quarta-feira, 18 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9768: Tabanca Grande (330): Carlos Pedreño Ferreira, ex-Fur Mil Inf Op, COMBIS e COP 8 (Guiné, 1971/73)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano Carlos Pedreño Ferreira* (ex-Fur Mil Inf Op, COMBIS, Bissau e COP 8, Nhacra, 1971/73), com data de 18 de Abril de 2012:

Bom dia!
Finalmente localizei nos meus "arrumos" fotos do tempo de tropa para poder completar a minha "entrada" oficial no blogue como me foi pedido.

Quanto a "memórias" estou a revê-las confrontando as que restam com alguns dos relatos do blogue, enquanto leio o último livro do Mário Beja Santos que é um verdadeiro mimo sobre o que se tem escrito sobre as vivências na Guiné 63/74.

Remexer no baú das memórias - mentais e físicas (fotos , aerogramas etc.) já deu para conversa amena e salutar com alguns dos filhos e para matar saudades de tempos de juventude - felizmente bons - e com poucos sobressaltos. Relatos para o blogue apenas depois de me certificar que não são efabulações com 40 anos de "prateleira".

Mais uma vez PARABÉNS antecipados pelo vosso blogue.

Um abraço
Carlos Pedreño Ferreira
Ex-Fur Mil Inf/Op
COMBIS/COP8


Nhacra > Porta de Armas do Quartel

Foto: © Eduardo Campos (2009). Direitos reservados.


2. Nota de CV:

Caro Carlos
No Poste 9609 já referi alguma coisa do que te devia dizer hoje.

Cumpre-me desta feita dar-te as boas-vindas já que resolveste juntar-te à tertúlia deste Blogue, com a disposição de ajudares a registar a memória de uma guerra que a esmagadora maioria dos combatentes não queria, e que aos olhos de hoje sabemos ter sido infrutífera e escusada. Por lá deixaram a vida muitos dos nossos amigos e camaradas, e outros sofrem sequelas que os hão-de acompanhar até ao fim dos seus dias. Cumpre-nos deixar os nossos testemunhos para que o sacrifício da nossa geração jamais seja esquecida.

Como é da praxe, aqui te deixo um abraço da tertúlia, e dos editores que esperam que lhes dês muito trabalho.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 15 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9609: O Nosso Livro de Visitas (129): Carlos Pedreño Ferreira, ex-Fur Mil Inf Op, COMBIS e COP 8 (Guiné, 1971/73)

Vd. último poste da série de 17 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 – P9760: Tabanca Grande (329): Joaquim Jorge Loureiro Pinto, ex-Alf Mil da 3.ª CART/BART 6520/72 (Fulacunda, 1970/72)

2 comentários:

Eduardo Jorge Ferreira disse...

Olá camarada Carlos Ferreira, um abraço para ti do Eduardo Jorge Ferreira ex Alf.Mil da Polícia Aérea na BA 12.Como estiveste em Nhacra deves lembrar-te do Cap. Mil António Miguel de Sousa Franco que tb aí esteve no COP 8 de 72 a 74. Era e é muito meu amigo e eu fui lá muitas vezes visitá-lo na minha Yamaha 50; algumas vezes fardado mas a maior parte delas à civil.Lembras-te? Em que mês de 73 regressaste?

Anónimo disse...

Caro Eduardo,estive en Nhacra de Setembro de 1973 a Agosto 1974, pertenci à companhia c caç 4540 (somos um caso sério)e recordo o Cap. Franco então comandante do Cop 8, tendo privado com ele com alguma frequência (era de transmissões, não me recordo é de ver nenhuma Yamaha, a minha recordação vai mais para as grandes festanças que faziam na messe, com pessoal do comando che fe e outros, principalmente ao fim de semana.
Uma vez que continuas a ter contacto com o Cap. Franco, se quiseres informar que o meu Cap. Manuel Varanda Lucas, já nos deixou!!
Eduardo Campos