segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Guiné 63/74 - P10302: O Nosso Livro de Visitas (146) ): Jaime Segura, ex-alf mil cav, CCAV 488 / BCAV 490 (Mansaba Bissorã, Ilha do Como, Jumbembem, Bissau, 1963/65)

1. Mensagem do nosso leitor (e camarada) Jaime Vieira:


De: Jaime Vieira [ jaime.form@gmail.com ]

Data: 24 de Agosto de 2012 21:14

Assunto: Apresentação


Boa noite, só hoje tive conhecimento deste espaço, para convívio com antigos camaradas de armas da Guiné.

O meu nome é Jaime Segura, fui alferes do 3º grupo de combate da companhia de cavalaria 488, BCAV 490 ( 1963/1965). A minha companhia foi inicialmente uma companhia de intervenção, e estivemos em Mansabá, Bissorã, e mais tarde na célebre campanha da Ilha do Como (Janeiro a Março de 1964). Depois, a companhia passou à quadrícula e permaneceu em Jumbembem. Entretanto, eu fui nomeado ajudante-de-campo do Governador e Comandante-chefe General Arnaldo Schulz, tendo prestado serviço no Palácio do Governo, em Bissau.


Todos os anos fazemos um almoço de confraternização do pessoal do BCAV 490, no último sábado do mês de Maio, nos mais variados pontos do país, sobretudo no centro e sul, de onde é originária a maioria dos elementos do Batalhão.

Tive conhecimento, há relativamente pouco tempo, de um pequeno restaurante, em Matosinhos (cidade contígua ao Porto) onde se encontram antigos combatentes do Ultramar, com especial incidência da Guiné.

Fico a aguardar notícias vossas, e  até sempre,

Jaime Segura

2. Comentário do editor:

Obrigado, Jaime, pela visita e pela tua apresentação. E sê bem aparecido. Temos vários camaradas que pertenceram, ao teu batalhão, a começar pelo nosso co-editor, "jubilado", Virgínio Briote (que foi alf mil daq CCAV 489). Tens aqui cerca de três dezenas de referências ao teu BCAV 490. E cerca de uma dezena à tua CCAV 488 (a que pertenceu também o escritor Armor Pires Mota, a que também já foi dirigido o meu convite para integrar o nosso blogue mas que declinou amavelmente o convite). 

Se quiseres enriquecer este espaço de partilha de memórias (e de afetos) dos antigos camaradas de armas que fizeram a guerra colonial na Guiné (1961/74), podes começar por fazer um pedido formal de entrada na nossa Tabanca Grande, cujo número de membros registados é já de 573. Chamamos-lhe, por graça, os grã-tabanqueiros. 

Existimos, como blogue (Luís Graça & Camaradas da Guiné) desde abril de 2004.  E estamos prestes a atingir os 4 milhões de visitas. Teríamos muito gosto e honra em acrescentar o teu nome à nossa lista (ver coluna do lado esquerdo). Para esse efeito, e se aceitares as nossas regras de convívio, basta enviar-nos duas fotos (digitalizadas), uma do teu tempo de alferes e outra actual. Se morares na região do Porto, podes também frequentar os convívios semanais da Tabanca Pequena, com sede em Matosinhos.  Estamos também no Facebook como Tabanca Grande

Um Alfa Bravo do Luís Graça.

_____________

Nota do editor:

2 comentários:

Valentim Oliveira disse...

Olá Jaime!Eu sou o Valentim Oliveira teu companheiro de jornada que fiz parte dO BAT.de CAV.490.Fui o organisador do nosso convivío em 2009 que se realizou em Viseu na Qinta dos Compadres,e tu estiveste presente. Se não estou em erro estivamos novamente juntos no convivío em Torres Vedras.Desde já fico contente por talv^z ficares a fazer parte da lista dos Camaradas da Guiné no gradioso Blog do nosso Comandante Luis Graça. Um abraço"e espero ver e ler as tuas histórias publicadas no Blog

Unknown disse...

Ola, Jaime.
O meu nome é Henrique Baltazar Pereira pertenci tambem à CCAV 488 do BCAV 490, eu era apontador do morteiro 60 também participei na Ilha de Como na Op. Tridente em 1964. Fico contente por encontrar um camarada e saber que ainda há mais alguns vivos. Quando fizerem um almoço ou jantar mais a sul, gostaria de ser contactado para rever os meus camaradas. Posso deixar aqui o meu email henrique.pereira1942@gmail.com para qualquer contacto e para mandar o meu telefone se assim o desejarem.
Se um dia passar por Monchique pergunte por o Pereira que era da GNR qualquer pessoa lhe indica quem é e onde mora.
Espero que receber noticias em breve e um abraço.
Henrique Pereira