quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10675: In memoriam (133): Na morte do 1º. Sargento da Marinha, Augusto Lenine Gonçalves de Abreu, meu primo, meu irmão, meu camarada, que fez uma comissão na Guiné, na LFG Orion, 1966/68 (António Graça de Abreu)




1. Mensagem desta madrugada do nosso camarada e amigo António Graça de Abreu:


Meu caro Luís

Peço-te que publiques esta pequena homenagem ao meu primo. Talvez te recordes dele, esteve na Biblioteca da República e Resistência, era da Marinha e falou contigo que o convidaste para o blogue,
há uns 4 anos atrás, quando da apresentação do meu Diário da Guiné.
Abraço amigo,


António Graça de Abreu


2. In Memoriam >  Na morte do 1º. Sargento da Marinha, Augusto Lenine Gonçalves de Abreu


Partiu mais um camarada da Guiné, este porque o conheci desde o tempo em que me lembro de existir, por certo um dos melhores de todos nós.

Augusto Lenine Gonçalves de Abreu, 1º Sargento de Marinha, condutor de máquinas, fez a sua comissão na Guiné 1966/68 no NRP Orion, sob o comando do tenente Manuel Lema Santos. Subiu e desceu o Cacheu, o rio Grande de Buba, o Cumbijã incontáveis vezes, esteve debaixo de fogo, apoiou LDGs e LDMs, deu o seu melhor pela segurança de todos. Foi condecorado, duas medalhas atestam as suas qualidades de militar e ser humano de excepção. Da Guiné ficou com a recordação afável do seu povo, a entreajuda e a amizade com tantos militares portugueses.

Cruzou a imensidão dos mares, criou os filhos e os netos, reformou-se, pintava azulejos, era amigo do seu amigo, solidário, sempre disponível para auxiliar quem quer que fosse. E meu vizinho, meu grande Amigo.

Várias vezes tentei levá-lo a entrar no nosso blogue. Nunca quis mas lia frequentemente os postes e estava por dentro do que acontecia.

Quinta-feira passada, dia 8, sentiu-se mal. Um súbito derrame cerebral levou-o para as urgências do hospital de Cascais. Entrou em coma e domingo passado não resistiu. Aos 79 anos, o Augusto Lenine fechava os olhos para sempre.

Foi ontem, dia 14 de Novembro, cremado no cemitério de Rio de Mouro, a urna coberta com a bandeira portuguesa, teve honras militares. Na chegada do corpo ao cemitério, um pelotão da Marinha disparou três séries de balas de salva. Depois, muitas lágrimas, a despedida, a incineração, a entrada no grande vazio, o recolhimento nos braços de Deus.

O Augusto Lenine Gonçalves Abreu era meu primo direito, filho da irmã mais velha do meu pai. Quantas recordações e vivências comuns!...Ontem as lágrimas caíam-me como chuva.

Descansa em paz, meu irmão!

António Graça de Abreu



O nosso camara Augusto Lenine Gonçalves Abreu foi sócio fundador, em 1979, da Associação dos Maquinistas Navais. Em nome de todos os amigos e camaradas da Guiné que fazem e leem este blogue, e que se reunem simbolicamente sob o mágico poilão da nossa Tbanca Grande, apresento à família e ao António Graça de Abreu as nossas sentidas condolências.  Como leitor frequente do nosso blogue, para o qual tinha sido expressamente convidado por mim, e sobretudo como camarada da marinha que pertenceu à equipagem da gloriosa LFG Orion, e como combatente da Guiné, o seu nome passa figurar na lista dos nossos grã-tabanqueiros que a morte veio libertar das servidões da vida na terra. Descansa em paz, camarada. (LG)

16 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Quando "um de nós parte, os que ficam, ficam mais pobres".

O Augusto Lenine foi chamada a outros combates, em prol dos que ainda por cá resistem.

Ao AGA e à familia, as minhas condolências.

Anónimo disse...

As minhas condolências e um sincero abraco. José Belo

Henrique Cerqueira disse...

