segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10780: Tabanca Grande (372): O resto da autobiografia do nosso último grã-tabanqueiro, nº 591, João Carvalho Meneses, 2º tenente fuzileiro especial na situação de reforma, DFA, a residir em Azoia de Cima, Santarém

1. Mensagem de 9 do corrente do João Carvalho Meneses,  o nosso último grã-tabanqueiro (que, espero,  não será o último nem deste ano nem do resto da vida Tabanca Grande, que vai completar 9 anos a 23 de abril de 2013, e que teoricamente deveria encerrar, para balanço, quando chegar - se lá chegar - aos 11, os míticos 11 da guerra colonial na Guiné, 1963/74):

 Assunto: actualizações

Amigos: Primeiro que tudo, um grande abraço.

 (...) Junto mais alguns dados individuais, que penso te possam interessar para o Blogue:

Data de Nascimento: 05-01-1948
Data da Morte: terá que ser outro a escrever
Data de alistamento: 19-09-1971
Data de Imposição das Boinas aos Fuzileiros Especiais: 16-03-1972
Data de Promoção a Aspirantes: 14-04-1972
Data da disponibilidade: 01-05-1974 (note-se o dia - 1º de Maio, feriado oficial)
Local de Nascimento – Freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, PORTUGAL
Local de Falecimento – A ver vamos ….
Local de Residência – Azoia de Cima, Santarém, PORTUGAL
NOTA: Não sou EX-Ten. Sou 2º TEN FZE na Situação de Reforma (pela razão de DFA)

Afirmei também a dada altura que os meus problemas duram há 33 anos, mas foi erro meu tipográfico. Dado que ainda estou vivo, fez este Setembro 2012, a dias 29, 40 anos sobre o facto [, o grave ferimento em combate ocorrido na região do Cubisseco, a sudoeste de Emapada]

Novo Alfa Bravo (como vocês dizem)

2º TEN FZE Carvalho Meneses, Guiné, 1972
_____________

Nota do editor:


1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro camarada João Meneses

Sendo nascido no início de 48 (a mesma 'safra' que a minha) mas com incorporação em 71, isso deve significar que foram sendo concedidos os devidos adiamentos de incorporação para continuação dos estudos, certo? Eu fui 'convidado' em meados de 69, no meio da época de exames.

Sendo lisboeta de nascimento vives agora a alegria de respirares os ares do Ribatejo. Só faz bem...

Pois meu amigo, não tendo tido oportunidade de saudar a tua decisão de te juntares a este grupo e a pertenceres a este espaço de reflexão e reposição da memória, em tempo oportuno, faço-o agora desejando que te possas sentir bem e que na medida do que te for possível contribuas para enriqueceres os nossos conhecimentos.

Se tens acompanhado o Blogue (e eu creio que sim, a maior parte de nós faz um acompanhamento mais ou menos longo e depois é que se decide 'apresentar-se') percebes perfeitamente que não é a mesma coisa que a miríade de páginas que abundam no Facebook, que a forma de entrar não tem os mesmos contornos, será muito mais para alimentar os registos da memória, para melhorar e ampliar os conhecimentos de uma determinada época, local, acção, etc., do que para pontuar com um ou outro comentário o que vai aparecendo nas referidas páginas.

Portanto, aqui fica a minha saudação, a minha congratulação e os meus votos de uma boa e profícua estadia.

Abraço
Hélder S.