segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Guiné 63/74 - P9336: Fragmentos da minha passagem pela tropa (Carlos Rios) (8): Fragmentos Genuínos - 6

FRAGMENTOS GENUÍNOS - 6

Por Carlos Rios,
Ex-Fur Mil da CCAÇ 1420/BCAÇ 1857, Mansoa e Bissorã, 1965/66


Era patente o ar de desânimo que se tinha instalado na Companhia, conducente a verdadeira pusilanimidade em todas as acções desenvolvidas, situação que criou em mim, já na altura um inconformado, impulsivo e obstinado, uma vontade de sair daquela modorra e requerer a transferência para os Comandos, o que provocou acesa troca de palavras com o Malaca dos Santos, o único que eu aceitava como interlocutor o que, por minha teimosia de nada valeu e lá fiquei a aguardar a chamada.
As memórias já difusas, passados que são mais de quarenta anos, não me permitem afirmar em absoluto, se ainda com o C. presente ou pouco depois apresentou-se para comandar um pelotão desanimado, amorfo e ainda chocado com o desaparecimento do seu líder e grande amigo Vasco, o Rui Alexandrino Ferreira. Apareceu-nos então um jovem Alferes, com um aspecto imberbe, parece-me que ainda não se barbeava; com uns óculos de lentes grossíssimas nuns aros de tartaruga mas com sentido de presença e um ar azougado e obstinado.
Foi displicentemente e com desconfiança recebido, o que aparentemente não o beliscou nada. Praticamente dávamos a entender que nós os velhinhos (que prosápia), não lhe passávamos cartão. Muito me tenho retratado ao longo da vida desta atitude de crianças rabinas. Que abnegação perseverança e tenacidade terão que ter existido neste HOMEM, para a prossecução dos objectivos que pretendia alcançar.

Quase de imediato saímos para o mato num patrulhamento e pesquisa de um hipotético objectivo (casa de mato), e espantados, vimos que o grande Rui se postava quase à testa da coluna, nos lugares de maior objectividade e em qualquer lugar passível de haver perigo.
Aparentemente indiferente aos piropos e apartes de alguns, (quão confrangido me senti muito pouco tempo depois por não ter intervindo mandando-os calar).

Ouvia-se:
- Será que o periquito sabe o que está a fazer?
- Dá cá o bico oh periquito!
- O gajo é mas é marado! É o que é! Só cá podia vir parar mais um tolinho!
- Esperem até que rebente alguma bernarda que logo vão ver o gajo todo acagaçado.
- Tás maluco! O Sacana é fino! – vais ver que se aguenta

Notava-se já um desanuviamento, eu próprio começava a sentir-me motivado e vazio de dúvidas.
Depois desta incursão e comportamento claramente demonstrativos de uma invulgar personalidade, que rapidamente calou os desbocados, e fez começar a desaparecer o desânimo instalado e aparecer imensa expectativa.
O Rui, apenas pelo seu valor e maneira de ser, adulterou as rigorosas regras comportamentais que disciplinavam e eram regra até à sua chegada, como na generalidade das Forças Armadas, numa forma até então considerada óbvia, o rígido relacionamento entre as três categorias que integravam a Companhia, Oficiais, Sargentos e Praças. Era porém diferente a visão do Rui e rapidamente passou da teoria à prática.

Creio que ainda hoje não me passou a estupefacção que me assaltou e me fez aderir incondicionalmente, nem que isso viesse a acarretar quaisquer dissabores. Não posso olvidar a sensata entusiasmante e eficaz intervenção do meu amigo Zé Monteiro no autêntico derrube de um sistema de relacionamento dogmático e divisor entre pessoas onde é necessária uma profunda coesão.
Seríamos sempre dois a acarretar com as responsabilidade de alterar códigos obsoletos.
Para além, muito para além, da existente e obsoleta hierarquia formal onde diariamente era esbatida e vinha ao de cima o valor humano de cada um na entrega e defesa da vida e dignidade gerais, sendo evidente as tentativas de auto-exclusão, salvo raras e honrosas excepções dos mais graduados, estava para nós a horizontalidade do primado do Homem.

