terça-feira, 7 de agosto de 2012

Guiné 63/74 - P10234: Passatempos de verão: Hoje quem faz de editor é o nosso leitor (5): Um sorriso para a fotografia...


Guiné > Zona leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BART 2917 (1970/72) > A alegria espontânea e esfuziante das crianças de uma tabanca de Badora, nos arredores de Bambadinca, indo ao encontro do fotógrafo...


Foto: © Benjamim Durães (2010). Todos os direitos reservados.


1. De acordo com notícia da Lusa, citada pelos jornais de ontem, os portugueses tendem a manifestar cada vez mais emoções negativas e a inibir o  seu sorriso, alegadamente devido ao "contexto de crise». Esta conclusão é da autoria do director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, o professor doutor Freitas Magalhães,  da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que  está desde 2008 a analisar fotografias publicadas nos jornais diários portugueses, um projecto que faz parte de uma iniciativa mundial  (a terminar em 2013). A amosttra portuguesa inclui mais de meio milhão de fotos... O Laboratório também tem página no Facebook.



 (...) Os resultados da investigação ‘Uma década de sorrisos em Portugal’ indicam que «as mulheres continuam a sorrir mais do que os homens, apesar do registo descendente acentuadíssimo no primeiro semestre deste ano», ao passo que «os homens apresentam mais o sorriso fechado a partir dos 60 anos».

As crianças, por seu lado, «são as que continuam a apresentar mais frequentemente o sorriso largo, um padrão que se mantém desde 2003».

No universo das fotografias analisadas, explicou o investigador, verificou-se ainda que «a expressão facial de emoções negativas é mais frequente e intensa do que a de emoções positivas», comprovando-se que, no caso português, «a situação económico-social potenciou a inibição da expressão».

Para Freitas Magalhães, «os resultados são preocupantes pelas consequências na saúde e na interacção social», uma vez que «a felicidade está na cara das pessoas e o sorriso é um sinal que está a desaparecer a olhos vistos». (...)


Fonte: Lusa/SOL (com a devida vénia)


2. Comentário do editor L.G.:

Estou a banhos. Invoco o meu direito à preguiça (física e mental)... Com um sorriso (discreto que não tem  de ser amarelo)... A minha velhotinha fez ontem 90 anos. É caso para dizer "gracias a la vida, que me ha dado  tanto" (*)... Boa continuação de férias. LG
______________

Nota do editor:


Último poste da série > 1 de agiosto de 2012 > Guiné 63/74 - P10215: Guiné 63/74 - P10215: Passatempos de verão: Hoje quem faz de editor é o nosso leitor (4): O soldado tranquilo, o soldado silencioso...


(*) Canção popular chilena magistralmente interpretada por grandes vozes latino-americanas como Violeta Parra, Mercedes Sosa ou Elis Regina. Aqui vai a letra (recolhida neste sítio brasileiro):

Gracias a la vida

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio dos luceros que cuando los abro
Perfecto distingo lo negro del blanco
Y en el alto cielo su fondo estrellado
Y en las multitudes el hombre que yo amo

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado el oído que en todo su ancho
Graba noche y día grillos y canarios
Martirios, turbinas, ladridos, chubascos
Y la voz tan tierna de mi bien amado

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado el sonido y el abecedario
Con él, las palabras que pienso y declaro
Madre, amigo, hermano
Y luz alumbrando la ruta del alma del que estoy amando

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha de mis pies cansados
Con ellos anduve ciudades y charcos
Playas y desiertos, montañas y llanos
Y la casa tuya, tu calle y tu patio

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio el corazón que agita su marco
Cuando miro el fruto del cerebro humano
Cuando miro el bueno tan lejos del malo
Cuando miro el fondo de tus ojos claros

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto

Gracias a la vida, gracias a la vida


8 comentários:

Sotnaspa disse...

Camarada Luís.

