quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10405: Passatempos de verão (12): Mensagem bem humorada (Álvaro Vasconcelos)

1. Mensagem bem humorada do nosso camarada Álvaro Vasconcelos (ex-1.º Cabo Transmissões do STM, Aldeia Formosa e Bissau, 1970/72), com data de 9 de Setembro de 2012:

Bom domingo, estimado Carlos Vinhal.
Cumprimentos nossos. Espero que tenham aproveitado bem, gozando os dias de descanso que retiraram ao calendário do Blogue em saudoso interregno tão bem disfarçado pelo estimado Luís Graça ao qual remeto um XI  (Olá Alice), e a toda a gente, desde Candoz à Lourinhã, terra de dinossaurios.
Cumprimento também o Eduardo Magalhães Ribeiro, o Virgínio Briote, o Humberto Reis o Hélder Sousa, o Jorge Cabral, o Zé Martins, Torcato, Belarmino... todos os demais!

Hoje completa mais um ano a Camariga Filomena Sampaio. Obrigado por teres apresentado em nome de todos nós mais esta saudação. Bem hajas por seres constantemente um atento portador dessa (mais uma!...) tarefa. Sabes, meu irmão?... És um camarada daqueles!...

A propósito do aparecimento do Tony Sacavém a aludir ao PIFAS com uma gravação formidável, como o Luís tão bem sublinhou, e para eu cumprir com mais uma ajuda ao nosso Tertúlio - (Luís, meu corazon bondoso não esqueço o teu sulicitu d`há meses) - , fui ao fundo do baú e descobri uma fotografia d´um dos dois foguetes 122mm lançados sobre Aldeia Formosa, no dia 20 de Fevereiro de 1971.


Este foi o que não rebentou. Foi fotografado, tanto quanto me lembro - e se não estou p´rá qui a meter água - , por um camarada, Júlio César, Furriel Fotocine que operava em comissão na região do Quebo/Tombali, do qual não tenho noticias, infelizmente... mais um!

Estou convicto que esse lançamento de Fev de 71, foi mais um, dos ensaios primitivos dessa arma do PAIGC (era Chinoca ou Prestroykiano) . Chego a esta conclusão, pelo que o nosso Blogue nos tem dado a conhecer, ... terá sido assim?!...

É claro que tinham ocorrido mais flagelações dessa foguetada, a 10 e 14 de Janeiro, tanto quanto a pesquisa permite lembrar. Em Bissau, aquele flagelito (que cagaço p´ralguns, com o respeito devido!) relatado na gravação extraordinária que o Tony nos maravilhou - e maravilhará podermos continuar a auscultar -, aconteceu em Junho de 1971, antes da Raça!... - Ai meu rico Stº. António, S. João e S. Pedro (d`Áfurada), num murri nu mato, vou sacumbir aqui!-.

Posto isto e para abrilhantar ... também anexo uma foto, tirada em Out de 1970, quando eu estava de serviço no Rádio, posto STM lá n´Aldeia!... Oh maralha do STM ... lembram-se?!... Xiça penico ... que coisa boa! ... será qu´há mais?... no meio de pó e teias de aranha,... talvez!


Gente deliciosa, Tertúlio/Camarigos, eu não esqueço nenhum(a), nesta coisa aurículo/ventricular que me vai batendo aqui do lado esquerdo, ... até um dia destes!...
Álvaro Fazcancelas


E.T. (P´ra safar, que vai a lápis) 

Sabem, estimados sexo/a seis/sete/oitocentistas, esta disposição escrivã bem humorada, é p´ra disfarçar o doloroso momento! ... 
Chegamos onde o Judas borrou as calças, como vociferava, nos anos 60, o meu avô paterno, carinhosamente tratado por Paicelos, lá do Grilo!...
Quíus padiu!... como dizia a minha avozinha materna, de Sta. Leocádia. 
Tud´in Baião, ganda cumcêlho, do Destitro du Puôrto, cidade d´umde sou natural. 
Munto gustaba de ser analfaberto e num ter passado o que passei p´ra qui chegar!... 
Fozgaçe. 
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 15 de Setembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10387: Passatempos de verão (11): Foto(de)composição ou o fim de um (passa)tempo...ou simplesmente uma sequência fotográfica à procura de uma legenda (Luís Graça)

2 comentários:

Luís Graça disse...

E Vais Com Selos!...

É sempre uma alegria por aqui, tanto mais que já descvopbrimos mais afinidades, entre nós, do que as da Guiné...

Este fim de semana devia ir a Candoz - em frente ao Grilo, Santa Leocádia... -, vamos começar as vindimas, mas não vai dar... Um abração do Luís, um beijinho da Alice.

Álvaro Vasconcelos disse...

Olá. Um abraço fraterno.
O "Cuncelos" tambem anda a ajudar amigos pelas vindimas: no Grilo, Sta. Leocádia e até em Cinfães.
Para a semana vai ser um tal colher, comer e pisar uvas!
Este fim de semana vou estar em Leça com a Lourdes. Vamos ver se posso "apertar os ossos" ao CV e a Lourdes saudar a Dina.
Cumprimentos, beijinhos a meus be da Lourdes.