quarta-feira, 6 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10008: Convívios (448): O 1º (e emocionante) encontro dos Metralhas (CCAÇ 3566, 1972/74) em terras brasileiras, na cidade de Praia Grande, estado de São Paulo (Joaquim Pinheiro da Silva, o 'brasuca')



O encontro de 3 Metralhas (C.Caç. 3566 - Empada e Catió - 1972/74) na cidade de Praia Grande/SP-Brasil


Amigo Luís...

Que esteja gozando de óptima saúde é o meu mais sincero desejo.

Fui informado pelo filho do Quintela (transmissões) que o mesmo viria a São Paulo visitar alguns familiares. Procurei me informar das datas e telefones para contactos. Entretanto fui informado pelo nosso amigo comum, o Xico Allen, que havia mais um integrante dos "Metralhas", que estaria por cá á algum tempo.

Imediatamente procurei saber detalhes, tais como: morada, telefone e tudo o mais que facilitasse o contacto.

Pois bem... em contacto com o QUINTELA programei o nosso encontro na cidade de Praia Grande.

O incrível aconteceu... em contacto com o segundo elemento... o CHAVES (condutor), vim a saber que o mesmo teria que se deslocar á mesma cidade... Não pensei duas vezes... programei o encontro a 3... Eu, Joaquim Pinheiro (o brasuca ou brasileiro, como era conhecido), o CHAVES (condutor) e o QUINTELA (transmissões), encontro este que mantivemos (eu e o Chaves) em segredo...

Na noite do dia 02/06, estive com o Quintela e convidei-o para o "pequeno-almoço" na casa de minha filha.

Entretanto combinei com o CHAVES para participar do mesmo (como disse, sem que o Quintela soubesse). No dia seguinte, enquanto eu ia buscar o Quintela, meu filho (Renato) foi buscar o Chaves... cheguei primeiro. Após as apresentações dos familiares, abraços e etc... fomos para a sessão de fotos. Quando menos se esperava o Chaves entra porta a dentro... Foi emocionante ver a reação do Quintela ao se surpreender com a presença do nosso amigo em comum.

Eu não tenho palavras para exprimir a minha emoção, pois faziam mais de 37 anos que não tinha o prazer de estar pessoalmente com qualquer dos meus antigos companheiros de farda... dos amigos/irmãos da C.Caç 3566 "Os Metralhas"... Emoção esta que contagiou todos os presentes...

Procurei fazer uma pequena recepção/pequeno-almoço, com alguns petiscos e entre eles não podiam faltar frutas tropicais... ente elas o PAPAIA, MANGAS, ANANÁS e o delicioso CAJU.

E para fechar com chave de ouro (como se diz aqui)... um encontro á noite num restaurante á beira mar... com pizzas cerveja e como não podia faltar... muita caipirinha!!!!

Como sempre, tenho a agradecer a possibilidade de ter tido estes momentos de inigualável prazer, ao nosso amigão XICO ALLEN, que sempre se dedicou a encontrar e reunir os antigos companheiros da nossa Cia. "Os Metralhas".

Seguem anexas algumas fotografias do nosso encontro... O 1º. ENCONTRO DE METRALHAS EM TERRAS BRASILEIRAS.

Gostaria que colocasse no Blogue, para que possa compartilhar com todos a felicidade que se estampa não só nos nossos rostos... mas muito mais nos nossos corações.








Um abraço e meu muito obrigado

Joaquim Pinheiro da Silva (o brasileiro)

C.Caç 3566 "Os Metralhas" 72/74

___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

6 DE JUNHO DE 2012 > Guiné 63/74 – P10004: Convívios (265): Almoço do Pel Rec 888, decorreu no dia 2 de Junho de 2012 em Montemor-o-Novo (Armando Fonseca) 

3 comentários:

Luís Graça disse...

Joaquim, está inaugurada a Tabanca da Praia Grande, lá no "Brasiu" imenso!...

Dou-te os parabéns pela iniciativa e pelo carinho com que preparaste meticulosamente este encontro... Falta só a legenda das fotos, para a gente saber quem são os "caras"... O Xico Allen bem gostaria de ter estado aí!.. Já lhe mandei as fotos, para ele dar uma ajuda nas "legendas"...

O que faz a saudade, amigo e camarada!

Muita saúde e longa para os "Metralhas". Luis

Arménio Estorninho disse...

Saudações Amigas para os Empadenses:
Joaquim Pinheiro, Quintela e Chaves.

Estive em Empada em 1969/70, incorporada na Ccaç. 2381 "Os Maiorais.

De Empada, a lembrança de:
-O campo de jogos, para as grandes jogatanas de futebol;
-A Fonte Frondosa, para os duches à Fula;
-A Pista de Aviação, para trazer e levar correio;
O Rio Empada-Buba, onde vários pescadores apanhavam a bicuda, a tainha, o barbo e a corvina;
-No mato na época das queimadas, havia caçadores das espécies de porco do mato, gazela, cabra do mato e o "sim-sim";
-Todas estas espécies de pesca e caça, eram muito abundantes na zona e abasteciam o Quartel;
-O Cais de Empada, que sempre nos faz relembrar as nossas chegadas e partidas.

Com um Abraço deste Empadense
Arménio Estorninho

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

O que as fotos mostram não engana!
A alegria do reencontro, para mais de surpresa, está bem patente.
E fica também provado que as amizades forjadas sobre as dificuldades e provações comuns adquirem uma força que é capaz de 'atravessar oceanos'.
Continuem.

Abraço
Hélder S.