quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10668: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (11): 12.º episódio: Uma experiência como Vagomestre

1. Em mensagem do dia 11 de Novembro de 2012, o nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), enviou-nos mais um episódio da sua campanha no K3, dias que fazem parte dos melhores 40 meses da sua vida. E nós acreditamos.


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA

12.º episódio - Uma experiência como Vagomestre

Em Abril de 66, julgo eu, e porque o vagomestre iria a Bissau, para consultas médicas, foi-me ordenada colaboração, (conhecida que era a minha fama por muito comer e melhor beber), no sentido de criar outras e melhores alimentações a fornecer aos 150 elementos que constituíam a Companhia, o que não se me afigurava fácil, dada a dificuldade de aquisição da matéria-prima e da diversidade de gostos, quer dos elementos brancos, quer dos colaboradores futas, futa-fulas e felupes.

Aceitei o desafio e com a tesouraria disponível fez-se.

Para já o menu habitual (a tal dobrada) passaria só a ser disponibilizada 5 dias por semana, porque ao Sábado propus-me apresentar um prato novo e fiz o que ficou conhecido por "varrasco à K3". E ao Domingo, "restos à Brás", aliás, prato baseado no bacalhau à dito, só que não havendo este, aproveitava os sobejos do dia anterior, desossavam-se, misturava umas batatitas finas, mais uns ovos e enfim... comia-se e que me lembre nunca sobrou.

A questão principal, punha-se mais, em como e onde arranjar porcos para tanta gente, o que entretanto se resolveu com a preciosa ajuda do condutor do jeep que me acompanhou às compras em Farim. Ele tinha uma lábia fora de série, até falava (inventava) quaisquer dos dialectos, ele até era palhaço de circo na vida civil e facilmente convencia o povo das tabancas dali dos arredores.

Nem sempre, foi assim tão elementar mas lá dava a volta. Na primeira semana tudo correu bem e com 50 pesos comprava um bísaro, mas logo na segunda pôs-se a questão dos inflaccionados preços que nos exigiam. É que aumentaram o produto para o dobro o que significava que, ou passaríamos a comer metade ou voltaríamos à feijoca.

Por proposta que aceitei, foi-me dito claramente:
- Meu furriel, deixe o assunto comigo, hoje faço as compras sozinho, vá cumprimentar os amigos que eu resolvo a dificuldade e vai ver que não nos faltarão provisões porcinas, durante mais uns tempos. Tenho influências aqui na população e resolverei isto a nosso contento, não gastando mais e recebendo a mesma quantidade.

Lá foi... e lá voltou e trouxe a mercadoria em causa e durante mais duas semanas nada faltou, mas o entretanto regressado chefe de cozinha, teve que ir e para manter tão saborosos pitéus teve que ir, dizia eu, até Jumbembem se quis manter o nível acepipalhado de fim de semana, estudado e posto em prática, cá pelo rapaz. Claro que, mais tarde procurei saber como fora possível que o camarada condutor tenha dado a volta aos vendedores e questionei-o. Recusou-se ao princípio mas lá acabou por me revelar a arte posta na negociação e que ele bem sabia que aquisições, como e da forma que as fez, não teriam a minha concordância e daí ter-me procurado manter afastado.

- Então foi assim, confessou: - O que aconteceu é que antes das mercas efectuadas, dei umas voltas, fiz umas manobras de risco, como se em rally andasse, dei umas trancadas, passei por cima dum e ficou-se logo, parti as pernas aos outros dois, de forma que e quando me pediram 100, eu lhes tenha dito: - É pá 100, se estivesse vivo pagava, mas assim já morto e aleijado só dou 50.

(continua)
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 11 de Novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10652: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (10): 11.º episódio: Momentos de puro e são divertimento

8 comentários:

Henrique Cerqueira disse...

