quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10569: (Ex)citações (201): Não me lixem com o Pifas! (Salvador Nogueira)

1. Mensagem do nosso leitor (e camarada, ex-oficial paraquedista que passou pelos 3 TO da guerra de África), Salvador Nogueira (de quem, naturalmente, não temos nenhum foto já que já não é nem pretende vir a ser grã-tabanqueiro):

Data: 23 de Outubro de 2012 19:50

Assunto: Desabafo

Amigo Luís,

tu, tendo estado 24 meses à espera do avião para Lisboa - presumo- qualquer que fora a tua especialidade, operacionalidade, efectividade, produtividade e outras coisas acabadas em 'ade', estiveste no mato e,  tendo vivido lá, com tudo o que isso deixa entrever de bom ou mau - nem todos tinham que ter a mania de ser 'desportistas'- poupa-me aqueles merdas do Pifas e do caraças!

Se há coisa que ainda hoje não consigo conter é uma agressividade surda em relação aos galarozes que ficavam em Bissau porque sim. Isto, sem falar na Polícia Militar, claro... é outro nível de merdice e é, era!,  para tratar à porrada ou a cagar de muito alto.

Bem, o Pifas é um boneco sem graça, descaracterizado. Lembra estranhamente aquele mamarracho da Expo98, também descaracterizado, estúpido; mas é um boneco. Agora, a recordação periódica daqueles merdas da rádio e das suas actividades pseudo-sérias, é para irritar quem dormiu em Madina Xaquili ou para verificar o desportivismo de quem fazia emboscadas às guardas de flanco do PAIGC no corredor do Guileje?

Em bom jargão - não me f... ! Que eu bem me lembro quem fazia e quem não fazia nenhum lá na Guiné; a começar por alguns vistosos acólitos do General Caco e a acabar nuns alferes filhos-d'algo, passando p'os pifas e fifas e ...

desculpa o estendal!

Um abraço, Salvador.

PS - E se publicasses este palavreado todo havia porrada no Rossio ou continuávamos todos muit'amigos como dantes? Não eu e tu, a malta do tabancal...
_______________

Nota do editor:


17 comentários:

Henrique Cerqueira disse...

Simplesmente lamentável
Camrada Luís Graça é lamentável a publicação deste poste.
Poderia neste espaço baixar ao nível do seu autor,mas limito-me a lamentar que o Luís tenha permitido tal publicação.Não tem nada a ver com o espirito do blogue "Luís Graça & Camaradas da Guiné".Penso ainda que viola os pricípios que regulamentam este blogue.
Má ideia,,,muito má ideia...
Henrique Cerqueira

Anónimo disse...

Como antigo Militar "fanático", tenho que admitir que,de quando em vez nestes silêncios massivos das montanhas lapónicas sinto sinceras saudades de uma certa linguagem de caserna.Não houve,näo há,nem haverá,nada como conseguir dizer cinco "caralhadas" com duas palavras.Para mais quando eram gritadas d'alto em plena parada de Regimento,e de preferência frente a recrutas...facilmente impressionáveis..É bem bom sentir-se de novo esta lufada de ar fresco vinda d'algures. Um abraco

Anónimo disse...

AH!...
HÃ?!
EH! Eh! Eh! Eh! Eh!

Alberto Branquinho

Luís Graça disse...

Henrique e demais amigos e camaradas:

Não me lixem!... A liberdade (de blogar) tem um preço!...

É público & notório que o autor do "desabafo" (que há anos nos acompanha, e que costuma aparecer aqui, como "comentarista", sob o diminuitivo SNog) não se identifica com o "espírito do blogue"!...

Como leitor do blogue, tem no entanto a liberdade de
publicar, como "comentário", este ou outro texto (até 4 mil caracteres de cada vez)... Podia tê-lo feito, não o fez... A decisão foi minha, naturalmente que aceito as vossas críticas, as justas e as injustas...

Coisa que é rara nele, Snog, sugeriu-me a publicação do texto
como poste!... Tem-me mandado coisas bem mais interessantes que se recusa terminantemente a publicar....

Não sendo membro da
nossa Tabanca Grande, não usufrui
desse de "direito", o de publicar (na montra principal do blogue)... Mas os editores têm justamente a liberdade de escolher, como materiais elegíveis para postes, as mensagens (e são muitas) que recebem dos leitores que não estão registados como grã-tabanqueiros...

Claro que os editores também têm as costas largas, que é justamente para os nossos queridos amigos e camaradas lhes poderem malhar, forte e feio!...

