos une no e ao blogue:

(i) uns porque "fugiram" à mobilização;

(ii)  outros porque fugiram depois dela;

(iii) outros ainda porque tiveram a sorte de nascer depois da nossa geração;

(iv) etc;

Já assisti a comentários, semelhantes aos por si referidos, de camaradas meus que só conheceram a paz (graças a Deus) como se as nossas vivências os incomodassem ou os responsabilizássemos por as não terem vivido.

Uma guerra nunca é boa e é sempre uma tragédia para muitos. Mas quanta solidariedade, quanto do mais sublime que tem o ser humano, se manifesta só (infelizmente) nestas situações de sacrifício que pode ir até ao extremo?

Por isso o blogue irá viver por uns bons anos, se Deus quiser

Um forte abraço

Hilário Peixeiro

[Dx-comandante da CCAÇ 2403/BCAÇ 2851, Nova Lamego, Piche, Fá Mandinga, Olossato e Mansabá, 1968/70; atualmente, coronel na reforma]



2. Mensagem do grã-tabanqueiro nº 3, o David Guimarães, camarada da primeira hora, com data de 17 do corrente:

Caros amigos, caro Luís...

Tenho andado muito calado,  mas sempre atento - naturalmente que coisas que vejo escritas com umas concordo, com outras afirmo "eu fui ator" e noutras vejo escritos romanceados.

No entanto tenho visto sempre respeito e curiosamente vejo efectivas correcções a eventuais escritos com certas imprecisões... Ainda bem que assim é, sinal da atenção e qualquer rectificação a um escrito feito só entra em benefício para que a história na circunstância fique mais precisa...

Muitos mais comentários possivelmente seriam de se colocar por aí mas contudo nota-se o receio de alguns, e serão milhares que nos lêem, e não escrevem (sei que gostarias que escrevessem). Torna-se evidente que quem não escreve,  vai reparar na monopolização de artigos escritos,  e bem,  por outros nossos camaradas...

Certo é que há zonas, na circunstância, que são mais  referidas do que outras, mas que fazer? Escrevam, a Guiné não está toda contada, a proposta inicial finalmente continua a ser cumprida e sei que pelo sacrificio de uns mais que outros... Refiro-me a editores e co-editores que fazem o favor de verem milhares e milhares de escritos que depois colocam em devido sítio... NÃO INVEJO O SEU TRABALHO MAS ELOGIO-OS POR TAL

... E cumpre-nos a todos ser uma coisa - camaradas, amigos...

Mas há gente que vive constantemente no "bota abaixo",  coisa mais simples - e usando a adrenalina de quem não constrói nada e pouco sabe,  pelos vistos, escreve coisas como essas que escreveu esse dito cujo anónimo... Se desse a cara,  teria uma resposta,  não a dando acho que ignorá-lo totalmente seria o melhor, pois não tem relevância o que diz nem fere em nada gente de bem como nós que andamos por aqui há tanto tempo a cruzarmos dados e batalhas,  a contar a guerra que existiu e de que somos protagonistas. Esse às tantas nem lá andou ou às tantas, coitado, atingiu a senilidade antes de mim, paciência, isso é só de lamentar...

Assim passaria eu na minha opinião por cima disso, nem lhe teria dado resposta porque gente de boa fé não recorre ao anonimato.... Se estiver bem de saúde,  ótimo,  e então usaria o velho termo grosso popular: "Os cães ladram e a caravana passa"...  Pois eu estou nesta bela caravana com 9 anos de existência,  olha que bem... e vamos em frente!

Com um abraço,
David Guimarães

[Comentário de L.G.: Se a Tabanca Grande fosse uma empresa, e estivesse cotada na bolsa, o David Guimarães era um dos sócios fundadores, juntamente com o Sousa de Castro, o A. Marques Lopes, o Humberto Reis, e outros tertulianos da primeira hora, e hoje poderia estar... rico;  foi fur mil, c/ a especialidade de minas e armadilhas, CART 2716/BART 2917, Xitole, 1970/72].
__________________

Nota do editor:

3 comentários:

Unknown disse...

Caro David, estás velho e não pareces. 9 anos quási de blogue é muito blogue. Já escrevês-te e lês-te muitas coisas, as peles dos teus dedos já foram mudadas várias vezes o que para um Armadilhador é muita pele.
Vieste a jeito para um comentário sobre o comentário (ou post?)dum tal anónimo, que te dás ao luxo de responder. Outros camaradas o fizeram, mas ou porque andava muito ocupado ou achava que era dar valor a coisas inuteis, fiquei caladinho.
Mas no fundo, no fundo, até que o anónimo tem razão. Pela lei da vida e nem todos vamos ser como o eterno Senhor Manoel d'Oliveira, acaba-se a escrita. Porque deixa de haver blogueiros. E o Blogue vai "co caralho" menos para o anónimo que virá passar horas a espreitá-lo e gozar como numa bela masturbação e dizer para ele... eu sabia, eu sabia aaahhhaaahhh.
Azar dele, pois também irá à vida um dia e enquanto houver internet o blogue e dura e dura e dura...

armando pires disse...

Nove anos é obra, camarada David.
Eu andei embrulhado com o trabalho e, veja lá, foi num dia de trabalho que um gajo me disse:"é pá, isto que eu tenho aqui fui buscar ao blog do Graça". Eu não sabia o que era por isso vim espreitar.
E fiquei, enquanto camarada da Guiné e enquanto profissional (jornalista) a quem o blog interessa, com um respeito enorme pelos que contruiram esta obra.
Cheguei aqui "tarde" mas disposto a dar o meu contributo. Vou se me aguento nas canetas tempo suficiente para que o "anónimo" leve bastante escrita para ler sete palmos de baixo da terra.
armando pires

armando pires disse...

Duas correcções ao meu texto supra.
Construiram, em vez de contruiram.
Vou ver se me aguento e não vou se me aguento.

Julgo que se entende mas, pelo sim pelo não, convém corrigir.
armando pires