Independentemente do posto, todos eram homens, com as suas qualidades e defeitos, manifestando as suas alegrias ou tristezas transmitindo algumas vezes com intensa emoção as suas incertezas, dúvidas e esperanças; porque estas são as últimas a morrer. Ali cada dia passado era uma conquista alcançada no atroz sofrimento da dúvida em prosseguir a vida ao encontro do seu saudoso lugar de direito. Mas acima de tudo a todos terem de ser encarados na sua imensa dimensão humana.
E neste ínterim, porque assim nos víamos e considerávamos, o Rui foi o precursor do tratamento de todos por igual, independentemente do posto de cada um sugerindo reciprocidade, fazendo despoletar em nós os mais belos e nobres sentimentos, este jovem imberbe tão invulgar se nos afigurou que rapidamente conquistou e conseguiu aquilo que me pareceu ser o seu objectivo, vindo a criar-se no grupo um sentimento de amizade e solidariedade imensos, fazendo desaparecer o desânimo e alguma intolerância, desencadeando uma empatia em que por incentivo conjunto se veio o pelotão a tornar no grupo temível e empolgado que, quando flagelado não se abrigava ou defendia, mas sim irrompia, de peito aberto com um volume de metralha incomensurável contra o inimigo e o desbaratava e punha em fuga.

Já entrosados em profunda empatia e solidariedade com elevado grau de confiança e entusiasmo estruturantes do grupo, fomos fazer um golpe de mão a uma casa de mato do inimigo em Binhalom. Na fila a caminho e ao encontro do objectivo, como de costume ocupava o segundo ou terceiro lugar vindo pouco depois o Rui e mais atrás o vigilante perspicaz e ponderado Zé Monteiro, que psicologicamente, como ainda hoje com todo o respeito sinto, como que me fazia sentir protegido de uma grande enxurrada por um polivalente chapéu de chuva, detectados e recebidos por valente saraivada de rajadas que felizmente não feriu ninguém, de imediato nos lançámos em avassalador e inconsciente ataque à posição IN, reagindo em conjugação de esforços todo o pelotão a maioria imitando-nos a mim e ao Rui sempre de pé, porque do chão nada se via, nada se controlava e o que poderia acontecer era desatarmos aos tiros para o ar, nada se dirigia e pouco se reagia, com a ajuda e protecção da sorte e da fortuna, essenciais nesses momentos, mas que tudo fizemos para o merecer e a sorte protege os audazes, disparando intensamente e corrigindo a pontaria, lançando eu próprio algumas granadas de mão sobre as posições donde pareciam provir os tiros conseguimos levar ao abandono do local os elementos do IN, muito embora de cada vez mais longe se continuassem a ouvir esparsas rajadas na fuga ao nosso avanço. Entrados então em Binhalom onde destruímos diversas tabancas duas canoas e capturámos algumas armas.

Vista geral do exterior do lado da porta de armas, ao fundo

Numa das curtas permanências em Fulacunda, o sentimentalão do Ferreirinha, irradiando alegria, dizia-me na cantina, depois de emborcarmos umas “Bazookas” :
- Eu não te dizia que se vinha juntar a estes mais um tolinho. Que maravilha.

Aspecto geral da Tabanca em Fulacunda

Homem de uma extraordinária humanidade fez-me a cortesia de escrever e publicar em livro de sua autoria:

“… mas tendo por especial referência o Rios, que foi ao longo do tempo que passou entre nós até ser gravemente ferido o elemento mais activo, dos que nunca se incomodava na busca de um abrigo ou de outra qualquer protecção. Ás vezes em manifesto abuso da sorte, como bem se viu, pois tantas vezes vai o cântaro à fonte que um dia lá deixa uma asa. Mas era uma força da natureza. Certamente sem ele a minha acção teria sido bem mais difícil senão mesmo impossível de levar a bom porto.
Nunca lhe poderemos, nem eu nem seguramente todo o grupo, que legitimamente era e será sempre o seu, retribuir o muito que por nós sacrificou, a generosidade com que nos brindou, o exemplo que nos contagiou e que só têm paralelo no orgulho imenso que por ele sentimos, na eterna gratidão que lhe devemos.
Poucos furriéis milicianos têm seguramente uma Cruz de Guerra de 1ª. Classe como ele. Se mais algum a tem certamente a não mereceu mais".

