quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Guiné 63/74 - P10294: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (60): Obrigado, querido blogue, pelo reencontro do Xico Coelho, ex-fur mil da CCAÇ 2466 (Bula e Encheia, 1969/70), de quem, tinha perdido o rasto... Natural de Portel, vive em Almada, e chegou até mim através do blogue (Armando Pires)



Guiné > Região do Cacheu > Bula > 1969 >CCAÇ 2466 > Patrulha à Ponta Consolação > "Eu na secção do Xico Coelho. Ele vai à frente e eu atrás dele. Em pé."

Foto (e legenda): © Armando Pires (2012). Todos os direitos reservados



1. Mensagem, com data de ontem,. do nosso camarada Armando Pires (ex-Fur Mil Enf da CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70) [, foto à direita],

Meu Caro Luís Graça, Camarada: Gostaria que entregasses este meu agradecimento ao nosso querido Blog. Abraços.

Querido Blog:

Hoje trouxeste mais uma grande emoção à minha vida e quero, por isso, agradecer-te. Como se fosse necessário. Como se eu não soubesse o quanto rejubilas de alegria sempre que cumpres o teu destino.

Quero dizer-te que me telefonou o Xico Coelho.

Depois de tantos “desaparecidos”que devolveste ao meu convívio, ainda recentemente foi aquele rapaz de Espinho, o Bernardino Cardoso, ex-fur mil do EREC 2454, que esteve comigo em Bula, no ano de 69, agora foi a vez do Xico Coelho, de quem eu nada sabia há 43 anos.

O Xico foi furriel miliciano da CCAÇ 2466, companhia que pertenceu ao meu Batalhão, e que esteve juntamente connosco em Bula, entre Fevereiro e Agosto de 1969. Depois a sede do Batalhão mudou para Bissorã e a 2466 foi cumprir o resto da comissão a Encheia.

Alentejano de Portel, o Xico vive em Almada, do lado de lá do rio, aqui mesmo em frente dos meus olhos. Homem pouco dado às tecnologias, contou-me ele, reformou-se e a neta convenceu-o a comprar um computador e a iniciar-se na arte da navegação. Ainda tropeça nas velas mas lá vai indo. 

Estava ele a ver se encontrava uma loja que vendesse uns produtos hortícolas, de que necessitava lá para a horta de Portel, quando a busca encalhou em Luís... Luís qualquer coisa que o importante é que estava lá escrito GUINÉ.

E o Xico entrou. Com tanta sorte que nas diferentes ofertas que o Luís Graça nos faz, ele mergulhou directamente nas tuas páginas. Ansioso e pasmado com o que via e lia – isto é sempre ele a contar-me – foi andando, andando, quando reparou que havia ali uma lista de nomes, dos nomes que são a tua família.
- Deixa cá ver se conheço aqui algum gajo …ora fulano … beltrano … Armando Pires …ó raio! Armando Pires?!? Será que é ele?  [, Foto do Armando Pires, à esquerda, no tempo de Bula].

Era eu!!! E tu deste-lhe o meu número de telemóvel para ele me falar.

Foram momentos indescritíveis. Recordações, riso e emoção. Que partilhei, logo de seguida, com outros camaradas da Companhia do Xico que dele também não sabiam há muito.

Agora estamos junto. Outra vez juntos. Graças a ti. Quero por isso agradecer-te, meu querido Blog.


2. Nota posterior do Armando Pires (24/8/2012, 19h16):

Meu Caro Luís Graça, Camarada: Muito obrigado pelas palavras que me diriges no teu comentário.
E agradeço a brevidade com que "publicaste" a minha carta porque isso deu um forte contributo para que o Xico Coelho se tivesse entusiasmado e acelerado o seu "curso de patrão de costa".
Só foi pena, e peço-te, com toda a sinceridade, que não tomes como crítica, que não tivesses reparado na segunda página do meu documento, porque ela levava uma fotografia minha com o Xico Coelho. O texto acabava e já não suportava que, encostado a ele, colasse a foto. Daí quue ela tenha saltado para a página seguinte. Presumindo que já tenhas eliminado o documento, dado que já publicado, só por curiosidade, a foto é a que vai em anexo e a legenda era esta: Eu na secção do Xico Coelho. Ele vai à frente e eu atrás dele. Em pé.

Para a próxima, já sei, componho os espaços de forma a que as fotos fiquem juntas. Um grande abraço e um bom fim de semana. Armando Pires.