Henrique, registo e aceito o teu comentário. Mas deixa-te dizer-te que, salvaguardados os valores essenciais do blogue (!), sou a favor da liberdade com equidade (leia-se: igualdade de oportunidades)... Se alguém não gosta do PIFAS, será crime de lesa-blogue publicar a sua opinião ? O homem é truculento ? É uma questão de estilo e personalidade ?... Acho que é uma opinião pessoal, e tão só, mesmo que eu não goste de tratar o nosso com-chefe como "General Caco" (porra, foi o nosso comandante-chefe!...), nem muito menos incentive a distinção entre o "pessoal do ar condicionado" (Bissau) e os "gajos do Vietname" (mato)... Já dei para esse peditório, não dou mais... Hoje não distingo armas, especialidades, lugares, épocas, postos, todos foram (e são) meus camaradas (, com exclusão obviamente dos oficiais superiores e generais)...

Por favor, não entrem no jogo do nosso leitor (e camarada) pára SNog: já não temos idade para andar à porrada, nem muito menos amuar... Eu, pelo menos, não lhe vou fazer esse gosto...

Luís Graça disse...

Mensagem que mandei ao fim da tarde ao nosso leitor (e camarada) Salvador Nogueira:

Salvador: Percebo a tua indignação, mas como vês não houve (nem vai haver, espero) nenhuma manif de apoio ao PIFAS... Havia malta no mato que ouvia o PFA, eu nunca ouvi, não tinha tempo nem pachorra... Isso não me impede de ter uma série sobre este tema... Claro que tu não és obrigado a ler o blogue, de A a Z... Coisa que fazem (e devem fazer) os editores... Fica bem. LG

Antonio Melo disse...

Que grande e o camarada Luis Graça que sabe respeitar a opiniao de todos pois este blog esta para todos os que queiram opinar, e a censura e coisa do passado e se a cumprido a liberdade de esprecao.
Quanto a que outros camaradas se enfadem e compreensivel Henrique te compreendo mas tambem tens que compreender que os demais o camarada pode ter alguma razao so el sabe o que lhe vai por dentro e encontrou aqui um motivo para dsabafar eu ja muitas vezes quis escrever algo com muita bravura ao recurdar certas coisas que passei mas te digo de verdade nao tive valor para o fazer tem mesericordia e nao crucifiques o camarada que escreveu teve um mau dia.
E menos o nosso grande camarada Luis Graça esse sim que teve valor em poblicar o texto que nao comparto da opiniao mas sim do palavriado pois me recordou bons velhos tempos de Catio.

Anónimo disse...

Caro camarada H. Cerqueira

Lamentável é a tua tentativa de censura.
Apesar de concordar com as regras do blog,julgo que cada um é livre de expressar a sua opinião,desde que não se passe ao insulto ou à difamação.
Cá no meu subconsciente até concordo em parte com o Salvador Nogueira.
O pifas..não ouvia,por ser a "voz do dono"..atenção nada contra os camaradas locutores,estes apenas obedeciam a ordens superiores.
O resto são desabafos..mas que era verdade que nós os do "mato"tínhamos raiva e inveja dos "gajos da guerra do ar condicionado"..era.

C.Martins

Anónimo disse...

Luís,
tenho que fazer três reparos ao post publicado e que inclui aquilo a que chamei 'desabafo'
1
a designação 'General Caco' era largamente usada pela 'nossa' tropa em tom de proximidade amistosa e é nesse sentido que a uso; não seria nunca minha intenção desrespeitar a sua memória, não só pela acção que desenvolveu na Guiné, como pelo apoio e apreço que sempre dedicou à tropa páraquedista;
2
terá havido por aí um 'quid pro quo' despercebido - não pedi para publicares o 'desabafo', tratava-se de um apelo privado; antes acedi sem rebuço à tua sugestão;
3
não disse 'não me f...', disse 'não me fodam'.


SNogueira

Henrique Cerqueira disse...

Malta,malta...Calma aí...
Eu não tenho nada a ver se o SN gosta ou não do PIFAS,do CACO ou do "Caraças". Eu me manifestei só contra a publicação do artigo porque acho que não está escrito com bom senso de trato e linguagem.Já agora lembro ao Joseph Belo,que se considera uma "lufada de ar fresco" e se lembrou das "caralhadas"aos preferentes recrutas impressionaveis?Foi porque não ouviu ou quis ouvir a resposta que os mesmos lhe devem ter dito ,talvês em surdina...claro eram recrutazinhos não è?
Ao C.Martins que normalmente admiro a sua frontalidade e bregerísse em alguns comentarios.Eu quero informar que não tive qualquer tentativa de SENSURA não é esse o meu género o meu género é dizer sempre o que penso com frontalidade e sem preconceitos.
Quanto ao PIFAS,mesmo calculando eu que era malta militar num ambiente do bem bom,só tenho a agradecer pois que muitas noitinhas de patrulhamentos e emboscadas ,foram a minha companhia através do oscultador do meu SHARP,transmitindo a boa música dos anos 70.
Não temos o direito de julgar quem na Guiné trabalhava mais ou menos ,porque até os "militares fanáticos"de certeza tiveram os seus tempos de "Balda".
Por mim fica aqui este assunto e Caro Luís Graça eu não sou pessoa de "amuar"e por tal reafirmo aqui mais uma vês que adoro este blogue porque acredito no respeito que existe entre os Tabanqueiros ,porque deixando de haver essa regra eu o que tenho a fazer é apagar o "atalho"nos Favoritos e já está!!
Um abraço a todos
Henrique Cerqueira

Anónimo disse...

