quarta-feira, 20 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10052: Cartas do meu avô (9): Sétima carta: A universidade, o 25 de abril... (J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil, CCAÇ 728, Bissau, Cachil e Catió, 1964/66)

A. Continuação da publicação da série Cartas do meu avô, da autoria do nosso camarigo Joaquim Luís Mendes Gomes, membro do nosso blogue, jurista, reformado da Caixa Geral de Depósitos, ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Os Palmeirins de Catió, que esteve na região de Tombali (Cachil e Catió) e em Bissau, nos anos de 1964/66. [, Foto à esquerda, com os netos]. As cartas, num total de 13, foram escritas em Berlim, onde vivem os netos, entre 5 de março e 5 de abril de 2012. (*)

B. Sétima carta: Universidade

No princípio de Outubro de 1966, começaram as aulas de Direito. Estava ansioso. Tomei o autocarro para o Campo Grande. Estou a lembrar-me de o atravessar apressado, com uma mala, e subir a pé a alameda da universidade.


Fui o primeiro aluno a entrar no anfiteatro onde ia assistir à primeira aula. Um grande salão em escadaria de balcões, como num cinema. No palco, ficava, imponente, a secretária do professor. Tive a noção exacta de que aquele, sendo o meu curso inicial, não seria com ele que eu chegaria ao fim. E senti-me triste.

Dentro em pouco estaria casado e a trabalhar. Sabia que não ia adiar a vinda dos filhos por causa do curso. Os colegas começaram a entrar e a ocupar as cadeiras livremente. Eu escolhi uma da coxia na 4ª fila. Para poder alcançar tudo bem.


Eram todos mais novos que eu. Rapazes e raparigas. Muito tenros. Tinham acabado o liceu. Lembro-me duma colega que viria a ser célebre, a Leonor Beleza, e doutro, o… O resto era tudo desconhecido. As aulas iriam acontecer lentamente, no dia a dia. Sem provas nem frequências. Exame, só no final do ano.


Se corresse tudo bem, teria de esperar cinco anos pelo fim do curso. O ramerrame do dia-a-dia, no meio daquela turma de gente muito mais jovem que eu, era-me muito desagradável. As mentalidades eram naturalmente diversas.


Tinha de avançar noutro ritmo. Eu sabia que poderia utilizar o regime de estudante-militar. Nele, preparar-me-ia por mim, e, quando entendesse que estava habilitado, requeria exame. Em qualquer data. Era uma pequena compensação para quem tinha perdido tempo no serviço militar. Abalancei-me a utilizar esse regime.

Depressa me apercebi de que os professores não gostavam muito dos estudantes trabalhadores, muito menos de ex-militares. Tinha sido uma imposição do governo. Quem sofria éramos nós. As notas eram baixas, à partida. Muito facilmente se reprovava. Bastava um deslize estava tudo perdido. Havia que repetir. Com mais duas tentativas. Se chumbasse três vezes, estava erradicado da universidade nessa cadeira. Só noutra faculdade. A única existente era Coimbra.

Foi o que aconteceu numa das primeiras cadeiras do segundo ano. Teoria Geral de Direito. O professor era o célebre Paulo Cunha [, 1908-1986]. Um catedrático veterano, distante e pomposo. Um vozeirão de meter medo. Fui ao exame oral. A tremer de medo. Sentado diante daquela bisarma, lá em cima no seu cadeirão, varreu-se- me tudo da cabeça, à primeira questão que me pôs:
- O aluno vai dizer-me quais os vícios da vontade na formação do contrato. – foi a primeira pergunta. Dá pano para muita manga.

Eu sabia que a lista dos vícios era uma fila enorme. Ocupava folhas e folhas na sebenta.Todos muito ligados uns aos outros por ligeiras nuances que teriam de ser logo muito bem distinguidas e explicadas.

Num primeiro momento, fiquei atordoado. Não me lembrava, rigorosamente, de nenhum. Fiquei calado por instantes. Eu sabia que não podia demorar muito. Numa tentativa de me desenlaçar, respondi para o ar:
- Os vícios da vontade na formação da vontade… são sete.

Ele sorriu.
- Como os sete pecados mortais?... - gracejou.
- Bem. Então vamos ao primeiro.