Camarada Veríssimo Ferreira
A tua estória como Vagomestre ,veio me fazer lembrar que uma vêz tambem passei por uma situação identica.
Quando estive no Biambe era norma que os furrieis gerissem o Bar geral (e único).Sendo assim e logo que a companhia velhinha nos deixou tocou-me a mim a "sorte"de ser o primeiro a gerir o bar.
Foi então feito um apanhado de toda a existência dos artigos de bar e eu acompanhei a contagem dos produtos com o 1º Sargento da nossa companhia e da companhia do Sargento dos velhinhos.Como eu era um "Ingénuo"de 1ªclasse confiei em toda a gente.O pior foi quando mais tarde o homem do bar foi levantar artigos e um dos quais eram caixas de latas de Compal e se verificou que as caixas estavam empilhadas em filas de dez e então da nona fila para baixo estavam todas cheias de latas vazias e voltadas para baixo.Eu aí caí de "cú".Comuniquei ao Sargento e ao comandante da companhia até porque a companhia de velhinhos ainda estáva no Cumeré á espera de embarque e talvês(na minha ingenuidade)eles fossem responsabilizados pela vigarísse de que fui vitima.
Nada disso o Sorja disse-me logo que a responsabilidade era minha e que deveria ter verificado malhor antes de ter aceitado o "trespasse".Claro que o Capitão tambem apoiou o sargento na sua decisão.O que me valeu mais tarde foi que tinhamos um outro Sargento na Companhia que era mais humano e lá foi durante uns meses fazendo alguma "engenharia financeira"e me ajudou na resolução do problema.
Esta cena pelo menos teve o dão de me ensinar daí para a frente a não confiar em ninguem ,muito menos durante o resto da vida militar.
Um abraço
Henrique Cerqueira

José Botelho Colaço disse...

O comentário do Henrique serve para levantar o ego ao Chapouto quando ele em Camamude no ano de 1965 ficou bem temperado com um caixote de sal por toucinho.
Um abraço.
Colaço.

Henrique Cerqueira disse...

O "Portuga"Sempre teve jeitinho para a "vigaríssezinha".Outros tempos ...não é malta?Hoje em dia essas habilidades são bem mais gravosas e a falta de respeito é por demais evidente.
No tempo da nossa "guerra"era a lei do desenrrasca e aprender com os erros.Hoje...hum...(olha as regras do blogue Henrique)
Abraço a todos e um especial ao Colaço solidário na aprendizagem.
Henrique Cerqueira

Anónimo disse...

QUE É ISTO !!!!

PUBLICIDADE A UM MEDICAMENTO.

APROVEITO PARA ALERTAR QUE NÃO DEVEM COMPRAR MEDICAMENTOS VIA INTERNET,PORQUE SÃO AUTENTICAS BURLAS.

C.Martins

José Botelho Colaço disse...

Vigarisses ou o desenrasca uma do responsável da cantina no Cachil,como é do conhecimento geral só a operação tridente durou 67 dias e para controlar as despesas o responsável apontava tudo num bloco onde o maior cliente era ele, e para se livrar da divida estuda um pequeno acidente com incêndio onde o bloco das dívidas arde e assim se livrou a ele e todos os amigos que constavam no rol.
Um Alfa bravo.
Colaço.

Anónimo disse...

Camarada C.Martins. Também vi o anúncio a que se refere e fui ver o que era aquilo,e agora que já conheço para que serve o produto, há questões que devo colocar: 1ª será que o anónimo quer dizer que estas minhas despretensiosas croniquetas, substituem outros produtos que por aí hão? 2ª ou será que me está a chamar nomes assim do estilo "vatiralho"? 3ª ou será que se enganou, mas eu cá, até lhe não quero mal, pois que na verdade é preciso mesmo muita coragem para ler as porcarias que tenho escrito.Abraços do Veríssimo Ferreira

Henrique Cerqueira disse...

C.Martins
Está a fazer um alerta que deve ser seguido á risca.Eu penso que os nossos editores ainda não repararam no primeiro comentário.Pois que para além do anonimato é completamente despropositado.
ó camarada Veríssimo não te substimes,então achas que escreves porcarias???Ai Veríssimo...Veríssimo.
Um abraço e continua.
Henrique Cerqueira

Henrique Cerqueira disse...

Boa camarada Carlos Vinhal
Rápido e sem dor.O comentário pirata já foi...Eu sabia que os nossos editores mal dessem pela coisa atuavam.No entanto convem aqui lembrar que o C.Martins estava atento e fêz um aviso muito importante antes de mim.
Um abraço
Henrique Cerqueira