Parabêns para a tua velhota, que continue com saúde e a somar quantos a vida permitir. Tu estás com um sorriso de felecidade misturado com alguma emoção. è sempre bom termos os nossos progenitores por perto.
Felicidades para ambos

Com um alfa bravo para ti, do camarada
ASantos
SPM 2558

José Marcelino Martins disse...

Essa presença, a da MÃE, é uma benção.

Parabens aos Filhos & Companhias

Torcato Mendonca disse...

Eu te abraço, meu caro Luís Graça que, tens a graça de sorrires junto da Senhora tua Mãe. Conhecia-a por aqui numa tarde de conversa, talvez em 2007.É a tarde da foto do blogue, lembras-te?

Por muito tempo, pelo tempo que os Deuses assim o entenderem, tenhas essa felicidade.

Um abraço amigo e um beijo á Snra tua Mãe.

Ab T.

ps - (continuo por aqui...em férias que se foram,em tempo lento na passagem e espero.Olha, tenho a canadiana...ao menos algo de feminino me acompanha, como sempre...)

Anónimo disse...

Que maravilha ver-te com a Mãe ao lado, neste dia!...Que prenda de amor nos acabas de partilhar!...Só me resta dar-te o meu abraço de parabéns e desejar-te uma vida feliz!...A minha Sandra que está aqui como o filho que restou,...em minha casa, de Mafra, está connosco e também faz ...lindos 38 anos...Linda coincidência.
Joaquim

Como nauta perdido…

Caminhava sem rumo,
Seguindo ao acaso,
Ao sabor da brisa,
De tão suave,
Apenas me ciciava,
E não sabia o que dizia.

Apenas centelhas,
De luz tão ténues,
A alumiar-me.
O caminho à frente,
Se perdeu na escuridão…

Fiquei às cegas,
Parei suspenso,
Com medo do abismo.

Fiquei à espera…
Por acaso ou por destino,
Por artes do divino,
Podia passar alguém,
Àquela hora,
Naquele ermo,
Que, boamente,
Me desse a mão…
Pus-me a orar...

Sem dar conta,
Vi-me alto,
Por minha mão,
Estava tudo tão azul,
Tanta claridade,
Pelo ar.
Lá em baixo,
Os caminhos,
Como raminhos,
Escorriam fininhos
Até ao mar.

Como nave
no universo,
Sem nuvens negras,
Nem mais tristezas,
A correrem em mim,
Mera bênção do divino,
Meu destino é o infinito…
E todo o mundo
É meu amigo,
E companheiro
A meu lado.

Mafra, 7 de Agosto, 4h43m
Joaquim Luís M. Mendes Gomes


A minha prenda...

Anónimo disse...

Parabéns Luís, por ter ainda essa amiga!
Fico por aqui.

Envio um abraço e um beijo para os dois, muito sentido.

Felismina.

Luís Graça disse...

Obrigado, amigos, camaradas, amiga... "Velhotinha" é uma expressão ternurenta que tem autor, o nosso Carlos Vinhal, felizmente também com a mãe ainda viva...

Quando falamos ao telefone, eu gosto de lhe perguntar pela sua "velhotinha"... Somos uns felizardos por termos as nossas mães ainda vivas, embora com todos os problemas de saúde, próprios da idade avançada...

Um abraço para todos/as. LG

Carlos Vinhal disse...

Caro Luís.
Falaste de mim e da minha velhinha, antes que falasse de ti e da senhora tua mãe.
Parafraseando o nosso Torcato, se os deuses quiserem, no próximo mês de Novembro a minha mãe também completará 9 dezenas de primaveras.

Mas hoje é dia de falar de ti e da tua progenitora, senhora bem bonita, se me permites.

Para ela e para ti os meus parabéns, com os votos que daqui a 10 anos estejamos a falar do seu centenário.

O camarada e amigo
Carlos Vinhal

Henrique Cerqueira disse...

Luís
De quando em vês gostas mesmo de mecher com a malta.
Um Beijão muito grande para a tua "velhotinha".Ó meu deus como ela é ternurenta.perdoa o desabafo.
Um abraço Luís Graça.
Henrique Cerqueira