Mais uns momentos de silêncio. E nada. Bom. Tenho de desistir, para não chumbar.
Foi o que fiz.
- Senhor Professor! Quero desistir…
- Porquê? Não quer tentar mais um pouco?

Fiquei calado, a ver se recuperava a memória. Afinal, eu tinha-os estudado muito bem. Não deu certo.
- Bem, então pode levantar-se. Voltará cá outra vez. - disse o professor.

Grande desaire!... A partir daí, foi uma desgraça. Eu que sempre fora um aluno superior, não habituado a chumbar, a dispensar da oral, passei a levar de todos. Tinha entrado automaticamente para o lote dos que deveriam ser escorraçados da faculdade.

A minha luta, porém, foi titânica. Nunca desarmei. Ia dando em maluco. Eu e a namorada que viria a ser a minha mulher, a breve trecho.

Andei a caminhar para a faculdade como um viciado ou que vai à missa, a todas as horas, durante anos e anos. Não havia recanto ou café de Lisboa onde não tivesse estado a estudar. Até nas maternidades, quando acompanhava a mulher, no nascimento de mais um filho. Cheguei a levar o primogénito, o Paulo Alexandre, aí com uns 3 a 4 anitos, a ver as notas dum exame, na pauta.

Os colegas que ali estavam puseram-se a brincar com ele. Nas correrias, as calças caíram-lhe pelas pernas abaixo e ficou com o rabito ao léu… foi uma risota no átrio. Nunca mais esqueci.

Entretanto, a situação política do país e a internacional, tinha evoluído muito. Com grandes manchetes. Em 1967, subitamente, Israel, sob o comando do Moshe Dyan, invade a Palestina, com um poderio bélico de tal ordem, que sufocou o adversário em meia dúzia de dias, com o espanto de todo mundo.

Cá dentro, a guerra colonial agravava-se num crescendo assustador. Como alimentá-la em material e homens?...As gerações jovens estavam cada vez mais esclarecidas. Começava a dar-se uma hemorragia preocupante, deles para o estrangeiro, na hora de se apresentarem. Portugal estava a ser flagelado nos aerópagos internacionais, pela adversidade de todos os países ocidentais. 

A polícia política exaspera-se, de dia para dia, na caça aos comunistas clandestinos que desestabilizavam as universidades e as empresas. A universidade torna-se palco de pancadaria pelos corredores e escadas, entre os “gorilas” (uma tropa de seguranças escolhidos a dedo) e os estudantes “insurrectos”. Cada vez se tornava mais difícil salvaguardar o regular funcionamento das aulas.

A mim, não me preocupava essa pancadaria. Já tinha feito a minha guerra. Não tomava partido por nada. Um clima de incerteza geral e de preocupação instala-se na universidade. Havia que concluir o curso o mais depressa possível.

Quando, em 1974 se desencadeia o vinte cinco de Abril, eu estava quase a concluir o 4º ano. Durante os dias que se seguiram ao golpe, as universidades colapsaram com as rebeliões internas. Os saneamentos dos professores, a torto e a direito, despovoaram as cátedras de mestres. Era a vingança da estudantada.

Não se sabe donde, surgem mil movimentos ideológicos que querem apoderar-se das rédeas das escolas superiores. Os confrontos, agora, passaram a ser entre os MEC {, Movimento Estudantil Comunista] e os MRPP [, Movimento de Reorganização do Proletariado Português], comunistas e maoístas…

Sucedem-se repetidas RGAS (e uniões gerais de alunos) para se obterem votações directas. Os estudantes eram quem tinha o poder de traçar rumos para a universidade. Verdadeiras batalhas campais, com muita violência, martirizavam aquelas magnas assembleias, sem se chegar a conclusão nenhuma. Só pela alta madrugada, quando já se tinham ido embora a maior parte dos estudantes, é que vinham as decisões.

Tudo foi posto em causa. Rasgaram-se os programas de ensino. Ensaiaram-se os métodos e currículos o mais utópicos que se possa imaginar. Foi uma terrível frustração geral. Parecia que nunca mais as Universidades funcionariam outra vez.
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Nota do editor:


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