sábado, 28 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9823: (Ex)citações (177): Ainda os mísseis Strela e os seus efeitos na operacionalidade da FAP (Carlos Jorge M. Pereira / António Martins de Matos)

1. Mensagem do nosso camarada Carlos Jorge Pereira*, ex-Fur Mil do COP 3, Bigene e Guidage, 1972/74, com data de 17 de Abril de 2012, com um comentário a propósito do Poste 9751** do nosso camarada António Martins de Matos:

Caro Amigo Luis Graça:
Depois de ler os comentários do Sr. Gen. António Martins Matos, que sinceramente gostei, não posso deixar de dizer algo, para acrescentar mais realidade aos factos passados.
Caso considere com algum interesse, agradeço a sua publicação.

Carlos Jorge Marques Pereira
Ex-Fur. Mil. IOI / COP 3
Bigene/Guidage 72-74


Caros Amigos.
Raramente vou ao blogue pois considero que o mesmo se encontra demasiado inclinado para o meu gosto. No entanto, o bichinho da Guiné fala mais forte e lá reincido e procuro artigos, principalmente, sobre Bigene e Guidage.

Como Ex-Fur Mil de Inf e Operações do COP 3 (Jun72/Jun74) passei o período de Abr/Mai de 1973 no inicio em Bigene e depois segui com o Sr. Ten. Cor Correia de Campos (Cmdt do Cop 3) na primeira coluna que passou para Guidage.

Regressei a Bigene na primeira coluna que conseguiu passar o cerco, um mês depois, para evacuar feridos e reabastecer. Portanto penso ser um actor privilegiado, não só pelo que passei como pelas informações a que tinha acesso pelas minhas funções.
Assim, vejo regularmente relatos do que se passou em Abr/Mai73 por pessoas que não estiveram no local.

Senão vejamos:
- Em 6Abr73 foram abatidas dois D0-27 e um T-6 em que faleceram três pilotos e alguns passageiros!!!! Por acaso um dos seis passageiros que morreram, um, era só o Cmdt do Cop 3, Sr. Major Mariz e que nem é referido.

- Os restos do foguete que foram recuperados junto das aeronaves não foi pelos Páras mas sim por um soldado Africano da CCaç 3 do pelotão do Ex-Fur. Mil. Atirador Domingos de Carvalho. Negociei com ele um saco de arroz em troca do "ronco" que depois enviei para Bissau.

- Nós tropa "macaca" nunca nos poderíamos recusar em ir para o mato e nunca poderíamos dizer "mimos" a um superior que o fizesse corar.

- Aos Quartéis inseguros, como Guidage, e contrariamente ao que V. Exa. afirma, durante o mês de Maio73 só houve duas evacuação dos mais de 150 feridos que tivemos nesse período. Já não falo dos que morreram por falta de tratamento e que foram enterrados, pois não havia como guardá-los.

- Os únicos hélis que aterraram em Guidage foram os dois do General Spínola durante uma trégua de uma hora. Levou medicamentos e no regresso evacuou feridos. Dias depois, e em consequência dos feridos Páras, numa emboscada no Cufeu, os hélis apareceram novamente para os evacuar. Se não fossem Paraquedistas e terem forçado, seria que lá iram???.

- Recordo uma vez na Bolanha do Samoge (?) numa das seis ou sete vezes que tentamos evacuar feridos para Binta, por estrada, fomos emboscados e pedimos apoio aéreo. Realmente vieram dois Fiat's e informamos que estávamos a ser atacados de norte e a 75/100 metros de distância. A FAP informou que iria bombardear e que deveríamos nos proteger. Ao primeiro ataque exigimos que fossem embora, pois estavam a bombardear nas nossas costas.

Nunca mais pedimos apoio e nunca mais os vimos, pois largar bombas de 750 Lbs. de 3000 metros de altura convenhamos que não é um método muito preciso.

Todos nós sabemos que a FAP, também, foi muito importante no TO mas, na devida proporção e a partir de Maio 73 fora das zonas inseguras.

