quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9125: In Memoriam (98): Daniel Matos (1949-2011): Agradecimentos da família aos camaradas da Guiné (Joana Matos)


Guiné > Região de Tombali > Gadamael > CCAÇ 3518 (1970/74) > Album fotográfico de Daniel Matos >  Foto 12 > "O autor, junto às águas do Rio Sapo, afluente do Rio Cacine, que banhava Gadamael Porto"...

Foto (e legenda): © Daniel Matos (2010)/ Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados





Tardiamente, e sem saber que o Daniel Matos já não está fisicamente entre nós,  outro camarada de Gadamael, o Manuel Vaz, acaba de deixar o seguinte comentário ao poste P7186, de 28/10/2010

"Camarada Daniel Matos: Estive a visionar as fotografias de Gadamael que muito apreciei e tentei fazer um cronograma da estadia das várias Companhias que lá estiveram. Verifiquei que há várias em sobreposição, o que me levantou uma dúvida: - se a partir de determinada altura, havia mais de uma Companhia aquartelada em Gadamael. Quanto ao rio que banha Gadamael, não é o rio Sapo. Este corre mais a sul, junto de Sangonha. Podes confirmar pela Carta Militar. Um abraço, Manuel Vaz".

O rio em questão, afluente do Rio Cacine, parece ser o Rio Queruane (ou Rio Axe), segundo a carta de Cacoca (1960), escala 1/25000. O Rio Sapo corre mais a sul de Gadamael, situando-se a noroeste de Sangonhá... É afluente de um afluente do Rio Cacine, o Rio Unconde. Isto a fazer fé nos nossos cartógrafos, que eram os melhores do mundo... (LG)



1. Comentário, com data de hoje, de Joana Matos, filha do nosso saudoso camarada Daniel Matos (1949-2011), ao poste P9073 (*):

Em meu nome, da minha mãe e dos meus irmãos, quero agradecer as mensagens deixadas via facebook e blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

Agradecemos ainda o apoio que deram ao meu pai nestes últimos dois e dolorosos anos, mas que lhe deram força para lutar, de forma digna e corajosa, contra a doença de que foi vítima e acabou por lhe tirar a vida.

Acreditamos que não perdeu esta batalha... apenas terminou.

Descansa em paz e um beijo cheio de saudades. 

 ___________

Nota do editor:

5 comentários:

Luís Graça disse...

Joana:

Não sei se me está a ler. Não conheci o seu pai, em vida, a não ser através dos seus escritos no blogue, que todos nós apreciámos muito...

Tenho ideia que éramos vizinhos de Alfragide. Infelizmente nunca nos encontrámos, creio eu. Gostava de ter o seu email, até para lhe poder mandar os links com os escritos e fotos do seu pai.

Agradeço-lhe as palavras sentidas que escreveu e quis partilhar connosco.

Receba uma abraço afetuoso do Luís Graça.

luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

Anónimo disse...

QUE LAMENTO
QUE DOR
MAIS UM CAMARADA DAQUELAS LIDES
QUE "PARTIU"
PAZ À SUA ALMA
UM COMPINCHA DE GADAMAEL
(JOSÉ CARVALHO)

Hélder Valério disse...

Caros camaradas e amigos

O Daniel Matos já não está entre nós mas está connosco, com toda a certeza.
Não tive oportunidade de, no tempo e momento próprios, manifestar o meu pesar pelo seu falecimento mas aproveito agora para o fazer.
O Daniel chegou aqui ao Blogue com a força das suas memórias e os seus escritos sobre a sua unidade militar e principalmente a participação na verdadeira epopeia de Guidage e deixou amigos e admiradores.
Não sabia da sua doença mas, valha a verdade, nada poderia fazer.
Neste momento apenas quero deixar aqui sublinhado que, sem o conhecer pessoalmente nem sequer ter estado com ele em qualquer evento, guardo dele uma boa lembrança e lamento bastante a sua ausência forçada.
À família enlutada apresento os meus sentimentos.
Hélder S.

Anónimo disse...

À Joana e família

O que dizer nestes momentos ?...

Que estou convosco e que o vosso familiar e camarada da Guiné, descanse em paz.

Jorge Rosales

Anónimo disse...

À Memória do Camarada Daniel Matos:
Quando questionei a sobreposição de datas na permanência de Companhias em Gadamael,não me apercebi que o camarada Daniel Matos já não estava entre nós. Do facto me penetencio, saudando a sua memória e enviando sentidos pêsames à família, aos amigos e aos camaradas que com ele privaram.
Até sempre
Manuel Vaz