segunda-feira, 12 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9597: (Ex)citações (177): Relembrando, em Mato Cão, no dia dos meus anos, a presença do então maj art José Faia Pires Correia, oficial de operações do BART 3873 (Bambadinca, 1971/74) (Joaquim Mexia Alves)

Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Mato Cão > Pel Caç Nat 52 > 6 de Abril de 1973 > O Alf Mil Mexia Alves, em primeiro plano,à esquerda, brindando com os seus camarigos de então, no dia dos seus 24 anos... À frente do Mexia Alves, o Fur Mil Bonito, que também pertencia ao Pel Caç Nat 523, juntamente como os Fur Mil Santos e Varrasquinho...Entretanto, esta manhã o Joaquim enviou mais fotos  em que o hoje cor art ref José Faia Pires Correia aparece de perfil...


Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Destacamento de Mato Cão > Pel Caç Nat 52 > 1973 > Almoço num dia normal: "Estou eu, os Furriéis e os Cabos do Pel Caç Nat  52, mais o pessoal de uma secção do Pelotão de Morteiros de Bambadinca, que fazia destacamento também no Mato Cão" (JMA). Emsuma, todos os tugas do Mato Cão, os não desarranchados...  Todos os demais elementos do pelotão, guineenses, eram desarranchados... Sobre esta estância de férias que era o Mato Cão, vd. poste P4317, de 11 de maio de 2009.


Fotos: © Joaquim Mexia Alves  (2012). Todos os direitos reservados.

1. Mensagem, de 10 do corrente,  do nosso camarada e amigo Joaquim Mexia Alves: 


Caros camarigos

Sei que no computador do escritório terei outras fotografias, talvez, mas aqui vai uma do Mato Cão [, com o meu Pel Caç Nat 52,], no dia 6 de Abril de 1973, em que fazia 24 anos, e onde está o então Maj Faia Correia,  de costas, brindando ao meu lado [, à minha direita]. (*)

O então Major Faia Correia foi Oficial de Operações do meu batalhão, o  BArt 3873, subsituindo o Major Jales, que, se não me engano, passou a 2º Comandante, porque o Major Teles foi promovido e saiu do BArt 3873.


Um abraço camarigo do
Joaquim Mexia Alves (**)
_______________

Notas do editor



(**) Último poste da série >  8 de março de 2012 >  Guiné 63/74 – P9584: (Ex)citações (176): Aristides Pereira e os MIGs - revelações ineditas (Nelson Herbert)

7 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer ser mais papista que o "PAPA".

Observem bem estas fotografias referentes ao "aniversário" do nosso camarada Mexia Alves.
Observaram bem..então eu pergunto..Quantos Majores se associavam ao aniversário de um alferes ?...mais...reparem na composição da mesa..observa-se um alferes, um soldado, e um cabo...para mim isto reflecte quem eram, na altura, as duas personalidades que quero destacar...Mexia Alves e José Correia..

C.Martins

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

(e em particular o C. Martins)
Sim senhor, uma bela festa de anos, e sem aquele ar de 'apanhado' que já vimos em outras fotos. Será certamente inesquecível até porque irrepetível.

Quanto à chamada de atenção 'em particular' é que de facto 'tiro o chapéu' à capacidade de observação do C. Martins, evidenciando bem a 'universalidade' de presenças reveladas pelas fotos. E é um daqueles pormenores que estou (quase) sempre atento!

Abraço
Hélder S.

Joaquim Mexia Alves disse...

Há que fazer aqui algumas correcções.

1 - Obrigado C. Martins e percebo onde queres chegar. A verdade é que á minha frente está o Furriel António Bonito e os outros dois Furriéis do Pel.52, Santos e Varrasquinho, também estão embora não visiveis.
Na fotografia dos "festejos" estão ainda dois Alferes que acompanharam o Major Faia Correia, a saber:
Alf. Pires do Pel. 63 e o Alf.? que estava na Cart 3494 no Xime, mas não era "original" da mesma.

2 - A fotografia do almoço não tem a ver com as outras, ou seja é de um dia normal no Mato Cão.
Estou eu, os Furriéis do Oel 52, os Cabos do Pel. 52, e o pessoal de uma secção do Pelotão de Morteiros de Bambadinca, que fazia destacamento também no Mato Cão.

No Mato Cão era assim, sem luz, sem água, sem ..., mas com muita camaradagem!!!

Um abraço para todos

Anónimo disse...

Meu caro Mexia Alves

Sei que és um homem modesto, mas não exageres.
Independentemente das tuas explicações, aqueles rostos traduzem amizade genuína, e não se nota ali que alguém esteja a fazer "frete".
Esse, é para mim, o maior elogio que podes ter.

Um alfa bravo

C.Martins

Joaquim Mexia Alves disse...

Obrigado C. Martins

Sempre tentei a harmonia e o bem estar.

Nem sempre o consegui, sobretudo com alguns oficiais "superiores", poucos, aos quais, graças a Deus, não guardo qualquer ressentimento, mas, hoje, até alguma estima.

Um abraço amigo e grato

paulo santiago disse...

A esta pergunta:"quantos Majores se associavam ao aniversário de um Alferes ?"Permitam que reformule:quantos Majores se associavam ao aniversário de um Alferes,destacado no Mato Cão?
Possivelmente,foi o único Major que se atreveu a ir aquele burako.No anterior batalhão,nenhum dos Majores (A.Carvalho,Barros Basto)foi aquela "estância",mas no entretanto,foi lá e lá dormiu o Ten.Cor.Polidoro Monteiro,o "infante"que comandou o BART de Bambadinca.
Desculpem o C.Martins,também o Mexia,por este meu preciosismo,mas,apesar de morto,continuo a ter grande apreço pelo Polidoro.
Abraço

Fernando de Almeida disse...

Descobri hoje este blog. Parabens ao autor. Pertenci ao BCAÇ 4616, que foi render o BART 3873.
Um abraço a todos.