Pouco tempo passado fui então chamado para em Brá-Bissau, sede do Regimento de Comandos, prestar provas psicotécnicas e físicas para admissão ao próximo curso destes agrupamentos, tendo-me portado a contento e mandado assim que possível de regresso à minha anterior situação até à necessária chamada. Foi um período de tempo inimaginável de solidão e nostalgia, pois que o tempo ali passado abarcou o período de Natal e passagem do ano, e não consegui vislumbrar um único aspecto de solidariedade ou de inter-relacionamento comigo ou entre os elementos que por ali se passeavam cheios de empáfia, de lenços coloridos ao pescoço, com um ar soturno que inibia os novatos. Os sentimentos que me assaltaram eram tão negativos que para além da dorida saudade dos entes queridos e das lembranças da santa terrinha até dos meus camaradas da Companhia a que pertencia senti falta.
Enfim, felizmente que depois de chamado, não cheguei a ir para os Comandos, por razões que mais à frente destacarei, porquanto tenho das diversas vezes que operámos em conjunto com alguns grupos de Comandos uma péssima opinião.

Na segunda semana de Janeiro lá me mandaram embarcar numa coluna que se destinava a Bafatá para sair em Bissorã, local para onde tinha sido deslocada a minha Companhia, sendo ao apresentar-me no pelotão sido confrontado com uma ideia engendrada pelo Rui, e à qual aderi de imediato porquanto vinha ao encontro e preenchia totalmente as minhas perspectivas. Resolveu o sagaz camarada mais graduado do pelotão criar um grupo para o qual só entraria quem quisesse aderir à ideia, quase a totalidade dos constituintes do anterior pelotão o fez entusiasticamente, o Zé Monteiro mostrou-se um pouco recalcitrante à ideia, mas o espírito de solidariedade, coesão e amizade já existente naquele bloco, falaram mais alto e com o grupo recomposto e readaptado a funções mais interventivas e beligerantes (estaria o grupo sempre preparado e disponível para um eventual primeiro embate), tentava-se assim fugir aos serviços rotineiros, faxinas, guardas, etc… e ao qual resolvemos baptizar de “Insaciáveis” e pusemos a divisa de “Comandos da Caç1420” – que falta de parcimónia/que prosápia. Não tivemos nenhuma baixa mortal, sendo meu orgulho pelo cumprimento da minha missão ser eu o que mais estropiado ficou de entre os vários feridos em combate, quando co-responsável por aquelas três dezenas de Homens.

A estes jovens foi reconhecido valor e mérito que se traduziu em:

- Alf. Mil. Rui Fernando A. Ferreira – Cruz de Guerra de 1.ª classe
- Fur. Mil. Carlos Luís M. Rios - Cruz de Guerra de 1.ª classe
- Sold. José Ferreira dos Santos - Cruz de Guerra de 2.ª classe
- 1.º Cabo Manuel Oliveira da Silva - Cruz de Guerra de 3.ª classe
- 1.º Cabo Fernando Vieira Sampaio - Cruz de Guerra de 4.ª classe

Foram ainda merecedores de louvores do Comando de Sector (Agrupamento de Mansoa) os seguintes militares:

- 2.º Sarg. Artur Dias Ameixa - Um estóico e exemplar representante do Q.P.
- 1.º Cabo António Marques Oliveira - A serenidade e sensatez
- Sold. José Marques Fernandes (Zé do Eixo)- A audácia e desembaraço
- Sold. Américo Dias da Silva - Calmo e ponderado numa total e consciente entrega foi considerado “o exemplo do soldado Português".

Foi ainda louvado pelo Comandante do Batalhão o 1.º Cabo Radiotelegrafista Valdemar Ferreira Vilela - A personificação da compenetração e competência.

(Continua)
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 6 de Janeiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9320: Fragmentos da minha passagem pela tropa (Carlos Rios) (7): Fragmentos Genuínos - 5

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Rios:
Pelos vistos, não falei de cor, quando, em determinada altura, falei do Capitão Alexandrino Rui Ferreira, que conheci no Saltinho em 1971 - era ele comandante da CCAÇ 18, em Aldeia Formosa- como um indivíduo dotado de coragem e grande capacidade de liderança. Para além do mais - pelo que nos contas - terá sabido reconhecer o valor e o sacrifício de combatentes como tu próprio.
Um abraço amigo do
Mário Migueis