Para nós, a guerra durava 24 horas por dia, não tínhamos dias de folga, banhos com agua canalizada e jantares na 5ª Rep antes pelo contrário, assim que íamos a Bissau, alinhavamos logo num serviço para que os lá estavam pudessem descansar.

Para finalizar conto-lhe mais uma pequena história.

Em finais de 1973 (?), ao fim do dia, quatro fuzileiros do destacamento de Ganturé, por acidente, accionaram um dilagrama com bala real.
Resultado : um ferido muito grave e três graves. Como já era noite a FAP disse que já não fazia a evacuação e a mesma foi feita pelo Cmdt. Pombo Rodrigues (civil do TAGCV) num DO-27, já noite, sozinho e com viaturas de farois acessos a sinalizar a pista.

Por estas e outras é que acho que o campo estava e está muito inclinado.

Atentamente
Carlos Jorge Marques Pereira


2. Dado conhecimento deste comentário ao camarada António Martins de Matos (ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74; actualmente Ten Gen Ref), recebemos deste a seguinte mensagem:

Caros amigos
Aqui vão os comentários ao texto do amigo Carlos Jorge.
De momento é o que se me oferece dizer.

Abraço
AMM


1. É verdade que um dos 6 passageiros era o Sr. Major Mariz, na altura foi dado como desaparecido, o seu nome não foi mencionado no meu texto porque então teria que indicar o nome de todos os outros passageiros e, confesso, não me lembrar de alguns.

2. Não sei quem apanhou os restos do míssil no meio da mata, a sua entrega em Bissalanca foi feita pelos Páras.

3. Não percebi o parágrafo referente a evacuações em Guidage, toda a classificação que ocorreu, de quartéis Seguros e Inseguros deveu-se precisamente ao Guidage, por causa de um DO-27 atacado por mísseis e de um segundo avião que foi buscar feridos e acabou por desaparecer, certamente abatido (o tal que levava como passageiro o Comandante do COP-3). Em Maio73 o Guidage estava cercado, não era possível lá chegar, nem por estrada... não se lembra?

4. Isso de bombardear nas suas costas é relativo, depende de para onde está voltado, se tivéssemos largado uma bomba de 750 libras a 75 metros da sua posição certamente que hoje não estaria a escrever para o blogue, não sei se me entende.
Bombas de 750 libras largam-se de 3000 metros de altura, com uma precisão do círculo de meio campo de um estádio de futebol, o seu efeito vai da bancada central até à zona das claques por detrás das balizas, não sendo a sua especialidade não percebo como consegue comentar com tanta convicção.

5. Nunca mais viu os Fiat G-91 mas certamente os deve ter ouvido, em Kumbamori, ou na bolanha do Cufeu, se perguntar ao Sr. Cor Calheiros, ele lembra-se (A Última Missão, páginas 480 e seguintes), aconselho a leitura do livro trata precisamente de ... Guidage.

6. A FAP só voar fora das áreas inseguras... sabe onde é Kandiafara? Acha que seria uma “área segura”?

7. O Comandante Pombo Rodrigues não voava DO-27 mas sim as aeronaves dos TAGP, muito melhor equipadas em instrumentos de navegação.

8. Finalmente, não percebi a piada do “campo inclinado”, as minhas desculpas.


3. Comentário de CV:

Não ficava de bem com a minha consciência se não falasse aqui e agora na suposta inclinação do nosso Blogue.
Apesar da dita inclinação, o nosso camarada Carlos Pereira lê-nos regularmente. Até quis participar comentando. Será para o inclinar para outro o lado? Já agora, qual lado?

____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 11 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3868: Tabanca Grande (115): Carlos Jorge Pereira, ex- Fur Mil Inf Op Inf (CPO 6 e COP 3, 1972/74)

(**) Vd. poste de 16 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9751: FAP (67): Os meus STRELAs. Factos e opiniões. (António Martins Matos)

Vd. último poste da série de 12 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9597: (Ex)citações (177): Relembrando, em Mato Cão, no dia dos meus anos, a presença do então maj art José Faia Pires Correia, oficial de operações do BART 3873 (Bambadinca, 1971/74) (Joaquim Mexia Alves)

5 comentários:

Luís Graça disse...