3. Comentário de L.G.:

Armando: Tens toda razão. Transcrevi o teu texto, em formato doc, mas "deixei cair" a foto, que vinha na página dois. Foi oportuna a tua chamada de atenção. E logo que pude, mesmo em férias, fiz a correção que se impunha. Para tua informação, guardamos sempre em arquivo as mensagens que nos chegam, com os respetivos anexos (se for caso disso). Como eu costumo dizer, aqui tudo se guarda, com exceção do lixo (mensagens Spam ou correio indesejával). Quanto aos comentários que fiz ao teu poste, são do seguinte teor: 


(i) "O todo é sempre maior do que a soma das partes... É por isso que dizemos, com humor mas também com carinho, que o mundo é pequeno e nossa Tabanca... é Grande. Com este blogue temos e faremos o que quisermos, nós, os camaradas da Guiné... Fico feliz por ver felizes camaradas como o Armando Pires, o António Nobre ou o Henrique Cerqueira... Por mim, continuarei a teclar e blogar até que os dedos... me doam! De Candoz com um xicoração para todo o pessoal. LG".

(ii) "De facto, é tocante... alguém, um camarada de barba rija, tratar o blogue dessa maneira, 'meu querido blogue'... O Armando é dos camaradas que dão alma e sentido a este projeto que aqui nos reúne, todos os dias, às vezes mais bem dispostos, outras vezes nem por isso... LG".
PS - Armando, traz o Xico ao nosso convívio!

9 comentários:

Antonio Nobre disse...

Olá Armando
Porra... tambem eu sou amigo do Coelho que aqui referes. Emm Chaves fizemos brutas farras. Logo que oportuno manda-me um email com o contacto dê-le. Um grande abraço.NOBRE

Henrique Cerqueira disse...

Camarada Armando Pires
É prcisamente por isso que várias veses eu manifesto aqui neste espaço de comentários que não acabem com este cantinho do "Luís Graça & Cmaradas da Guiné ".Este blogue é mesmo maravilhoso mesmo quando anda agitado.Está vivo e devemos tudo fazer para que assim continue.
Já agora camarada Pires tambem estive em Bissorã na CCAÇ 13 entre 1973 e 1974.
Um abraço Henrique Cerqueira

Luís Graça disse...

O todo é sempre maior do que a soma das partes... É por isso que dizemos, com humor mas também com carinho, que o mundo é pequeno e nossa Tabanca... é Grande.

Com este blogue temos e faremos o que quisermos, nós, os camaradas da Guiné... Fico feliz por ver felizes como o Armando Pires, o António Nobre ou o Henrique Cerqueira... Por mim, continuarei a teclar e blogar até que os dedos... me doam!

De Candoz com um xicoração para todo o pessoal. LG

Cesar Dias disse...

Caro Armando Pires

Já agora aproveito a boleia, como o Xico Coelho é de Portel, conterraneo dum grande amigo da minha companhia em Mansoa 69/71, também ele Furriel Miliciano Mecanico Auto,de apelido Varela, ficar-lhe-ia grato se me desse qualquer informação sobre ele.
Deixo o meu mail para o caso me poder contactar.

cesardias2@gmail.com
Um abraço e bem Hajam
César Dias


Hélder Valério disse...

Caríssimo Armando

Realmente, és imparável. Sempre em constante busca, em solidariedade, em amizade.
Fizeste aqui uma excelente homenagem ao Blogue, tão empolgada e tão emotiva que fiquei 'contagiado'.
Abraço
Hélder S.

Luis Faria disse...

Caro Armando Pires

Os anos passam,na memória ficaram registados momentos,situações,nomes. Tambem nomes que são sinónimos de amizades por vezes adormecidas que remoçam a um novo contacto.

Foi o caso feliz que este Blogue mais uma vez proporcionou e que tu ,de maneira emotiva e vibrante nos transmitiste aqui neste nosso espaço.

Foi tambem,como diz o Helder,"uma excelente homenagem ao Blogue"

Um abraço
Luis Faria

Luís Graça disse...

De facto, é tocante... alguém, um camarada de barba rija, tratar o blogue dessa maneira, "meu querido blogue"... O Armando é dos camaradas que dão alma e sentido a este projeto que aqui nos reúne, todos os dias, às vezes mais bem dispostos, outras vezes nem por isso... LG

armando pires disse...

Bolas, Luís!
Claro que não nego que gostei de ver publicada a foto que te enviei.
Mas gaita, também quero dizer-te, com toda a sinceridade que, ao reencaminhá-la não foi com a intenção de sugerir ou pressionar a sua publicação. Foi apenas um lamento, ponto.
Mas repito, não posso negar que gostei de ver a minha foto com o Xico Coelho. O Cesar Dias deixou aqui um comentário com um pedido de informação que já teve resposta por parte do próprio Xico. Ele conhecia o Varela que o Cesar procurava mas, infelizmente, as notícias é que eram as piores.
Recebe um abraço camarada do
armando pires

Alfredo Miranda disse...

Amigo Armando Pires como fico contente quando leio coisa da nossa guerra desde Bula Bissorae que passamos coisas boas e maseu nao me lembro desse furriel mas sendo da 2466 que esteve connosco em Bula e sendo do nosso Batalão2861 fico muito contente não sei se ele lê isto mas para ele um forte abraço do soldado Alfredo Miranda radiotelegrafista da CCS e para o amigo Pires obrigado por me faser recuar no tempo um forte abraço.
Alfredo Miranda.