sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9172: Ser solidário (116): Inauguração do Centro Materno-Infantil de Elalab no dia 26 de Novembro de 2011 (AD / José Teixeira)



1. Por sugestão do nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), membro da Direcção da Tabanca Pequena, Grupo de Amigos da Guiné-Bissau (ONGD), reproduzimos, com a devida vénia à AD, a reportagem inserta na sua página sobre a inauguração do Centro Materno-Infantil de Elalab, que teve lugar no dia 26 de Novembro passado.





____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 7 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9009: Ser solidário (115): Poço em Farim do Cantanhez (José Teixeira)

6 comentários:

Manuel Joaquim disse...

Meu caro Zé Teixeira,

Para ti, e para o "pessoal" da Tabanca Pequena, um grande abraço de parabéns pelo vosso trabalho solidário.

Henrique Cerqueira disse...

Caro Camarada Teixeira
Não sei lá muito bem se este meu comentário virá a propósito ou não.No entanto eu mesmo assim comento.
Ontem dia 9/12 fui visitar o meu neto que foi operado de urgência no Hospital de São João.E encontrei lá internado em pediatria um menino natural da Guiné e que já está internado à seis meses mais ao menos.
Esse menino chama-se TIGNÁ,tem um rir encantador,é alegre e comunicativo,no entanto não qualquer familiar que o visite.É certo que lá no hospital nada lhe falta materialmente e muito carinho pelo pessoal hospitalar.Mas fiquei tão sensibilizado com este menino...É que hoje quando o meu neto saiu daquela unidade ele chorava (dando desculpas que a causa eram as dores)mas não eram era sim a tristeza pela partida de meu neto e do meu filho que ao estar lá em permanência começaram a criar laços de proximidade visto que o meu filho esteve na Guiné.
Desculpa lá amigo Teixeira é que nem de propósito o teu artigo foi publicado e de imediato eu resolvi desabafar com este "comentário"
Um abraço
Henrique Cerqueira

Zé Teixeira disse...

É verdade Henrique. A clínica de Bor envia para o Hospital de S. João crianças para serem operadas, mas não é concedido Visto para acompanhantes. Então as crianças ficam no S. João até serem recuperadas. Creio que está ainda no Porto um guineense para traduzir a linguagem crioula. Felizmente, como dizes o pessoal do hospital é fantástico. Eu conheço bem.
Estas crianças, pela responsabilidade que acarreta, não podem ser entregues a ninguém exterior ao Hospital, mesmo na fase de recuperação.
O menino que fals deve ter vindo para cá em fins de Abril passado.
Zé Teixeira

Henrique Cerqueira disse...

Camarada Teixeira
Grato pelo teu esclarecimento na verdade eu estava convencido que saberias alguma coisa destes meninos,pois se não estou enganado penso ter lido algo na imprensa ás meses atrás sobre esta cooperação do S.João e a Guiné.Vou tentar visitar estes meninos com o meu neto.Creio que é necessário uma autorização de uma instituição (?)
Bom só queria te agradecer o cuidado em me responderes ao comentário anterior.
Um abraço-
Henrique Cerqueira

Anónimo disse...

Djarama...por este vosso combate em prol da dignidade humana de um povo que de ha muito clama por um porvir distinto !!!

Mantenhas

Nelson Herbert

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Zé Teixeira

É com bastante alegria que vejo a materialização desse (e doutros) projecto.
É o resultado da congregação de vários esforços e boas vontades entre as quais avulta a direcção da AD e a contribuição preciosa da "Tabanca de Matosinhos".

E isso é feito com muito empenho, com muito amor, com muita alegria. Afinal, também pressupostos de uma vivência e militância cristãs...

Por isso, é incompreensível que por vezes apareçam vozes a, aparentemente, desvalorizar esses empenhos, como que sugerindo que se canalizem os esforços noutros sentidos.

A "Tabanca de Matosinhos" tem os seus propósitos muito bem definidos, são os que são, tem dado boa conta das missões a que se tem proposto e assim deve continuar.

Abraço
Hélder S.