Camarada AGA
Os siceros votos de pesar pela morte de mais um dos nossos camaradas da Guiné.Que o nosso camarada Augusto Lenine descanse em páz e um dia possivelmente e para quem acredita nos encotraremos algures.
A nossa geração vai ficando cada vês mais reduzida ,mas que fazer ,é a lei da nossa vida.
Um abraço a todos e em especial ao AGA.
Henrique Cerqueira

Luís Graça disse...

... A triste verdade é que vamos fazendo o epitáfio uns aos outros... E todos estamos na fila!...

António: não me levas a mal o título, "... meu primo, meu irmão, meu camarada", por analogia com a série que aqui temos, "meu pai, meu velho, meu camarada", justamente dedicada aos nossos "velhos" que foram expedicionários pelas sete partes do Império (Açores, Cabo Verde, Índia, Timor..., ao tempo da II GG; infelizmente, só temos encontrado camaradas que estiveram em Cabo Verde).

Sobre o teu primo-irmão, não arranjas fotos do tempo da Orion ?


Anónimo disse...

Ao AGA e à restante família de Augusto Lenine apresento as minhas condolências, por este funesto acontecimento. É a lei da vida e mais um dos resistentes daqueles tempos sofridos da Guiné que nos deixa.
Cada vez somos menos os que restam para lembrar esse passado.

Abraço ao AGA

JPicado

Anónimo disse...

Para o António



Um Grande Abraço de


SOLIDARIEDADE!


J.Cabral

Manuel Carvalho disse...

Ao AGA e restante família do camarada Augusto Lenine as minhas sentidas condolências.

Manuel Carvalho

MANUELMAIA disse...

CARO ANTÓNIO GRAÇA DE ABREU,


QUERO ENDEREÇAR-TE OS MEUS PÊSAMES PELA MORTE DO TEU PRIMO.
RECEBE UM ABRAÇO SOLIDÁRIO.

Anónimo disse...

Caro António Graça de Abreu as minhas condolências, que agradeço, as transmitas aos restantes familiares do grande amigo Augusto Lenine.
Ficamos sempre mais pobres quando um amigo parte.
Um grande abraço,

Mário Fitas

Luís Dias disse...

Camarada António Graça Abreu

Sinceras condolências pela partida de um camarada, mais um de nós. A fila de que fala o Luís Graça vai-se encurtando.

Agradeço-te que as transmitas à restante família.

Um forte abraço, nesta hora de dor.

Luís Dias

Anónimo disse...

Para o António e Família um grande abraço de solidariedade.
José Câmara

Hélder Valério disse...

Caro António Graça de Abreu

Apesar de hoje já ter falado contigo pessoalmente, não quero deixar de registar aqui os meus pêsames pelo falecimento do teu primo, e nosso camarada da Guiné, Augusto Abreu.
É natural que cada vez mais amiúde se venha a tomar conhecimento de falecimentos, já que a idade vai avançando, as 'máquinas' vão falhando, os problemas venham surgindo e os 'finais' ir-se-ão suceder. Vamos ter que nos habituar....
Para os restantes familiares seguem as condolências e para ti um abraço de solidariedade.
Hélder Sousa

Anónimo disse...

Caro António Graça Abreu,

Os meus sentidos pêsames aos familiares do nosso camarada da Guiné Augusto Abreu.

Um grande abraço de solidariedade.

Adriano Moreira

Bispo1419 disse...

Boa noite, António.
Almoçámos hoje (ontem) juntos mas a notícia deste desenlace que tanto te magoou não entrou na conversa. Fizeste bem. A dor, em certos momentos, é melhor ficar isolada de um determinado convívio. Agora, momento em que do facto tomei conhecimento, quero dar-te um grande e solidário abraço de condolências.
Manuel Joaquim

Álvaro Vasconcelos disse...

Pois...é triste,a realidade marca, dói; lembra que o tempo passa e, quem fica, perfilando-se, amarga!
Condolências aos chegados, um abraço a todos!

antonio graça de abreu disse...

Obrigado a todos pelas palavras fraternas e amigas.

António Graça de Abreu