Logho na altura (17 de abri) respondi ao nosso leitor e camarada Carlos Jorge. M. Pereira, nestes termos:

Meu camarada Carlos Jorge:

Terei muito gosto em publicar o seu texto. Mais do que isso, é uma obrigação. O blogue está aberto a todos os ex-combatentes da Guiné, sem distinção (de arma, posto, idade, estatuto, cor, condição...). E a sua linha de orientação editorial é (ou deve ser) marcada pela isenção político-ideológica. É verdade que há membros da Tabanca Grande que participam mais (escrevendo, comentando) do que outros. A sua crítica ajuda-nos também a procurar o equilíbrio dinâmico. Esteja à vontade para voltar a escrever sempre que achar oportuno. Não precisa de ser "sócio do clube", isto é, membro (formal) da Tabanca Grande.

Também o que me move é o "bichinho" da Guiné (Pensva que o tinha morto e enterrado há muito)... O blogue vai fazer 8 anos, a 23 de abril de 2012.

Tem material sobre Bigene e Guidage que queira publicar aqui, em seu nome ?

Vou dar conhecimento da mensagem, em primeira mão, ao nosso camarada António Martins Matos. Um Alfa Bravo. Luís Graça

Rogerio Cardoso disse...

Desde o inicio da guerra na Guiné, a F.A. prestou um serviço digno de todo o louvor. Caro SrºCarlos Pereira, eu era do Exército e assisti muitas vezes a elementos da nossa Força Aérea a arriscar o "pêlo" para safar a rapaziada em aflição debaixo de fogo, não é por ter havido um caso ou outro, que se vai denegrir a imagem corajosa dos pilotos. Eu posso dizer que fui salvo pela tripulação de um heli, com a minha evacuação debaixo de fogo intenso e ao mesmo tempo pela actuação de um T6, que permitiu a citada evacuação.
Rogerio Cardoso
.AGUIAS NEGRAS

Anónimo disse...

Caro camarada C. Pereira

A livre expressão de pensamento é um direito fundamental de qualquer cidadão, num estado de direito, que é o nosso por enquanto.
Quando metemos a foice em seara alheia,isto é quando falamos de assuntos que não são da nossa área ou especialidade..normalmente dá asneira..que é o teu caso.
O camarada General A.A.Matos fala do que sabe, e foi e é especialista na matéria.
Pessoalmente,posso discutir assuntos sobre artilharia com outros artilheiros,por isso enalteço a sua "pachorra" para nos aturar a todos com os "bitaites"que aqui "amandamos".
Um que também esteve metido num buraco 24 h sobre 24 h,onde não iam helis e do,ferido fui evacuado por sintex para Cacine e salvo por um anjo (enfermeira-pára)que ainda hoje não sei quem foi.
Nunca é de mais enaltecer a nossa F.A.
Quanto a planos inclinados para um lado, também eu pergunto..que lado?
Não sei sabes..julgo que não..os helis não podiam voar durante a noite, pelo simples facto de que não tinham instrumentos adequados para tal.
Quero também aqui homenagear o Pilot.Pombo que foi mais de uma vez fazer evacuações a Gadamael..pilotava um pequeno Cessna..julgo eu..que tinha instrumentos de navegação nocturna e que era logicamente pago pelo serviços que fazia,mas isso não lhe retira mérito.
Um alfa bravo

C.Martins

Anónimo disse...

" O camarada general sabe do fala..." -felizmente frase sem aquela carga inibidora dos outros tempos.

Nelson Herbert

Luís Graça disse...

O Carlos Vinhal chamou-me a atenção para o facto de o nosso camarada Carlos Jorge Pereira já estar atabancado há mais de três anos, desde 11 de fevereiro de 2009 (*).

Acontece que nunca chegou a mandar as fotos da praxe. Aliás, ele alegou que não mandar as fotos por email. Talvez ele possa pedir ajuda a alguém... Para já, precisa de digitalizar (passar por um "scanner") as fotos, e mandálas por email, como "ficheiro anexo".
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(*) vd poste aqui:

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2009/02/guine-6374-p3868-tabanca-grande-115.html