Caro Henrique Cerqueira. Atrevo-me a recomendar uma nova leitura ao meu comentário.Verá que o que lá está tem significado bem diferente do que lhe deu.Concordo que a forma "enviesada" da ironia (de todo ele) poderá ser resultante de deformacäo profissional.Mas é usando-a,e abusando-a,que,os como eu,ganham para as sopas quentes(aqui bem necessárias). Um grande abraco.

Henrique Cerqueira disse...

Okey Joseph Belo
Dou a mão á palmatória e aceito o seu comentário.Não servirá de muito a minha justificação,mas na verdade ultimamente tem aparecido alguns comentarios referentes a algumas "valentias"praticadas aquando das recrutas ,que acabei por ser influenciado na análize do seu comentário.
No entanto eu penso que nada de grave se passou,que possa abalar o meu respeito por todos os camaradas desta "Tertúlia"assim como espero não se sentirem desrespeitados.
Um abraço
Henrique Cerqueira

alma disse...

Mas qual é o problema? Ele pensa

assim e se calhar outros também..

A Tabanca só pode sobreviver se se

conseguir libertar de uma falsa

unanimidade.

Abraço.

J.Cabral

P.S.-Também eu nunca ouvi o PIFAS.Aliás nem Rádio tinha..

Luís Graça disse...

Meu caro Henrique, camarada da CCAÇ 13, o "slogan" do blogue é: "Em cima o cliente, o tabanqueiro, em baixo o presidente"...

Espero que nunca aciones esse tal botão de ejeção que tens nos "favoritos"... Quero-te cá por muitos e bons anos!...

Luís Graça, camarada da CCAÇ 12

Luís Graça disse...

Salvador:

Afinal tu e outros camaradas "ousiders", acabam por ter mais "liberdades" do que os tabanqueiros ajuramentados...

Não tenho que ser mestre de escola, mas de vez em quando compete-me (re)lembrar as nossas regras de "civilidade":

(...)" Escreve com total liberdade e inteira responsabilidade, o que significa respeitar as boas regras de convívio que estão em vigor entre nós: por exemplo, (i) não nos insultamos uns aos outros; (ii) não usamos, em público, a 'linguagem de caserna'; (iii) somos capazes de conviver, civilizadamente, com as nossas diferenças (políticas, ideológicas, filosóficas, culturais, étnicas, etc.); (iv) somos capazes de lidar e de resolver conflitos 'sem puxar da G3'; (v) todos os camaradas têm direito ao bom nome e à privacidade; (vi) não trazemos a "actualidade política" para o blogue, etc." (...)

Anónimo disse...

Caro Luís
(I) acho bem;
(II) pois não, 'o público civil' não entenderia ordens gritadas como 'ao alto, arma! ou 'tâja calado!';
(III) desejavelmente, sim;
(IV) sim, metaforicamente, claro, mas dependeria da eventual agressão transgressiva destas normas;
(V) sublinho, 'à privacidade', vistas tantas e tantas etiquetas de natureza pessoal e profissional e tantas inconfidêncais que aqui encontro;
(VI) se se trata do palavreado dos jornais e tvs, sim (se não, define 'actualidade política')

Salvaguardando o último parentesees, estamos portanto d'acordo, agradeço o acolhimento e
nada me devem pelo contributo.

SNogueira

Luís Graça disse...

O nosso "senador" (da Tabanca Grande) e "assesssor permanente" José Martins não me leva a mal se eu publicar o comentário que ele me mandou, "off record", a propósito das nossas (ex)citações. Há diferença entre cultura e sabedoria. O Zé, além de culto, é um homem sábio:

"Carissimos: Esta é mais uma nuvem que vem e que passa. De vez em quando isto acontece. É o dia a dia, dos que ainda trabalham e pensam na reforma, ou dos que estão reformados e ainda pensam que o melhor é estar no activo. Enfim: a história do cerco.

"Amanhã é um dia novo para todos. Abraço".

Anónimo disse...

Caro Senhor Editor do Blog.Olhe que essa de "Em cima o cliente"...faz-me recordar(inconvenientemente?) o saudoso Pilão em Bissau. Um abraco.